
Planejamento apresenta estudos de mobilidade urbana
A Prefeitura de Ituiutaba, através da Secretaria Municipal de Planejamento, já está em fase bastante avançada, com projetos que visam promover adequações em áreas de uso comum e público, atendendo o que determinam as legislações Federal e Municipal no que diz respeito à mobilidade urbana. As primeiras sugestões neste sentido foram apresentadas nesta quarta-feira, durante reunião que aconteceu no auditório do Centro Municipal de Assistência Pedagógica e Aperfeiçoamento Permanente de Professores (Cemap).
A reunião contou com a participação dos secretários municipais de Planejamento, Marcelo Vilela Cauli, e de Educação, Edmar Franco Borges Paranaíba; dos vereadores Pastor Amauri, José Divino, Joseph Tannous e Vilsomar Paixão; o presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Comped) e do Conselho Municipal de Mobilidade Urbana, Fábio Guedes, além de servidores municipais de diversas secretarias.
Na abertura do encontro, o secretário de Planejamento, Marcelo Vilela Cauli, destacou que a Prefeitura está dando um importante passo no sentido de iniciar a revitalização das calçadas de Ituiutaba, tornando-as mais acessíveis. Segundo ele, historicamente todas as cidades brasileiras foram planejadas dando prioridade ao tráfego de veículo, priorizando a proposta de desenvolvimento econômico através do transporte de cargas.
“Precisamos nos conscientizar que ruas e avenidas são os principais pilares da mobilidade urbana. Cidades desenvolvidas são aquelas, que além do desenvolvimento econômico também promovem o desenvolvimento social. Neste contexto, a valorização do ser humano, a prioridade do transporte à pé e a revitalização das calçadas passam a ser fundamentais. A Lei Federal 12587/2012 e a Lei Municipal 4507/2017 regulamentam e dão suporte à esta evolução no planejamento urbano de Ituiutaba”, disse Marcelo Cauli.
Na sequência, a diretora do Departamento de Planejamento Urbano da Secretaria de Planejamento apresentou aos participantes da reunião, dois estudos desenvolvidos por sua equipe em pontos diferentes da cidade e os desafios apresentados hoje quando se fala em acessibilidade e mobilidade urbana. Mostrou também que a execução de algumas obras de baixo custo financeiro pode resultar em soluções urbanísticas que venham a garantir a acessibilidade universal em todos os casos. As propostas apresentadas agradaram os participantes.


Dia do Agente Comunitário de Saúde é comemorado em Ipiaçu
A Secretaria Municipal de Saúde de Ipiaçu comemorou com alegria o Dia do Agente Comunitário de Saúde, em 4 de outubro.
“O trabalho deles em nossa comunidade é fundamental para o sucesso de todo trabalho desenvolvimento em prol de nosso povo”, comemorou o prefeito Léo.
O agente comunitário de saúde – ACS é um personagem muito importante na implementação do Sistema Único de Saúde, fortalecendo a integração entre os serviços da Atenção Primária à Saúde (APS) e a comunidade.

“É uma alegria ver meu filho nascer aqui em Capinópolis”, diz Enodes Soares
Capinópolis – Sexta-feira, dia 05 de outubro, foi especial para a família de Enodes Soares, pelo nascimento de seu primeiro filho, Benjamim Eduardo, no Hospital Municipal de Capinópolis.
“Eu estava torcendo bastante para que meu filho nascesse em Capinópolis. Estou muito feliz, foi muito bom, conseguimos acompanhar todo o processo, a equipe médica nos atendeu muito bem, de forma que só temos a agradecer a Deus em primeiro lugar, depois a esse pessoal maravilhoso e educado que nos atendeu tão bem”, disse Enodes.
O prefeito Cleidimar Zanotto destacou a competência do trabalho, que há sempre uma equipe de apoio para agir imediatamente quando detectado qualquer problema na hora de realização dos partos, conforme aconteceu com a Renata, dando total apoio a qual foi conduzida a Uberlândia através do SAMU, com uma médica o tempo todo ao seu lado. A criança nada sofreu.
A médica Dra. Alice, falou com nossa reportagem sobre o trabalho desenvolvido em Capinópolis.
“Nós estamos celebrando a vida. O número até não é tão importante, mas para uma cidade como Capinópolis, é sim um número bem expressivo. Nós estamos trabalhando aqui há um ano e oito meses, mais ou menos e já nasceram 201 bebês e nós ficamos felizes, porque é uma iniciativa que deu certo. Vale frisar que as mães também ficam felizes de ter os bebês aqui em Capinópolis, com os familiares todos juntos”, frisou a médica.

