24.8 C
Ituiutaba
terça-feira, novembro 26, 2024
spot_img
spot_img

Proximidade do inverno leva moradores a efetuarem poda de forma incorreta

Secretaria Municipal de Meio Ambiente iniciou campanha educativa para evitar postas drásticas em árvores

A Prefeitura de Ituiutaba, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, iniciou uma campanha educativa de sensibilização contra as podas drásticas em árvores. Para alertar a comunidade sobre a maneira correta de realizar as intervenções, dentro do folder “Arborização de Calçadas” que está disponível para a população na página da Secretaria, bem como, pessoas que tenham realizado podas drásticas serão notificadas, com o intuito de informá-las sobre a proibição e os riscos desta prática.

Com a antecipação de temperaturas mais baixas e a proximidade do inverno, muitas pessoas fazem a poda de árvores em pátios e no passeio público, eliminando completamente os ramos e as folhas. Conforme os técnicos da pasta, a justificativa de grande parte da população que realiza esta prática é a revitalização da árvore, pois partem de um entendimento empírico de que elas precisam da poda anual. No entanto, isso não passa de uma prática cultural.

Ainda conforme os profissionais, a poda drástica prejudica o desenvolvimento da árvore, podendo até causar a sua morte, além de produzir resíduos que muitas vezes são depositados irregularmente nas calçadas ou terrenos vazios. As árvores da arborização urbana, sobretudo as nativas, não dependem da poda anual para ficarem sadias e a população, por necessidade de sol no inverno ou evitar varreção de folhas de árvores com folhagem decídua (folhas caem em uma determinada época do ano), não leva em conta a vitalidade da planta.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente alerta que a poda drástica danifica seriamente o vegetal e é crime ambiental, que pode gerar multa. No entanto, além das complicações legais, a poda drástica não deve ser realizada pelos seguintes motivos: perda de reservas energéticas do vegetal, perda do equilíbrio estético, apodrecimento do lenho, morte do vegetal, dano, lesão e maltrato da planta. Outra proibição é a colocação de prego, arames, placas ou outros objetos semelhantes nos troncos das árvores para pendurar sacos de lixo, por exemplo.

Apesar de a legislação proibir a poda drástica, em alguns poucos casos, a poda é indicada como, por exemplo, quando há necessidade de conferir uma forma adequada à árvore durante seu desenvolvimento. A prática da poda também é indicada quando há presença de ramos doentes ou danificados, que estejam colocando em risco a segurança das pessoas ou edificações.

Artigos relacionados

RECENTES