Home Blog Page 594

Odeemes Bráz assume secretaria e defende mudanças na Zona Azul

0

O vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de Ituiutaba assumiu na última quarta-feira, 02, o cargo de secretário municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana (SMTTMU) e já adiantou que algumas mudanças serão adotadas no sentido de promover melhorias no trânsito e maior transparência sobre o serviço prestado por aquela secretaria. Até então, a Secretaria de Trânsito estava sob o comando interino do secretário municipal de Obras, Vicente de Paula Fontoura.  A solenidade de posse aconteceu no gabinete do prefeito Fued Dib.

O Prefeito Fued Dib deixou claro que a necessidade de promover economia, prevalece e deve ser seguida por todos na Administração Municipal. Disse também que a posse do novo secretário de Trânsito resultará também na adoção de medidas que tornarão a pasta mais funcional e eficiente.

Em um breve pronunciamento, o novo secretário municipal de Trânsito, Odeemes
Braz dos Santos, disse que seu primeiro ato seria promover uma reunião com todos os servidores da sua secretaria, ainda nesta quarta-feira, para ouvir sugestões e repassar a eles as informações sobre como se dará o trabalho da Secretaria Municipal de Trânsito de agora em diante.

Devolução de recursos a Prefeitura

O último ato do vereador Odeemes Braz, antes de deixar presidência da Câmara Municipal, foi a devolução aos cofres da prefeitura, da quantia de R$ 930.504,00, na última sexta-feira (28). “Estamos confirmando ao senhor prefeito Fued, o retorno aos cofres da Administração Municipal, de quase R$ 1 milhão, resultado da economia praticada neste ano de 2018 por todos os vereadores que compõem o Legislativo de Ituiutaba”, disse Odeemes.

Somados o valor de R$ 930.504,00 devolvidos em 2018, aos R$ 504.000,00 devolvidos em 2017, a Câmara Municipal sob a gestão de Odeemes Braz, devolveu nos últimos dois anos para a Prefeitura de Ituiutaba, o equivalente a R$ 1.434.000,00.

Beneficiários do Bolsa Família tiveram a quarta reunião do ano

0

Capinópolis – A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Capinópolis promoveu no último dia 19 de dezembro, no Salão ‘João Felippe’, a quarta reunião dos Beneficiários do Programa Bolsa Família.

“É com muita alegria que realizamos a quarta reunião para os beneficiários do Programa Bolsa Família, com o objetivo de congratular com os beneficiários, trazendo hoje uma palestra muito especial com o Pastor Ivan Barreto, que vai falar sobre a família”, disse Márcia Barros, gestora do Cadastro Único do Programa Bolsa Família.

“Nós vamos trazer uma palavra para todo mundo aqui, em relação à satisfação e à insatisfação dentro da família. O que é estar satisfeito e o que é estar insatisfeito, enfatizando que nós temos que valorizar nossas famílias, porque todas as famílias são iguais, embora muitas vezes em situações diferentes, mas os problemas são os mesmos”, disse Ivan Barreto.

Além da palestra, durante a reunião foram passadas várias informações às famílias quanto às condicionalidades do Programa Bolsa Família, com destaque para a importância de se manter em dia os cartões de vacina, pesar mensalmente a mãe e as crianças e a manutenção de todas as crianças na escola.

Reservatórios da Cemig batem recorde no final do ano

0

 

Os reservatórios das Usinas Hidrelétricas de Três Marias, na região Central, e de Nova Ponte, no Triângulo, atingiram o volume máximo deste ano. Outras usinas da Cemig, como Emborcação, Queimado, Irapé e Camargos, também apresentam volumes superiores aos registrados na mesma data do ano passado.

 

O destaque é a Usina Hidrelétrica de Três Marias, que não alcançava o percentual de 49,24% do volume útil há mais de cinco anos, desde junho de 2013. Três Marias foi um marco na engenharia brasileira porque sua construção, nos anos 1960, permitiu ao país adquirir conhecimento para a construção de grandes barragens de geração elétrica.  A concessão da usina se encerrou em 2015 e foi renovada por mais 30 anos, junto com outras 17 usinas leiloadas pelo governo federal. Entre as concessões renovadas no leilão pela Cemig estão algumas que se confundem com a própria história da empresa, como a própria Três Marias, Itutinga e Salto Grande.

Cursos de qualificação exclusivos ampliam oportunidades para mulheres

0

Elas são, em sua maioria, mulheres entre 20 e 49 anos de idade. Mais de 60% delas solteiras, separadas/divorciadas ou viúvas. São chefes de família que se desdobram para viver com renda que varia entre meio e dois salários mínimos, em casas que têm, em média, entre dois a seis moradores. Elas são, no total, 596 mulheres que, em comum, agora possuem diplomas de capacitação, obtidos por meio do programa Mulheres Mil, executado pela Utramig, instituição de ensino vinculada à Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese).

