24.6 C
Ituiutaba
quarta-feira, maio 1, 2024
spot_img

Prefeitura de Ituiutaba inicia obra de reforma da Praça do Fórum

Espaço passará por completa revitalização e terá construção de novos banheiros públicos

A Prefeitura de Ituiutaba, por meio das Secretarias de Planejamento e de Obras e Serviços Urbanos, deu início nesta quarta-feira, dia 19, à obra de reforma da Praça Adelino de Oliveira Carvalho, conhecida como Praça do Fórum. Localizada entre as Ruas Vinte e Vinte e Dois e Avenidas Nove e Nove A, o espaço passará por uma revitalização completa, incluindo nova pavimentação, guias de meio-fio, canteiros, monumento, bancos, área verde, pergolados e instalação elétrica e de iluminação. Além disso, serão construídos novos banheiros públicos.

A ordem de serviço foi autorizada pela prefeita Leandra Guedes na última terça-feira, dia 18. Na ocasião, a chefe do Poder Executivo visitou o local juntamente com a secretária de Obras e Serviços Urbanos, Letícia Fernandes.

A contratação da empresa responsável pela execução do serviço foi feita por meio de licitação/concorrência pública, garantindo a transparência no processo. A reforma tem como objetivo proporcionar um ambiente mais adequado, confortável e regulamentado para as atividades culturais que são realizadas na praça.

Antes do início da obra, a Prefeitura de Ituiutaba realizou um amplo levantamento e cadastramento dos ambulantes e das atividades comerciais desenvolvidas nas praças, buscando regularizar o uso e ocupação do espaço de acordo com a Lei nº 1.363/1970, que institui o Código de Posturas do Município de Ituiutaba.

O projeto arquitetônico e urbanístico da reforma da Praça do Fórum foi elaborado visando criar um espaço público de qualidade, que atenda às necessidades da população. Durante o dia, a praça será destinada para passagem, permanência, lazer e convívio. Já durante a noite, o local se transformará em uma praça de alimentação e diversão. O funcionamento do comércio no espaço será projetado para a utilização de estruturas móveis e food trucks, não sendo permitido o estabelecimento de estruturas fixas.

Além da regulamentação do uso, o projeto traz um novo conceito arquitetônico para a praça, com a criação de canteiros paisagísticos, arborização, áreas de permanência com bancos, nova pavimentação e iluminação pública. Também está prevista a construção de um novo banheiro público, que será projetado de forma a se integrar harmoniosamente com a arquitetura da praça, oferecendo funcionalidade e acessibilidade.

É importante ressaltar que as pessoas que atualmente ocupam as praças envolvidas no programa de regulamentação de uso e ocupação estão de acordo com os termos estabelecidos. Elas assinaram uma declaração confirmando sua concordância e estão cientes de que poderão desenvolver suas atividades comerciais na Praça 13 de Maio até a conclusão das obras de reforma da Praça do Fórum.

Artigos relacionados

RECENTES