Último LIRAa realizado apontou situação de alto risco em 68 bairros da cidade; ações estão sendo realizadas no início da manhã nos locais de maior risco, das 5h às 7h
O combate ao Aedes Aegypti foi intensificado e o apoio da população para eliminar criadouros do mosquito é essencial. A Prefeitura de Ituiutaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, segue com a aplicação do inseticida de Ultra Baixo Volume (UBV) pesado, conhecido popularmente como Fumacê, para eliminar o mosquito instantaneamente sem risco à saúde humana.
O trabalho foi direcionado para os locais com maior índice de infestação, conforme LIRAa realizado entre os dias 3 e 7 de janeiro, com focos encontrados em 68 bairros. O resultado foi de 11,6%, de alto risco e requer ações para diminuir o número de mosquitos Aedes Aegypti.
A programação para os próximos dias está definida, sendo nesta terça-feira, 1°, no Bairro Progresso e, no decorrer da semana, nos Bairros São José, Setor Norte Industrial, Buritis e Novo Horizonte.
O produto químico é aplicado em regiões com os maiores Índices do LIRAa e com maior quantidade de notificações, por meio de um veículo equipado com bomba de disseminação, que está passando nos bairros das 5h às 7h. O horário de aplicação do inseticida é selecionado de maneira estratégica, visando maior eficiência.
As fêmeas do Aedes buscam alimento geralmente nesses horários de fim de tarde, devido à mudança de temperatura. Além da dengue, o Aedes aegypti também transmite a febre Chikungunya, o Zika vírus e a febre amarela.