O ano de 2021 foi marcado por muitos desafios que exigiu o direcionamento dos esforços e a priorização das ações estratégicas como forma de aprimorar o constante ganho do desempenho operacional no âmbito do 54º BPM responsável pelos municípios de Ituiutaba, Capinópolis, Cachoeira Dourada, Ipiaçu, Santa Vitória, Gurinhatã, Prata, Monte Alegre de Minas, Canápolis e Centralina.
Dentre os resultados alcançados destaca-se o Indicador de Crimes Violentos. A Unidade encerrou o ano com uma redução de 18% desses crimes em comparação com o ano anterior. Resultado das 12.847 operações desencadeadas com foco na prevenção criminal e estratégias operacionais adotadas, como a intensificação do trabalho integrado entre os órgãos de Defesa Social, como Polícia Civil, Rodoviária Federal, Federal e Penal, Ministério Público e Judiciário.
Destaca-se que em 2021 foi obtido o menor número de crimes violentos da série histórica dos últimos dez anos.
Quanto ao Indicador de Homicídios Cosumados houve a redução de 15%. Historicamente foi alcançado o mesmo patamar do ano de 2016. Municípios como Ituiutaba e Prata, sedes da 255ª Cia e 257ª Cia, destacaram-se com a redução de 54% e 57%, respectivamente.
Referente aos roubos consumados e tentados verificou-se uma redução de 19%. Com destaque aos municípios de Canápolis, Centralina, Monte Alegre de Minas, Prata e Santa Vitória na prevenção e combate a essa modalidade criminosa que possibilitou ao 54° BPM atingir a menor taxa da última década.
Em relação a apreensão de armas de fogo, o 54º BPM se destacou no âmbito da 9ª RPM. No ano de 2021 foram apreendidas e recuperadas 206 armas de fogo, sobretudo armamentos pertencentes a organizações criminosas envolvidas em tráfico ilícito de drogas, roubos e homicídios, além da apreensão de 20 simulacros de armas de fogo e 587 armas brancas.
Verifica-se também relevante atuação no cumprimento de prisões decorrentes de mandados judiciais que totalizaram de 247.
Necessário destacar o combate ao principal fomentador da criminalidade violenta: o tráfico ilícito de drogas. No ano de 2021 foram realizadas um total de 307 ocorrências de tráfico de drogas e 296 de uso e consumo de drogas.
Os resultados destacados são fruto do grande empenho dos militares e servidores civis do 54º BPM, da integração entre os órgãos de defesa social, somados a participação da comunidade, por meio de denúncias anônimas e acionamentos diretos, ações de fundamental importância na redução da criminalidade.
Com esse mesmo engajamento, esforço e aperfeiçoamento o 54° BPM atuará para atender cada vez melhor o cidadão norte triangulino durante o ano de 2022.
🔺 ARCO 9ª RPM