No próximo domingo, 25, a Câmara Municipal de Ituiutaba realizará mais uma edição do Câmara no Bairro. A ação acontecerá na feira do Bairro Junqueira, das 8h às 11h. Ao longo da manhã, acontecerão apresentações culturais e serviços voltados pra saúde.
Feira do Bairro Junqueira recebe edição do Câmara no Bairro
Vem aí Catsu Unlimited!
Nos próximos dias 24 e 25 de novembro, acontece a segunda edição de 2018 da Convenção de Animês e Tokusatsus de Uberlândia. Também conhecida como Catsu, o evento é inspirado nas convenções de desenhos animados de cultura japonesa (Animês) e seriados de heróis (Tokusatsus).
Em 10 anos de projeto, já foram realizadas 16 convenções. O evento transformou-se em um dos maiores eventos de cultura asiática do estado de Minas, contribuindo para a consolidação de uma comunidade jovem mais próxima da cultura pop oriental, além de estabelecer uma nova experiência de entretenimento cultural no calendário da cidade.
A parceria entre Catsu e Uniube foi firmada em meados de fevereiro quando os organizadores do evento se mostraram interessados no espaço físico da Universidade, que, além de amplo, conta com rampas de acesso, auditórios e áreas verdes, ideais para montagem das estruturas.
O evento tem a finalidade de trazer cultura, conhecimento, diversão e entretenimento, por meio dos valores transmitidos às pessoas com atividades interativas, proporcionando-lhes lazer e conhecimento, criando a consciência da importância da socialização, respeito e fraternidade entre elas, contribuindo, assim, para a união dos jovens com a transmissão de valores importantes para a vida.
Segundo Tiago Souza, um dos organizadores do evento, a parceria sempre foi algo almejado pela Catsu. “Sempre visualizamos a parceria com a Universidade como algo positivo e no ano de 2018, com a fixação no Campus Marileusa, tivemos essa oportunidade”, afirma Tiago.
Para o Pró-Reitor Adjunto da Uniube Uberlândia, Marcos Tanner, a realização de um evento desse porte na Universidade é a chance de trazer mais cultura, conhecimento e entretenimento para o espaço universitário, proporcionando a todos um ambiente saudável e de interação, aproveitando da melhor forma possível o espaço que o campus Marileusa pode oferecer. “O espaço do campus evidencia um ecossistema de inovação e empreendedorismo e a possibilidade de sediarmos eventos desse porte só comprova que a Uniube está preparada para receber futuros congressos e feiras em níveis nacionais”, finaliza Tanner.

Alistamento militar online é tema de palestra no TG-11/002
A Junta de Serviço Militar em Ituiutaba e o Tiro de Guerra 11-002 ofereceu na quarta-feira (21), na sede do TG, palestra esclarecedora sobre o papel das forças armadas, caminhos para ingressar e ainda abordou o alistamento online. A modalidade adotada há cerca dois anos, facilita o cumprimento do ato obrigatório a todos os jovens do sexo masculino ao completarem 18 anos.
O 1º Tenente Paulo Cesar Marques Frota, diretor do Posto de Recrutamento e Mobilização, PRM 11/003, lotado no 36ª Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro, em Uberlândia, auxiliado pelo SubTenente Sérgio, conduziram a palestra, que registrou o comparecimento de jovens de ambos os sexos interessados no assunto.
“A nossa missão aqui é informar a população quanto a nova forma de fazer o alistamento através da internet, praticado desde 2017 e tirar dúvidas sobre o ingresso nas carreiras das forças armadas. Principalmente no Exército. O alistamento online pode ser feito a partir da residência dos jovens, por meio do computador, tablet, smartphone ou notebook”, disse o Tenente Frota, lembrando que as informações indicadas devem ser verídicas, e a má fé está sujeita a punições previstas em normas.
