26.6 C
Ituiutaba
segunda-feira, abril 29, 2024
spot_img

Pré-carnaval – Cemig orienta para a segurança com a rede elétrica

Os foliões mineiros já esquentam os tamborins para entrar no ritmo da folia, com desfiles e apresentações de blocos e shows pré-carnavalescos, faltando apenas um mês para o início do feriado de carnaval. Dessa forma, a Cemig preparou algumas dicas para que as comemorações aconteçam principalmente com segurança em relação à rede elétrica. As orientações dizem respeito a instalação de iluminação, enfeites e alegorias, tráfego de trios elétricos e carros alegóricos e montagem de palcos e palanques. 

A distância de 1,5 metro da rede elétrica deve ser respeitada na montagem de palcos, na instalação de iluminação e de adereços e no deslocamento dos trios e carros de som. Essa distância mínima é determinada para evitar o contato com a rede elétrica, que pode acarretar em choques elétricos e curto-circuito. 

Outro elemento que pode trazer riscos é o uso de confetes e serpentinas. Esses materiais possuem elementos metálicos que podem provocar acidentes ao entrar em contato com a rede elétrica.  

Para as pessoas que gostam de curtir o carnaval com festas em casa, as recomendações são: não ligar aparelhos elétricos próximo a duchas e piscinas, não utilizar gambiarras para ligar diversos aparelhos e respeitar a distância de 1,5 metro da rede elétrica em casos de montagem de estruturas no passeio próximo à residência. 

Atenção redobrada em relação aos trios elétricos

É fundamental que o trajeto dos trios elétricos seja programado de forma que a soma da altura do veículo e da altura dos foliões que estiverem sobre ele não exceda a distância mínima de 1,5 metro com as redes aéreas.

Artigos relacionados

RECENTES