Semana da criança de muita festa em Capinópolis
Capinópolis – A semana da criança está sendo especial em Capinópolis, com as Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social e de Educação e Cultura, se unindo para proporcionar momentos de lazer e alegria às crianças, a começar pela segunda-feira, onde todas as crianças das redes municipal e estadual de ensino foram conduzidas até o Parque de Exposições, onde tiveram várias brincadeiras, como escorregador, pula-pula e guloseimas como pipoca, algodão doce e laranjinhas.
De terça-feira a quinta-feira, todos os dias as escolas tiveram programação especial, com lanches especiais e muitas brincadeiras e, no sábado, fechando a semana, o trem bala vai divertir toda a família das 18h até a meia noite, levando as crianças acompanhadas da família para passear gratuitamente.
“Essa interação com nossos alunos, juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento Social, nos alegra muito, pois assim temos condições de fazer uma festa com mais qualidade para nossas crianças”, disse a secretária de educação e cultura, Iracilda Duarte.



Semana do Idoso – Uma festa em Capinópolis
Os idosos de Capinópolis estão participando de uma semana especial em sua homenagem, em comemoração ao Dia do Idoso, comemorado mundialmente em 1º de outubro.
A Semana do idoso começou na manhã de segunda-feira, no Centro de Apoio ao Idoso ‘Ibrahim Bechara Younes’, com a abertura oficial às 8h, quando a secretária de desenvolvimento social, Valéria Rampazzo, falou como seria a semana e agradeceu a presença e a participação de todos.
Em seguida, o prefeito Cleidimar Zanotto usou a palavra, quando destacou o carinho de sua gestão para com todos os idosos, afirmando que devido aos atrasos nos repasses devidos aos municípios por parte do Governo Minas, as coisas estão muito difíceis, mas que tudo que estava sendo proporcionado aos cidadãos naquela semana era de coração e, portanto, bem feito.
“Essa semana será de lazer para todos, numa forma de homenagear e, ao mesmo tempo, levar-lhes informações sobre saúde, como é o caso da palestra, ministrada pelo farmacêutico Adilson Oliveira, da Homeogarvil, abordando a vida saudável, a utilização correta de medicamentos e a utilização de produtos naturais para o bem estar na terceira idade”, disse o prefeito.
Logo em seguida, foi servido um delicioso café da manhã, com todos sendo convidados depois para a palestra.
À tarde, às 14h, na Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, foi celebrada pelo padre Marisvaldo Cavalcanti, a santa missa em ação de graças pelos idosos, como evento especial do dia.
Na terça-feira às 14h o publicitário Magno Alves, da Agência Realiza, ministrou a palestra ‘mídias sociais, interação na terceira idade’, sendo servido ao final um delicioso lanche;
Na quarta às 14h aconteceu aulão de dança de salão: forró, bolero, samba, soltinho, salsa e bachata com o professor Éverson Araújo, da Escola de Dança de Ituiutaba;
Já na quinta-feira, fechando a semana, todos participaram de um dia de muito lazer e alegria nas águas quentes e salgadas do Yquara Thermas de Cachoeira Dourada.



Supremo confirma estabilidade para trabalhadoras gestantes
O Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou que trabalhadoras gestantes têm estabilidade no emprego e não podem ser demitidas durante o período de gestação.
Apesar de o direito estar previsto na Constituição, a confirmação foi necessária diante de um recurso de uma empresa que contestava a concessão do benefício quando a mulher descobre a gravidez após ser demitida, estando a gestante em pré-aviso demissional.
Por 8 votos 1, seguindo voto divergente do ministro Alexandre de Moraes, o colegiado entendeu que o direito à estabilidade durante a gravidez foi positivado na Constituição como um dos primeiros direitos sociais para proteger a maternidade.
“O prazo é da confirmação da gravidez é de até cinco meses após o parto, ou seja, um período em que se garante uma estabilidade econômica. Comprovadamente pela medicina, pela ciência são os meses mais importantes de proximidade da mãe com o filho”, disse o ministro.
Fonte: msn.com

