27.3 C
Ituiutaba
sexta-feira, abril 26, 2024
spot_img

4 dúvidas sobre a gestação que toda mulher precisa saber

Ginecologista e obstetra, Domingos Mantelli aponta quais são mitos e verdades

A gravidez, para muitas mulheres e homens também, é um grande desafio. São tantas as dúvidas que, muitas vezes, a mulher não sabe se acredita ou não nos ditos populares que a família e os amigos contam. Para desmistificar e sanar essas preocupações, o ginecologista e obstetra, Domingos Mantelli, autor do livro “Gestação: mitos e verdades sob o olhar do obstetra” revela alguns mitos e verdades que envolvem a gestação:

Gestantes podem tomar pequenas doses de bebida alcoólica?

Mito. O álcool deve ser evitado durante toda a gestação. Não há dose considerada segura.

Alimentos crus estão proibidos?

Depende. Peixes com procedência garantida normalmente não oferecem riscos. É preciso ficar atento somente à contaminação por mercúrio do atum geralmente. Já a carne vermelha crua, usada para pratos como o kibe cru, pode ser vetor de toxoplasmose, doença relacionada a malformações fetais que podem causar, entre outros problemas, surdez e alterações visuais.

Falta de ar na gestação é comum?

Sim. A falta de ar na gestação costuma ser mais comum no terceiro trimestre, já que o crescimento do útero empurra os outros órgãos para cima e comprime os pulmões, diminuindo sua capacidade de expansão, o que provoca falta de ar até mesmo com os mínimos esforços. Já a falta de ar persistente e no início da gravidez pode ser decorrente de uma crise asmática, broncoespasmo ou pneumonia e precisa ser investigada.

Gestante precisa comer por dois?

Esta é uma crença popular. Engordar é um processo natural e ela não precisa aumentar a quantidade de alimentos comparada ao de costume, mas ela precisa comer em horários adequados.

Artigos relacionados

RECENTES