21.3 C
Ituiutaba
quinta-feira, março 28, 2024
spot_img

Procon quer explicações sobre EcoSport sem estepe

A Fundação Procon-SP notificou a Ford a prestar esclarecimentos sobre o EcoSport Titanium, modelo que passou a ser comercializado sem o estepe na recém-lançada linha 2020.

 

O Procon informa que questionou a marca do oval azul sobre os itens de segurança que foram incluídos para a comercialização do veículo, a composição do kit de reparo, se é possível recuperar o pneu danificado e qual a extensão da rede de comercialização dos pneus do tipo run flat que equipam o modelo.

Os pneus do tipo run flat são capazes de rodar até 80 km a 80 km/h com pressão zero. Usando um kit de reparo composto por um líquido selante e um compressor de ar, é possível ampliar essa distância para até 200 km.

Apesar de ser novidade em um carro nacional, o item já é utilizado há alguns anos em vários modelos importados. A Resolução nº 540/2015 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que fala sobre a obrigatoriedade do estepe, abre uma exceção para os carros equipados com pneus run flat. Desde que eles sejam fornecidos com um kit de reparo — como é o caso do EcoSport Titanium.

Em nota, a Ford informou que está levantando as informações solicitadas pelo Procon-SP e que o produto “foi devidamente homologado pelas autoridades competentes e está de acordo com a legislação vigente”.

Artigos relacionados

RECENTES