23.7 C
Ituiutaba
terça-feira, abril 16, 2024
spot_img

Sexo na gravidez – Todas as posições estão liberadas?

Sexo durante a gestação ainda é um grande tabu para os casais, isso porque há muitas dúvidas em torno do que pode ou não fazer na hora do sexo quando a mulher está grávida. A primeira coisa que você deve saber é: pode fazer sem receio.

 

“Se a mulher se sente segura e confortável, ela deve fazer, o sexo não fará mal para o bebê e não existe nenhum tipo de contraindicação”, explica a ginecologista e obstetra, Mariana Simões.

 

A única recomendação da ginecologista é a mulher verificar se tem algum tipo de patologia. “Às mulheres com placenta prévia é contraindicado relação sexual com penetração, por exemplo. Mas se você sabe que está tudo tranquilo durante a gestação, pode fazer tudo na hora do sexo”, diz a ginecologista.

 

O maior medo das gestantes é, principalmente, o sexo nos três primeiros meses de gravidez. “O primeiro trimestre é onde as possibilidades de um aborto espontâneo são maiores, mas não significa que ter relações sexuais causará isso”, explica Mariana.

 

A profissional de marketing Caroline Tarelho, de 36 anos, acabou de ter o seu segundo filho. “Na primeira gestação eu tinha bastante medo, tinha acabado de passar por três abortos. Eu e meu marido Luciano conversamos bastante sobre ter relações ou não”, conta ela.

“Minha médica disse que eu tinha que me sentir segura, então começamos devagar e fomos aumentando o ritmo. Na segunda gestação foi tranquilo porque já não tínhamos esse medo”, disse a fisioterapeuta.

Uma das maiores dúvidas de Caroline e da maioria das gestantes é em relação às posições sexuais e se alguma delas é contraindicada ou arriscada para a mulher grávida.

Nenhuma posição é arriscada. A mulher, o casal, é quem vai se adaptar, ver a melhor forma e posição para a barriga. Se o bebê sente alguma coisa? Não, se a mãe está bem e feliz, certamente o bebê vai sentir. Muitas vezes os pais piram, os homens têm mais esse receio de machucar a mulher ou alterar a forma do bebê”, explica Mariana.

 

Para Caroline, as posições mais confortáveis foram variando conforme a evolução da gestação. “Com o passar do tempo fica mais incômodo, aumenta o cansaço também, porque é uma maratona e fica limitado, aí você tem que arrumar posições mais confortáveis”, diz.

É normal a libido da mulher aumentar durante a gestação, os hormônios gestacionais estão a todo vapor, cada uma vai sentir de uma forma. O corpo da mulher se modifica, então acaba aumentando o prazer e ela tem orgasmos com mais facilidade“, acrescenta Mariana.

“No começo eu sentia mais vontade, no meio da gestação nem tanto, mas no final voltou a libido. Nas duas gestações foi desse jeito, o psicológico também interfere”, diz Caroline, que sempre conversou com o marido sobre suas vontades.

“Transar até o último dia de gestação é normal e saudável”, afirma Mariana. A ginecologista dá apenas uma dica para as gestantes, e todas as mulheres em geral: urinar antes e depois do sexo. “Lembrar de urinar antes e depois, porque há uma predisposição nesse momento para ter uma infecção urinária.”

Fonte: Globo.com

Artigos relacionados

RECENTES