A Prefeitura de Ituiutaba, através da Secretaria Municipal de Saúde e do Centro de Controle de Zoonozes publicou o primeiro Informativo de Ações de Enfrentamento ao Aedes aegypti. O trabalho foi desencadeado com base no resultado do 1° Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti – LIRAa, que apontou infestação de 7,1%, após estudo feito entre os dias 4 e 8 de janeiro, extremamente preocupante.
Nos meses de janeiro e fevereiro foram feitas ações de educação, com atividades de mobilização e orientação intensificadas por parte da equipe de Educação em Saúde através de visitas aos imóveis positivos para Aedes aegypti a partir do levantamento, para verificar se o criadouro havia sido eliminado e com intuito de reforçar e sensibilizar os moradores sobre a importância do cuidado diário na eliminação de possíveis criadouros de forma a evitar arboviroses.
O Mutirão de Limpeza teve início em 25 de janeiro de 2021, com empenho de equipes de agentes de Controle de Endemias do Centro de Controle de Zoonoses, em parceria com a Secretaria de Obras, que cedeu o maquinário e prestou auxílio na eliminação de resíduos passiveis de acúmulo de água. A ação foi finalizada no dia 10 de março de 2021.
Foram atendidos 25 bairros que apresentaram os maiores índices de infestação predial do mosquito Aedes aegypti, considerando também os tipos de depósitos, que estavam predominantes como pneu e lixo. Foram percorridos 941 quarteirões e vistoriados 24.627 imóveis. As equipes recolheram 101 caminhões de resíduos com materiais inservíveis e de risco para acúmulo de água, somando 109 toneladas de mateiais recolhidos e enviados à destinação correta. Também foi realizado o envio de 20 toneladas de pneus para reciclagem.
O objetivo do mutirão de limpeza foi de recolher pneus, garrafas, latas, baldes, recipientes de plástico e todo tipo de materiais inservíveis, com possível risco de servirem como criadouros de mosquitos ou de morada para animais peçonhentos.
Também foi intensificado o trabalho por parte da equipe de Ponto Estratégico e UBV Costal. Com atenção especial aos bairros com maior número de notificações de Dengue, Zika e Chikungunya. Nos locais também foi feita orientação para manutenção e vedação de caixas d’água e piscinas. O combate por bomba costal consiste na aplicação de inseticida nas áreas externas das residências, eliminando o mosquito adulto e evitando a postura de ovos.
O 2º LIRAa está programado para ser feito entre os dias 15 e 19 de março e a partir do resultado novo planejamento de ações será feito a fim de evitar o aumento de casos das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti em Ituiutaba.