COLUNA MG
Principais destaques dos jornais integrantes da Rede Sindijori MG
Valadares investirá no tratamento de esgoto
A Prefeitura de Valadares apresentou nesta semana o pacote de investimentos em saneamento. O objetivo é tratar 100% o esgoto da cidade que, atualmente, não passa por tratamento antes de ser despejado no rio Doce. “Em junho de 2020 tivemos um novo marco regulatório do saneamento no Brasil, que passou a permitir investimentos estrangeiros, e que até 2033 todos os municípios terão que ter 99% do saneamento em água atendido e 90% do tratamento de esgoto. Para isso, o investimento ultrapassa um bilhão e o Saae não tem condição de cumprir”, explicou o prefeito André Merlo. (Diário do Rio Doce – Governador Valadares)
Sabará doa kits para estudantes
A Prefeitura de Sabará prepara, pelo segundo ano consecutivo, a entrega dos Kits Escolares para os alunos da Rede Municipal de Ensino, que compreende cerca de 14.000 estudantes. Os kits serão distribuídos para a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos – EJA, de todas as regionais da cidade. O calendário será divulgado aos pais pelas diretorias dos Centros de Educação Infantil – CEI’s e Escolas Municipais, no retorno das atividades escolares do calendário letivo 2023. (Folha de Sabará)
Araguari em alto risco para dengue
No período chuvoso aumentam as preocupações com a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Em Minas Gerais, conforme a Secretaria de Estado de Saúde, até o dia 23 de janeiro foram registrados 6.677 casos prováveis (casos notificados fora os descartados) de dengue, sendo que 1523 casos foram confirmados para a doença. Não há mortes por dengue, até o momento. (Gazeta do Triângulo – Araguari)
Patos também tem elevado risco
O Programa Municipal de Combate à Dengue realizou o primeiro LIRAa de 2023, que apontou alto risco de infestação predial por Aedes aegypti em Patos de Minas (índice 5,7). Esse resultado é maior em relação ao último levantamento de 2022, realizado no início de novembro, o qual indicou médio risco de infestação (índice 1,5), sendo superior também ao índice de janeiro do ano passado (3,0). Os dados atuais foram coletados de 10 a 12 de janeiro em todos os bairros da cidade, totalizando 4.019 imóveis visitados. (Folha Patense)
https://folhapatense.com.br/cidades/pmcd-divulga-resultado-do-primeiro-liraa-de-2023/
Uberlândia amplia malha cicloviária
A Prefeitura de Uberlândia anunciou o início das obras de ampliação da malha cicloviária e a reforma de 10 passarelas metálicas na zona urbana, espalhadas por diferentes bairros. A assinatura das ordens de serviços foi feita no Centro Administrativo. Ao todo, serão investidos R$ 8,7 milhões. O recurso vem de um financiamento junto ao Banco do Brasil, através do programa Uberlândia Integrada 3, anunciado em agosto de 2022. (Diário de Uberlândia – Uberlândia)
Agrotóxico mata abelhas
Um grupo de apicultores de São Sebastião do Paraíso e de Jacuí afirma já ter perdido centenas de milhares de abelhas de suas colmeias devido ao envenenamento por uso de agrotóxico em lavouras na região da comunidade rural do Morro Vermelho. Uma análise laboratorial confirmou a morte dos insetos por causa dos defensivos agrícolas. De acordo com os denunciantes, as mortes das abelhas começaram a ocorrer há dois anos, depois que proprietários de lavouras de soja e outras culturas passaram a realizar a pulverização aérea utilizando inseticida chamado “Fipronil”. (Jornal do Sudoeste – São Sebastião do Paraíso)
http://www.jornaldosudoeste.com.br/noticia.php?codigo=213877
Ubá faz 3ª edição da Mostra de Móveis
Será encerrada nesta quinta-feira, 26, a 3ª edição da Mostra de Móveis de Ubá no Pavilhão de Exposições do Horto Florestal. O evento é exclusivo para lojistas e tem o objetivo de apresentar lançamentos e tendências do mercado moveleiro nos próximos meses, além de promover a geração de negócios. Ao todo, 90 empresas irão expor seus trabalhos. De acordo com o presidente do Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Mobiliário de Ubá (Intersind), Aureo Calçado, instituição que organiza o evento, a expectativa é de 10 mil visitantes neste ano. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)