Home Blog Page 618

Simpósio Coopercitrus de Alta Tecnologia em Citrus reúne mais de 220 produtores

0

A Coopercitrus realizou no dia 25 de outubro, na EECB (Estação Experimental de Citricultura de Bebedouro), SP, o Simpósio Coopercitrus de Alta Tecnologia em Laranja e Limão. O evento reuniu mais de 220 produtores, de mais de 93 municípios dos estados de São Paulo e Minas Gerais.

O Simpósio oportunizou aos participantes palestras com as informações e tecnologias pertinentes para a produção do setor citrícola, com foco nos principais tópicos do momento da cultura. O objetivo do evento foi trazer informação e tecnologias que auxiliam os citricultores a alcançarem produtividade e rentabilidade com sustentabilidade.

Professores escolhem Livro Didático em Gurinhatã

0

 

GURINHATÃ – Professores da Rede Municipal de Ensino de Gurinhatã participaram no último dia 23, de reunião na sede do Departamento Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, para a escolha do livro literário.

 

Segundo a supervisora Pedagógica Gilvania Martins, pela primeira vez o Ministério da Educação e Cultura – MEC disponibiliza mais de 400 obras literárias para os alunos de educação infantil, ensino fundamental e médio.

 

Os professores reuniram e escolheram as obras para cada turma de acordo com o nível de ensino. Para a educação infantil são 20 livros para cada turma de 0 a 3 anos, pré-escolar 25 obras, 1 aos 3 anos 35 obras, e 4 e 5 anos 50 livros literários mais 2 por aluno.

 

A escolha do livro literário é muito importante para o desenvolvimento do estudante e alguns critérios são levados em consideração, especialmente na escolha das obras que devem respeitar a faixa etária de cada turma.

Prefeitura adota medidas para enfrentar crise financeira

0

A dívida do Estado de Minas Gerais com a prefeitura de Ituiutaba já se aproxima dos R$ 23 milhões e a situação financeira do município já não se sustenta mais. Esta é uma realidade enfrentada não apenas por Ituiutaba, mas por todas as 853 cidades que compõem o Estado. Segundo a Associação Mineira dos Municípios, mais de 90% já manifestaram preocupação, anunciaram que não vão conseguir honrar seus compromissos ou já estão atrasando pagamento de fornecedores e servidores.

Até então, em Ituiutaba, a atual administração honrou todos os compromissos com fornecedores e com os servidores ativos e inativos.  Por determinação do prefeito Fued Dib, nenhum serviço público foi interrompido. Saúde, Educação, Obras e Social continuam trabalhando como se o Município não estivesse atravessando uma crise financeira sem precedente. Mas a situação chegou ao limite e para enfrentá-la, com o mínimo grau de consequência para a população, o prefeito Fued Dib determinou a adoção de medidas severas e impactantes no que diz respeito à contenção de despesas.

Entre estas medidas estão, a exoneração de cargos comissionados; rescisões e redução de contratos de prestação de serviços; cortes de horas extras e gratificações; remanejamento de pessoal; junção de secretarias e acúmulos de cargos com única remuneração, entre outros.

“Até a presente data fizemos de tudo para manter a máquina funcionando. Mas a crise se agravou e já não temos meios, ou recursos financeiros suficientes para suportar esta situação. Os serviços essenciais que não podem faltar à população, como saúde, educação, limpeza pública, transporte escolar, merenda escolar, folha de pagamento, asfalto, dentre vários outros, também já estão comprometidos com a falta desses repasses por parte do Governo Estadual”, avaliou a secretária municipal de Finanças, Eleni Soares Gois.

“Esta não é a situação que eu gostaria de passar. É uma situação triste e revoltante. Por irresponsabilidade do governo do Estado, não só Ituiutaba, mas todos os municípios mineiros estão enfrentando uma crise sem precedente. Até então relutamos e buscamos todas as alternativas possíveis, para evitar a necessidade de medidas tão drásticas. Mas chegamos ao nosso limite e não conseguimos vislumbrar nenhuma luz no final do túnel”, lamentou o prefeito Fued Dib. “Tomara que o próximo governador consiga reverter esta situação e quitar a dívida do Estado com os Municípios”, concluiu.

Campeonato Brasileiro de Karatê – Atletas de Canápolis são destaque

0

Entre os dias 16 e 21 de outubro/2018, foi realizado em Belo Horizonte, a grande final do Campeonato Brasileiro de Karatê 2018. O evento que aconteceu no Ginásio do Mineirinho, teve a participação de 2032 atletas de várias categorias, inclusive 3 deles da cidade de Canápolis no Triangulo Mineiro.

– Pollyane Nogueira – 12 anos – Categoria 12/13 anos até 35kg (kumite/luta) – 5°Lugar na categoria.

– Igor Monteiro Barros – 18 anos – Categoria 18/20 anos – KATA luta imaginária

5°lugar na categoria.

– Layane Pereira Gomes – 17 anos Categoria 16/17 anos – kata- 5°Lugar e Categoria 16/17 anos até 53kg – Kumite – consagrando se Vice Campeã Brasileira.