O Mulheres Mil foi criado com metodologia específica para promover a formação educacional, profissional e cidadã de mulheres em situação de vulnerabilidade no estado, prioritariamente beneficiárias do Bolsa Família. A oferta de cursos como preparadora de doces e conservas, promotora de vendas, auxiliar de confeitaria, assistente administrativo, almoxarife, manicure e pedicure (entre outros) chegou a 14 municípios e amplia oportunidades para as participantes.

Deputado Sóstenes Cavalcante visita Ituiutaba

0

O prefeito Fued Dib recebeu em seu gabinete na última semana, a visita do deputado federal Sóstenes Cavalcante (DEM-RJ), membro da Bancada Evangélica na Câmara Federal. O parlamentar veio manifestar apoio à atual administração municipal e colocar-se à disposição em Brasília no que diz respeito ao encaminhamento de emendas ou contatos de interesse do Município.

“Independente de ser um deputado reeleito pelo estado do Rio de Janeiro, tenho estreitas relações com esta cidade de Ituiutaba. Minha esposa é nascida neste município e meu pai é hoje, pastor evangélico aqui em Ituiutaba. Esta é uma visita de cortesia, que faço a convite do vereador Pastor Amaury Braz, mas desde já me coloco à disposição do prefeito Fued Dib, para que possamos trabalhar juntos na conquista de benefícios para Ituiutaba”, disse o deputado.

Caiado toma posse e diz que momento agora é de trabalho

0

“Me ajudem a governar, é momento de trabalho, vamos ao trabalho, vamos resgatar Goiás.” Com um chamado à população e às lideranças políticas, Ronaldo Caiado (DEM) encerrou seu discurso de posse como novo governador de Goiás. Na cerimônia da última terça-feira (1º), com plenário e galeria lotados na Assembleia Legislativa, o democrata deu o tom do novo governo: “Onde tiver Goiás vai ter a mão forte do Estado”.

 

No início de seu discurso, Caiado reconheceu que este é o momento “mais desafiador” de sua carreira política. Ele lembrou o resultado das urnas em outubro: “Vocês sabem da supremacia que existia em Goiás. Mas o povo goiano resolveu reagir. Saiu em campanha no Estado todo dizendo uma palavra só: mudança”.

Ministério da Educação confirma aprovação de mais dois novos doutorados na UFU

0

O Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) realizou em Brasília, entre os dias 12 a 14 de dezembro, a sua 182ª Reunião, que teve como objetivo analisar as propostas de criação de novos cursos de pós-graduação nas modalidades acadêmica e profissional no Brasil. Nesta quinta-feira, dia 20, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) divulgou a relação de aprovados, com a presença dos projetos de doutorado enviados pelo Instituto de Filosofia (Infilo) e pela Faculdade de Engenharia Elétrica (Feelt) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

O Infilo oferece desde 2006 o Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFIL), em nível de mestrado acadêmico e, a partir do próximo ano, sediará o segundo doutorado em Filosofia do estado de Minas Gerais. “Atualmente, apenas a Universidade Federal de Minas Gerais oferece este curso”, informa o professor Sertório de Amorim e Silva Neto, atual coordenador do PPGFIL.

O outro novo doutorado aprovado para ser oferecido pela UFU é inédito em Minas Gerais: Engenharia Biomédica. O curso é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Biomédica (PPGEB), vinculado à Feelt.

Nova diretoria da Amagis toma posse dia 3 de janeiro

0

 

A nova diretoria da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), para o triênio 2019/2021, toma posse no próximo dia 3 de janeiro, quinta-feira, às 15h, na sede da Amagis, em Belo Horizonte. O desembargador Alberto Diniz foi eleito presidente da Amagis em votação realizada no dia 6 de dezembro. A Chapa “União e Fortalecimento da Magistratura” teve 917 votos, o que representa 95,3% do total de votos. O presidente eleito irá suceder o desembargador Maurício Soares, após cumprir seu mandato.

 

“Quero fazer uma gestão participativa, compartilhada e democrática, e ela começou com essa expressiva participação na eleição e, agora, na administração”, afirmou o desembargador Alberto Diniz, agradecendo a confiança dos magistrados em o eleger para presidir a única e legítima associação da Magistratura mineira.

Novas tarifas do transporte intermunicipal já entraram em vigor

0

 

A Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) autorizou o reajuste médio de 6,78% no valor das passagens do transporte intermunicipal, ou seja, para os ônibus que circulam entre a capital e as cidades do interior, assim como entre essas cidades. Os novos valores das passagens, que não incluem taxas de embarque em rodoviárias, entraram em vigor desde a zero hora do último sábado (29/12).

O Sistema Intermunicipal de Transporte de Passageiros conta com uma frota de 4.553 veículos registrados, que atende a uma média mensal de 5,6 milhões de passageiros.