18.5 C
Ituiutaba
sexta-feira, maio 17, 2024
spot_img

Prefeitura inicia ações com Fumacê após investimento feito contra o Aedes aegypti

Equipamento foi adquirido por meio da Secretaria Municipal de Saúde e instalado em veículo para aplicação de inseticida que elimina o mosquito instantaneamente e não afeta a saúde humana

O combate ao mosquito Aedes aegypti continua a todo vapor. A Prefeitura de Ituiutaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, começará a aplicação do inseticida de Ultra Baixo Volume (UBV) pesado, conhecido popularmente como Fumacê, que elimina o mosquito instantaneamente sem risco à saúde humana.

O produto químico será aplicado em regiões com os maiores Índices do LIRAa e com maior quantidade de notificações. Será utilizado um veículo equipado com a bomba de disseminação, que passará nos bairros a partir das 17h30. O horário de aplicação do inseticida é selecionado de maneira estratégica, visando maior eficiência.

As fêmeas do Aedes buscam alimento geralmente nesses horários de fim de tarde, devido à mudança de temperatura. Além da dengue, o Aedes aegypti também transmite a febre Chikungunya, o Zika vírus e a febre amarela.

No passar do veículo é importante que portas, janelas e portões estejam abertos, para que o produto possa realmente adentrar e eliminar os mosquitos.

O Centro de Controle de Zoonoses também intensificou as ações do Programa de Combate à Dengue, Zika e Chikungunya, que diariamente são realizadas em Ituiutaba. Essas ações concentram esforços de vários órgãos que, juntos, conscientizam a população, eliminam focos com o recolhimento de lixo, entulho e recipientes que podem acumular água. Foram contratados e capacitados 21 Agentes de Combate às Endemias para intensificar os trabalhos e aumentar a cobertura da cidade com o tratamento focal.

Nesta quinta-feira, 24, a partir das 17h30, haverá aplicação do Fumacê nos Bairros Bela Vista; Cristina e Nossa Senhora da Aparecida. Na sexta, 25, a partir das 17h30, haverá aplicação do Fumacê no Bairro Brasil.

Artigos relacionados

RECENTES