Cemig realiza melhorias no sistema elétrico em Ituiutaba
A Cemig vai realizar obras de reforço e melhoria da rede elétrica em algumas ruas do Centro (25/11) e setor Gerson Baduy (27/11), em Ituiutaba. As obras contemplam a modificação de estruturas, prevenção de riscos para a população e realização de outras melhorias que vão proporcionar mais confiabilidade ao abastecimento de energia. Para realizar os serviços será necessário interromper o fornecimento de energia nos seguintes locais e horários:
25/11/2018 – das 8h às 12h – Centro
- AVENIDA NOVE, entre números 258 e 380
- AVENIDA ONZE, entre números 275 e 1088
- AVENIDA TREZE, entre números 471 e 522
- AVENIDA QUINZE, entre números 520 e 679
- RUA VINTE E QUATRO, entre números 649 e 807
- RUA VINTE E SEIS, entre números 380 e 978
27/11/2018 – das 8h às 12h – Residencial Gerson Baduy
- RUA GILBERTO BERNAL, número 169
- RUA NAGELA ANDRE TILMAN, número 50
- RUA ABRAO ANDRE ANDRAUS, número 116
- RUA ROBERTO BALLI, entre números 86 e 145
- RUA MAURA ANDRE BADUY, entre números 173 e 411
- RUA JORGE ANDRE ANDRAUS, entre números 108 e 144
- RUA MARIA DE FATIMA JORGE, entre números 49 e 181
- RUA GASSAN ANDRE ANDRAUS, entre números 107 e 145
Durante o período da interrupção, caso precise mexer na instalação elétrica interna de sua residência, o consumidor deverá desligar antes a chave geral (disjuntor) para sua segurança, pois se os serviços programados se encerrarem antes do prazo informado, o retorno da energia elétrica poderá ser antecipado.
Caso ocorra algum fato que impeça a realização dos serviços, essa interrupção poderá ser cancelada sem prévio aviso.
Prefeitura adquire implementos agrícolas para fortalecimento da agricultura familiar
GURINHATÃ – Mais um importante benefício conquistado pela administração municipal está prestes a ser entregue à comunidade, a aquisição de Implementos Agrícolas, numa parceria entre a Prefeitura Municipal e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, cujo processo de licitação já foi publicado.
“Temos vivido momentos de muita instabilidade e preocupação por conta da falta de responsabilidade do nosso governo estadual que não cumpre com o seu papel, e por outro lado, temos que comemorar cada conquista desta administração, que com muito respeito e responsabilidade tem trabalhado para melhorar a cada dia a infraestrutura urbana e rural do nosso município”, comentou Wender Luciano.
Segundo o prefeito de Gurinhatã, Wender Luciano, que comemora mais essa conquista de sua administração, o investimento faz parte de convênio, sendo uma emenda do deputado Federal Aelton Freitas, onde serão adquiridos Vagão forrageiro, Distribuidor de adubo orgânico líquido (tanque chorumeira), Colhedora de forragens e Plantadeira hidráulica de 4 linhas.
O equipamento será destinado ao apoio da Prefeitura no desenvolvimento da agricultura familiar e ao pequeno produtor, por intermédio do Departamento Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável, que disponibilizará o equipamento para a prestação de serviços aos produtores rurais do município, num projeto de fomento e fortalecimento para o setor produtivo na geração de emprego e renda.

Chegada do Papai Noel dia 6 em Gurinhatã
GURINHATÃ – Crianças prontas para receberem o Papai Noel e a Caravana Coca-Cola que chegam a Gurinhatã na quinta-feira, dia 6 de dezembro às 17 horas.
O evento terá uma carreata pelas ruas da cidade, saindo da Academia da Saúde onde o Papai Noel e a Caravana serão recebidos pelo prefeito de Gurinhatã, Wender Luciano e pelo vice, Sidinei Pombo, seguindo em direção à Praça Adalardo Muniz Borges, onde acontecerá uma grande festa para as crianças de Gurinhatã com a entrega de brinquedos e muita diversão.
Para o prefeito, a inovação da Caravana da Coca-Cola na chegada do Papai Noel no ano passado teve um ótimo resultado e foi elogiado pelas famílias presentes ao evento e com certeza neste ano será mais um diferencial para motivar, ainda na primeira semana de dezembro, as vendas no comércio local.

Câmara de Gurinhatã tem Portal da Transparência
GURINHATÃ – Com inovações em termos de informações e em especial quanto a acessibilidade em seu site oficial, a Câmara Municipal comemora os resultados obtidos com a implantação dos sistemas de informação e transparência.
Segundo o presidente da Câmara Municipal, Marcos Antônio Xavier (Ratinho), desde o ano passado foi implantado o site oficial da Câmara com todas as informações pertinentes ao trabalho do legislativo e de cada vereador, além disso, atendendo recomendações por parte do Ministério Público neste ano foram feitas várias modificações, implantação de novas áreas de informação, e também na facilidade do acesso e da comunicação entre o cidadão e o legislativo.
“Nosso site oficial e Portal da Transparência é hoje um modelo e sua construção se deu graças a essa parceria, onde em cumprimento da legislação e das orientações do próprio Ministério Público, temos procurado atender sempre com profissionalismo e muita transparência”, disse Ratinho.