Vale frisar que os atletas são da Associação Duda Dojo, fundada em 19 de junho de 2017, em Canapolis-MG, pela professora de Karatê Kenia Patrícia Peixoto.

Essa professora após ser transferida para a cidade de Canápolis a bem do serviço público, viu a necessidade de trabalhar com crianças de alto risco e crianças carentes. O sucesso foi tão grande que atualmente o projeto conta com 82 crianças, inclusive com algumas dessas crianças já conseguindo despontar no ranking nacional e isso com apenas 01 ano de treinamento.

Lembrando que normalmente um atleta para chegar ao nível nacional, precisa aproximadamente de uns 2 anos e meio de treinos consecutivos, o que proporciona ainda mais destaque para esses atletas de Canápolis, que fizeram bonito na capital de Minas Gerais.

Finalizando é bom frisar que o município de Canápolis, assim como os familiares e a Associação Duda Dojo, estão todos orgulhosos e em festa com o resultado conquistado.

Desenvolvimento Social promove tradicional baile

0

Ituiutaba – Neste sábado (27) acontece o baile “Sou Idoso, Sou Feliz”, promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, voltado para pessoas da terceira idade ou da melhor idade, que são atendidas pelos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) dos bairros Alvorada, Pirapitinga, Natal, Brasil, Ipiranga e Buritis. O evento acontecerá no Palácio Ponto Alto Festas, onde as portas serão abertas às 11h00.

“Este é um dos eventos mais tradicionais voltados para estes jovens da terceira idade. Chama a atenção e emociona a alegria que toma conta do salão. Quem não acompanha o dia a dia destes idosos, se impressiona com sua vitalidade. Quanto ao baile, eles passam o ano todo aguardando por este momento”, comentou o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Renato Moura.

O acesso ao baile requer a apresentação do convite. “Alguns idosos ainda não procuraram a Secretaria de Desenvolvimento Social para retirarem seus convites, lembrando que hoje já é sexta-feira e o evento já acontece amanhã”, alertou. O convite deve ser retirado na sede da Secretaria, à Rua 24 entre as Avenidas 15 e 17, nº 1056, até às 17h30. A prioridade é para pessoas acima de 60 anos e na entrada do baile é indispensável a apresentação do convite, juntamente com o documento de identificação.

Veja como prevenir acidentes elétricos com crianças

0

Dados da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel) revelam que o número de mortes causadas por acidentes elétricos envolvendo a faixa etária de 0 a 15 anos aumentou quase 30% em 2017 em comparação com o ano anterior. Os acidentes fatais saltaram de 72 para 93 no período.

 

Entre as crianças de até cinco anos, as principais causas dos acidentes estão em casa, onde se espera que elas estejam protegidas. Por isso, é preciso ficar muito atento às tomadas sem proteção, aos fios desencapados, às extensões e às fugas de correntes de aparelhos eletrodomésticos.

 

Segundo o engenheiro eletricista Demetrio Aguiar, da Cemig, todas essas causas são muito facilmente resolvidas. O especialista recomenda que o consumidor utilize os protetores de tomada em toda a casa, e não sobrecarregue os benjamins. “Além disso, é importante que o cliente instale um dispositivo diferencial residual. Esse dispositivo já é obrigatório pelas normas da ABNT desde 1997. O equipamento protege pessoas e animais contra o choque elétrico.  Demetrio Aguiar explica que o dispositivo detecta a fuga de corrente e desliga o circuito imediatamente, evitando o choque. “Assim, mesmo que a criança coloque o dedo ou introduza algum material na tomada, ela estará protegida”, afirma.

 

Nas crianças maiores de 5 a 15 anos, os acidentes acontecem ao tentar retirar pipas da rede elétrica, em contatos com cercas elétricas clandestinas, postes, grades e varais energizados, carregador de celular, fios desencapados e cabos partidos na rua.

 

Para evitar esses tipos de acidente, Demetrio Aguiar recomenda que as crianças nunca tentem resgatar pipas e não utilizem cerol e linha chilena na confecção do brinquedo. “É fundamental que os consumidores contratem profissionais experientes e habilitados para a instalação de equipamentos elétricos como a cerca elétrica”.  Demetrio Aguiar ressalta, ainda, que os clientes precisam revisar as instalações elétricas de suas residências no mínimo a cada dez anos, e não podem jamais fazer gambiarras ou gatos. Em caso de fios partidos na rua, a Cemig orienta o cliente a ligar imediatamente para a Cemig no 116 e isolar o local.

 

Cuidados com aparelhos e brinquedos eletrônicos

Recentemente, as crianças têm procurados novos tipos de entretenimento que podem oferecer risco elétrico, como os DVD e Blu-Ray players, videogames, videokês, celulares e brinquedos com bateria interna recarregável, alerta Demetrio.

 

“Existe uma variedade muito grande de brinquedos e equipamentos que despertam o interesse das crianças, por isso os cuidados devem começar já na hora da escolha do presente, observando a faixa etária indicada, a voltagem do equipamento e outras questões ligadas à segurança”, alerta o especialista.

