27.8 C
Ituiutaba
quinta-feira, novembro 28, 2024
spot_img
spot_img
Home Blog

Falta de Insulina NPH em Divinópolis 

 

COLUNA MG

Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG

www.sindijorimg.com.br

 

Falta de Insulina NPH em Divinópolis

Conforme descrito em nota do fabricante, a escassez de insumos e o número cada vez menor de fornecedores tem impactado diretamente na disponibilidade de insulinas, em especial da NPH (insulina de ação intermediária). Como forma de garantir a manutenção do tratamento dos pacientes previamente diabéticos que já fazem uso da insulina NPH, a UPA está orientado que o próprio paciente traga o medicamento para acondicionamento na farmácia satélite da unidade. Trata-se de medida de contingência para evitar a descontinuidade do tratamento até que a situação seja normalizada. (Portal G37 Divinópolis – Foto G37)

https://g37.com.br/divinopolis/direcao-da-upa-em-divinopolis-alerta-para-falta-de-insulina-nph/

 

Oficina reúne agricultores em MoC

Uma oficina de capacitação realizada em Montes Claros reuniu cerca de 180 agricultores, técnicos e gestores municipais para orientar sobre o processo de obtenção do selo do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal. O evento, promovido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária em parceria com consórcios regionais, destacou a importância da adequação sanitária das agroindústrias e os benefícios do selo para expandir o mercado de produtos de origem animal, garantindo qualidade, segurança e acesso ao comércio nacional. (Gazeta Norte Mineira – Montes Claros)

https://gazetanm.com.br/qualidade-certificada-oficina-reune-cerca-de-180-agricultores-tecnicos-e-gestores-municipais-em-montes-claros/

 

ChildFund Brasil é eleita a melhor ONG de Minas

O ChildFund Brasil foi eleito a Melhor ONG de Minas Gerais no Prêmio Melhores ONGs 2024, organizado pelo Instituto O Mundo Que Queremos e Instituto Doar. Com mais de 58 anos de atuação no país, a organização, que defende os direitos de crianças e adolescentes, também foi destacada entre as 100 melhores ONGs do Brasil, marca que alcançou pela sétima vez. A premiação reconhece a excelência em gestão, governança e transparência das organizações. O ChildFund Brasil, com sede em Belo Horizonte, impacta cerca de 150 mil pessoas em sete estados brasileiros. (Sabará Notícias)

https://www.sabaranoticias.com.br/childfund-brasil-e-eleita-a-melhor-ong-de-minas-gerais

 

Juiz de Fora terá evento de fisiculturismo

Juiz de Fora será palco do Musclecontest, um grande evento de fisiculturismo que acontecerá neste sábado, 30 de novembro, no Trade Hotel. A competição, organizada pela maior produtora de fisiculturismo do mundo, espera reunir mais de 300 atletas, igualando a edição de 2023, e atrair um público de mais de mil pessoas. O evento contará com competidores de várias categorias, além de um show profissional da Women’s Physique, que oferecerá uma vaga para o Mr. Olympia Las Vegas 2025. Ana Augusto, atleta de Juiz de Fora, será uma das participantes, representando o Brasil ao lado de competidores de outros países. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

https://tribunademinas.com.br/noticias/esportes/28-11-2024/musclecontest-fisiculturismo.html

 

Visibilidade mundial ao Queijo Minas

O Governo de Minas tem desempenhado um papel fundamental na valorização do Queijo Minas Artesanal, com esforços para o reconhecimento mundial dessa iguaria. A candidatura dos “Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal” ao título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco deve ter seu resultado em dezembro de 2024. Por meio da Secretaria de Agricultura (Seapa) e suas vinculadas, como a Emater-MG, Epamig e IMA, o governo tem trabalhado para melhorar a qualidade e fortalecer a cadeia produtiva do queijo, além de caracterizar e regulamentar as regiões produtoras. (Jornal Andradas Hoje)

https://www.jornalandradashoje.com.br/atuacao-do-governo-de-minas-da-visibilidade-mundial-ao-queijo-minas-artesanal

 

Cafeicultor exporta para mais de 40 países

A Fazenda Jairo Soares, localizada em São Sebastião do Anta, na região das Matas de Minas, tem se destacado na produção e exportação de cafés especiais para mais de 40 países. Iniciado em 2018, o projeto tem fortalecido a cafeicultura local, promovendo o compartilhamento de conhecimento e infraestrutura entre produtores. Desde 2019, a fazenda, em parceria com a startup Farmly, tem exportado mais de 1.000 sacas de café por ano, com preços que chegam a ser até 500% maiores que no mercado convencional. O projeto beneficia mais de 60 famílias da região. (Diário de Manhuaçu)

https://diariodemanhuacu.com.br/cafeicultor-de-sao-sebastiao-do-anta-promove-exportacao-de-cafe-para-mais-de-40-paises/