Francisco Tomaz (Chiquinho) otimista para com o trabalho do Legislativo em 2019
Eleito mais uma vez para presidir o Legislativo de Ituiutaba no ano de 2019, o vereador Francisco Tomaz (Chiquinho), tem deixado claro em suas falas o seu otimismo para com os trabalhos dos parlamentares no próximo ano. Segundo ele, apesar da crise por que passa todos os municípios, inclusive Ituiutaba, é necessário que os representantes do Executivo e também da câmara, façam gestão em Brasília e principalmente Belo Horizonte, para que recursos sejam liberados e que a prefeitura possa cumprir com suas obrigações, principalmente aquelas para com o funcionalismo público que precisa ter tranquilidade e assim desempenhar suas funções de acordo com o que merece a população, quando procura por algum atendimento nos departamentos e secretarias.
Sobre o ano de 2019, Chiquinho frisou estar otimista para com os trabalhos dos vereadores e reforçou que vai estar atento e trabalhando diuturnamente em prol de dias melhores para toda a comunidade. Esta será a terceira vez em que Chiquinho vai presidir o Legislativo tijucano.

Atendimentos dos Bombeiros garantem a vida de milhares de crianças e criam laços fraternais em Minas Gerais
“Eu gosto da Pipícia (sic) e do Júnior. Estou com saudades”, diz a pequena Alice, três anos, em um vídeo destinado à sargento Patrícia Pereira e ao soldado Junior Epifânio, do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) de Unaí, no Território Noroeste. Em 2015, aos dois meses de idade, os militares salvaram a vida de Alice, acometida de uma severa parada respiratória.
“Eu estava em uma reunião na escola do meu filho do meio quando minha mãe ligou dizendo que ia levar a Alice para o hospital, que ela estava engasgada, ela e meu pai tinham tentado de tudo em casa e não tinham conseguido resolver. Fui correndo para casa, cheguei e o meu pai estava chorando no portão, não conseguia nem me responder. Saí desesperada para o hospital, quando alguém me ligou e disse que não tinha dado tempo nem de chegar lá. Que eles estavam no Corpo de Bombeiros tentando reanimar a Alice. Fui para lá na hora”, conta a mãe da Alice, a funcionária pública Renilda de Sousa Duarte, de 42 anos.
Ao chegar ao 3º Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar – Unaí, a cena era preocupante: a sargento Patrícia e o soldado Junior faziam os procedimentos para reanimar Alice já há alguns minutos, sem sucesso. “Lembro de ouvir a sargento ficar repetindo com o Júnior: vamos, vamos, vamos! E ele fazia massagem, revezava com a Patrícia, e nada. Foi quando, depois de algum tempo, a Alice chorou. A sargento a entregou a mim e falou para eu levá-la na mesma hora para o hospital, já que ela tinha demorado bastante tempo para voltar”, diz.
No hospital, os médicos avaliaram a bebê, que estava sem sequelas. Após a alta, ao chegar novamente em casa, Renilda resolveu levar um presente aos militares, como forma de agradecimento.
“Sei que eles socorrem muita gente, atendem muitos casos. Mas fiz questão de ir agradecê-los, e a gente foi muito bem recebido, porque eles estavam comemorando aquela vida. Era uma alegria só”, relata Renilda. No mesmo dia, os militares se ofereceram para ensinar Renilda e aos avós de Alice os primeiros socorros em caso de novo engasgamento. Ali começava uma amizade e um vínculo que ninguém teria imaginado.
“Eu passava na porta do pelotão, levava ela para eles verem. E eles pegavam ela, faziam festa. Ela foi crescendo, eu chegava lá e o pessoal já sabia quem era a Alice. E foi criando aquele vínculo. No primeiro aniversário dela eu chamei eles, eles vieram. No aniversário de dois aninhos, como eu sempre contava pra Alice sobre o resgate dela, e ela via o carinho dos tios Junior e ‘Pipícia’ com ela, ela me pediu para vestir de Bombeiro”, completa Renilda.
Renilda procurou o quartel para saber onde os uniformes eram confeccionados. Descobriu que eram feitos em outra cidade, mas correu atrás e conseguiu fazer a farda da pequena. “Escrito Alice e tudo direitinho. Mandei o convite para eles e não contei o tema do aniversário. Quando eles chegaram, ficaram muito emocionados. Para mim, eles são muito importantes. São da família. Ela sempre fala neles, reza por eles, faz a oração do anjo da guarda e pede para Deus proteger a Pipícia e o Junior”, destaca a mãe, que recebe visitas constantes dos militares.