 

Assim, o engenheiro orienta para os diversos pontos que devem ser observados na hora de comprar um brinquedo, como o selo do Inmetro, evitando-se as imitações de baixa qualidade, acabamento para evitar choques em geral e manual de instruções com informações detalhadas de segurança.

 

Por fim, a Cemig reforça a orientação para cuidados que devem ser tomados no dia a dia, quando o assunto é energia elétrica:

 

  • Evitar o uso destes aparelhos durante tempestades;
  • Desligá-los ao sair de casa;
  • Não recarregar aparelhos em cima de camas e sofás, e próximo a cortinas, toalhas de mesa ou qualquer material combustível;
  • Aparelhos que requerem o uso de carregadores elétricos devem ser manuseados pelos pais;
  • Verificar se a tensão de entrada dos carregadores é compatível com a da instalação;
  • Em caso de defeito, não desmontar o aparelho. Deve-se neste caso procurar a assistência técnica;
  • Utilizar o carregador específico de cada aparelho;
  • Evitar a ligação de vários aparelhos na mesma tomada, para não gerar sobrecorrente e curto circuito;
  • Não ligar os aparelhos em locais sujeitos a alagamento, chuva e umidade (quintais e jardins, banheiros e pias).

Outubro Rosa e Novembro Azul em Flor de Minas

0

FLOR DE MINAS – A Prefeitura Municipal através do Departamento Municipal de Saúde, por intermédio da equipe do PSF Divino Gonçalves Pereira, promoveu no último dia 23, um grande evento que uniu homens e mulheres na prevenção ao câncer.

 

O evento “Outubro Rosa” e “Novembro Azul” aconteceu na Associação dos Voluntários no Combate ao Câncer em Flor de Minas, sendo feito um trabalho de orientação com dinâmicas por parte da psicóloga Suely Borges e da fisioterapeuta Patrícia Junqueira, mostrando a importância dos exames preventivos e de hábitos saudáveis, como atividade física e alimentação.

 

Além das dinâmicas e palestra, teve ainda um bingo com a distribuição de muitos brindes, um lanche à base de frutas e o fortalecimento de vínculos entre a comunidade, onde todos juntos, conheceram tudo o que precisam saber para que possam ter bem-estar e qualidade de vida. “Parabéns aos organizadores que fizeram mais um evento com muito sucesso, e quem ganha com isso é a própria comunidade”, disse Fabiana Nunes.

 

O evento teve a presença da diretora do Departamento de Saúde, Fabiana Nunes, da coordenadora de Atenção Primária, Dayane Santos, além de diretores de outros Departamentos, médicos, assessores e a equipe do PSF.

Governo deve para Gurinhatã mais de R$ 2 milhões

0

GURINHATÃ – A Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba está preocupada com a situação das prefeituras mineiras que vão ter dificuldades no fechamento fiscal desse ano. O motivo foi provocado pelo Governo do Estado, que descumpriu a legislação e deixou de pagar o que deve aos municípios.

 

Em levantamento oficial apresentado durante Assembleia de Prefeitos, o montante chega a quase R$ 300 milhões somente para os municípios da região, onde Gurinhatã tem para receber mais de R$ 2 milhões.

Prefeitura constrói passarela elevada e um redutor de velocidade na Rua 28

0

Ituiutaba – Desde que foi asfaltada, a Rua 28 que antes era calçada com paralelepípedos, se transformou em uma via de trânsito rápido, aumentando consideravelmente o risco de acidentes.  Uma situação que agora será minimizada com a construção de um redutor de velocidade e uma passarela elevada.

No último dia 25, operários das secretarias municipais de Trânsito e de Obras interromperam o tráfego no local, para realizar o trabalho. Inicialmente foi construída uma passarela elevada na Rua 28 entre as Avenidas 11 e 13, em frente a uma escolinha de futebol, que atende crianças de todas as idades. “Existe na legislação municipal, uma determinação de que todas as escolas contemplem uma passarela elevada, como forma de oferecer maior segurança às crianças”, comentou o vereador Joseph Tannous, que acompanhava a realização do trabalho no local.

Depois da intervenção feita pelos servidores da Secretaria Municipal de Obras, tanto na execução da passarela, quanto do redutor de velocidade que também foi instalado na Rua 28, mas neste caso, entre as Avenidas 13 e 15, foi a vez de entrar em ação os servidores da Secretaria Municipal de Trânsito, que fizeram toda a sinalização horizontal e vertical nos dois pontos da via pública.

Secretaria de Obras atende mais um pedido do vereador Pastor Amaury

0

Ituiutaba – Mais uma indicação feita pelo vereador Pastor Amaury, durante reunião do Legislativo, foi atendida pelo Executivo, através da Secretaria de Obras.

Desta vez foi realizado o recapeamento asfáltico nos Seguintes Endereços:

 

– Avenida 43 entre as Ruas 8 e 12 – Bairro: Setor Sul

– Avenida 45 entre as Ruas 8 e 12 – Bairro: Setor Sul.