Empresário José Leão da Cropchem em entrevista
Nos últimos dois anos a Cropchem, empresa de defensivos agrícolas com sede em Porto Alegre, triplicou seu portfólio de produtos e ampliou sua equipe de vendas para vários pontos do Brasil. Para falar desse crescimento, de novidades e de perspectivas de mercado, falamos com o diretor geral e fundador da empresa, José Leão.
Faz pouco tempo que a economia do Brasil começou a reagir, após uma das recessões mais longas da nossa história. Como que a Cropchem passou pela crise e quais as perspectivas para os próximos anos?
Nos orgulhamos de olhar para trás e ver que a Cropchem não apenas sobreviveu a crise, mas saiu fortalecida dela. Triplicamos o número de produtos desde o início de 2017. Hoje, estamos comercializando 21 produtos, e aguardamos a liberação de pelo menos mais seis. A expectativa para 2018/2019 é muito boa.
O mercado de defensivos agrícolas é bastante competitivo, com gigantes do setor presentes no mundo todo. De que forma vocês têm se posicionado e quais as estratégias para crescer de forma sustentável?
Um dos nossos diferenciais tem sido o trabalho de pesquisa e inovação. A Cropchem não apenas importa e comercializa, ela também desenvolve produtos genéricos com a proposta de levar ao produtor as melhores soluções a preços acessíveis. Desenvolvemos também formulações adaptadas para diferentes condições de clima e de solo no Brasil, o que não é comum no mercado. Temos mais de 60 formulações em fase de registro, inclusive de alguns produtos que hoje são vendidos apenas pelas empresas detentoras das patentes das moléculas. Ampliamos também nossa equipe de vendas e estamos hoje em boa parte do território agrícola nacional: GO, MT, MS, MG, SP e toda a Região Sul. Temos orgulho de ser uma empresa 100% brasileira e trabalhamos para estar cada vez mais perto do produtor.
Quais as novidades do catálogo para as próximas safras?
Recentemente, obtivemos a liberação do Meson 480 SC (Mesotriona), um herbicida para Digitaria insularis em milho, e do Abadin 72 EC (Abamectina), inseticida/acaricida com concentração quatro vezes maior do que o produto padrão no mercado. Também lançamos o Kraken 240 EC (Cletodim), que é extremamente eficaz no combate do capim-amargoso. Muito em breve lançaremos o Taura (Piriproxifen para mosca branca), o Trigger (Clorfenapir para Helicoverpa armigera), o Avner (Diafentiuron para mosca branca) e o Kasan Max (mancozeb para ferrugem asiática).
Diante de todo esse cenário de indefinição política, o que vocês esperam para o futuro do agro no Brasil?
O Brasil é um dos países com maior potencial de produção agrícola do mundo, e a adoção permanente de melhores práticas nos levará a um outro patamar. É preciso eliminar entraves, investir na formação do produtor, em pesquisa e tecnologia. Nós, como empresa, procuramos fazer a nossa parte, difundindo boas práticas e defendendo o uso responsável de agroquímicos, para garantir a rentabilidade da lavoura e de toda a classe produtiva do campo.


Vereador Pastor Amaury pede melhorias para o bairro Ipiranga
Ituiutaba – Na reunião do Legislativo no último dia 02-10 (terça – feira), o vereador Pr. Amaury Braz, entrou com indicação de nº 467/2018, solicitando que o Executivo Municipal viabilize através da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, a reforma do Campo de Futebol, da Quadra e também a instalação de banheiros e bancos, na Praça 5, localizada na Avenida Deputado Daniel Freitas Barros, com a Rua Antônio Caetano de Souza e Rua Pedro Dias Barbosa, no Bairro Ipiranga.
Justificativa: Este bairro tem mais de 50 anos e hoje já conta inclusive com um subcentro, mas mesmo assim este bairro, quase não recebeu benefícios públicos em mandatos anteriores.
Inclusive este campo e quadra nunca passaram por uma reforma, hoje ambos estão em situação precária, que chega a ficar difícil enumerar os problemas.

Honda apresenta a Biz 2019
A Honda anunciou o início das vendas para a Biz 2019 com a introdução de novas cores. Na Biz 125 as cores inéditas são prata e cinza metálicos, além do vermelho perolizado e manutenção do branco perolizado. Já a Biz 110i será oferecida nas cores cinza metálico, vermelho perolizado, além da manutenção do branco em novos grafismos.
A moto tem como principais diferenciais o câmbio de embreagem automática e compartimento porta-capacete sob o banco, comando de abertura acionado pela chave de ignição e tomada 12V para recarga de dispositivos como smartphones e tablets, situada sob o assento e posicionada para não interferir na utilização do espaço. Falando em carga, há ainda um gancho retrátil na face posterior do escudo frontal.
Na mecânica, permanecem os motores 110i, rodando apenas com gasolina, e o 125, capaz de rodar tanto com gasolina, quanto com o etanol em qualquer proporção de mistura de ambos. A Biz 2019 também conta com o sistema de frenagem CBS – Combined Brake System – que faz o pedal do freio atuar tanto na roda traseira como na dianteira, enquanto a alavanca no punho da direita continua acionando exclusivamente o freio dianteiro.
Ambas as versões estarão disponíveis nas lojas da Honda a partir do mês de outubro. A garantia é de três anos, sem limite de quilometragem além de sete trocas de óleo gratuitas.
Fonte: msn.com





