24.8 C
Ituiutaba
quarta-feira, novembro 27, 2024
spot_img
spot_img

PL aprovado oficializa personagens como ’embaixadores da cultura’ em Canápolis

Após a sanção da lei, Patrimoninho e Culturinha serão designados os embaixadores culturais de eventos em Canápolis, no Triângulo Mineiro.

“Um dilema rondava as mentes dos integrantes da equipe da Casa de Cultura de Canápolis no início de 2019. Como cativar o interesse da população para os diversos eventos culturais promovidos pelo órgão na cidade? E em especial: como atrair a atenção das crianças e jovens, que serão os portadores e os depositários da cultura local no futuro, encarregados de valorizá-la e transmiti-la posteriormente a seus filhos e netos?”, disse a coordenadora da Casa de Cultura, Professora Alessandra Pidruca.

Diante do dilema, surgiu a ideia de se criar um casal de personagens que gerasse identificação com crianças e jovens e significassem, uma vez conhecidos, a celebração de algum evento cultural. Segundo a coordenadora, os personagens teriam que se assemelhar a crianças, mas não ser extremamente caricatos. ‘Nasceram’ então, Patrimoninho e Culturinha.

Por iniciativa do vereador José Fernandes de Morais, que apresentou o Projeto de Lei 18/2019, Patrimoninho e Culturinha se tornarão oficialmente — a partir da sanção da Lei — Embaixadores Mirins dos Bens Patrimoniais culturais do Município de Canápolis – MG. Os personagens tornar-se-ão, inclusive, parte integrante do patrimônio cultural do município.

 O projeto de lei foi aprovado pela Câmara Municipal por unanimidade.

Os personagens farão parte integrante dos eventos culturais, representarão o município regionalmente no tocante aos temas culturais e patrimoniais. Patrimoninho e Culturinha serão divulgadores de iniciativas e consciência cultural de preservação junto aos cidadãos e especialmente aos estudantes da rede municipal e estadual. As iniciativas da Casa de Cultura e demais órgãos, também contarão com a participação dos embaixadores.

A agenda será extensa durante todo o ano e requererá dos servidores que “emprestam” seus biótipos aos personagens, uma elaborada coreografia e muita disposição para encarar a maratona que está por vir.

Alessandra Pidruca acrescenta que as crianças se identificam com os personagens.

“É impressionante a identificação que Patrimoninho e Culturinha já têm, especialmente com as crianças da rede municipal de ensino. É uma longa fila para tirar fotos, interagir e ficar próximos dos personagens. Queremos aproveitar essa popularidade para intensificar a difusão do conceito de preservação patrimonial material e imaterial de Canápolis junto aos estudantes e suas famílias, capitalizando o que for possível para reforçar cada vez mais a identidade local e suas manifestações culturais. Com isso fortalecemos a participação popular e damos um passo adiante na missão intrínseca da Casa de Cultura”.

Fonte: Tudo em Dia

Artigos relacionados

RECENTES