 

Construtora mineira recebe Prêmio

O Grupo Patrimar, uma renomada construtora mineira, recebeu o Prêmio Destaque Ademi RJ 2024 na categoria “Projeto de Habitação de Interesse Social”, pelo empreendimento Novolar Atlanta. Este prêmio prestigia projetos imobiliários que se destacam pela inovação, qualidade e impacto social, e o Novolar Atlanta oferece 320 unidades habitacionais com infraestrutura moderna e soluções sustentáveis, como o uso de placas fotovoltaicas e estações de recarga para veículos elétricos. Localizado em Campo Grande, o empreendimento é parte do Programa Habitacional Minha Casa Minha Vida. (Cidade Conecta – Nova Lima)

https://www.itatiaia.com.br/cidade-conecta/2024/11/26/construtora-mineira-recebe-premio-destaque-ademi-rj-2024

 

Empresário de Santa Vitória foi homenageado pela Federaminas

0

Na última semana aconteceu em Caeté, Minas Gerais, o Mérito Empresarial 2024, concedido pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Minas Gerais (Federaminas).

Na oportunidade o empresário Aderval Oliveira de Souza, o Tuca, proprietário do Souza Supermercados, foi homenageado. Além da presença do empresário, o presidente da Associação Comercial Industrial de Santa Vitória, Acisv/Cdl, Adãonete Aquino também esteve presente no evento.

Polícia Militar apreende drogas e recupera materiais furtados em Ituiutaba

0

🔺 54º BPM EM AÇÃO 🔺 –

“O Guardião do Pontal” – Ituiutaba, 27/11, 17h15min, no bairro Pirapitinga, a Polícia Militar apreendeu pedras de crack, prendeu dois homens por Tráfico de Drogas, recuperou duas roçadeiras, uma bicicleta e um projetor.
Equipe PM em patrulhamento preventivo pelo bairro Pirapitinga visualizou individuo em atitudes suspeitas, sendo abordado e verificado se tratar de homem já conhecidamente usuário de entorpecentes e com ele foram encontradas 3 pedras de crack. Individuo relatou ter adiquirido a droga em uma residência nas proximidades, local onde há denúncias de Tráfico de Drogas. Já na residência denúnciada foi abordado um autor na frente da residência e localizado com ele próximo ao portão de entrada, um prato com resquicios de droga. Na residência foi localizado um segundo autor e com ele mais 6 pedras de crack, prontas para a venda. Em continuídade as buscas foram encontradas duas ROÇADEIRAS ELÉTRICAS MARCA TRAPP MASTER 1000L, uma BICICLETA MARCA DROPP COR PRETA COM LARANJA, um RETROPROJETOR MARCA EPSON, MODELO H368A, materiais sem origem licita que foram apreendidos, possivelmente utilizados como moeda de troca por drogas.
Os dois autores foram conduzidos até a delegacia de Plantão, juntamente com a droga de demais materiais apreendidos e deixados a disposição da justiça.

MATERIAIS APREENDIDOS:
▪9 pedras de crack;
▪111 g de cocaína;
▪01 balança digital pequena;
▪R$ 182,00 em cédulas variadas;
▪05 aparelhos celulares;
▪01 Bicicleta
▪02 Roçadeiras
▪01 Retroprojetor

AUTORES:
🐭 02 maior masculino, 43 e 21 anos.

DISQUE DENÚNCIA: 181 – SIGILO ABSOLUTO
Ajude a Polícia Militar a prender suspeitos e recuperar bens de vítimas de crimes. DENUNCIE!

ALCO/54° BPM

🔺 ARCO/9ª RPM 🔺

Câmara aprova projetos que nomeiam a obra de canalização do córrego e lago em Santa Vitória

0

Na manhã de segunda-feira (25), a Câmara Municipal de Santa Vitória realizou a 84ª Reunião Ordinária, durante a qual foram aprovados dois projetos de lei que prestam importantes homenagens a figuras que marcaram a história do município:

Projeto de Lei PM 167/2024: que nomeia a 1ª e 2ª etapa da canalização do Córrego Santa Vitória como “Alceu Ferreira de Queiroz – Alceu Bonito”. Alceu foi uma personalidade de destaque em Santa Vitória. Natural de Campina Verde, mudou-se para a cidade em 1941, onde construiu uma trajetória como criador de gado e líder comunitário. Foi vereador entre 1973 e 1977, período em que também presidiu a Câmara Municipal, e atuou como presidente do Rotary Club local, contribuindo ativamente para o desenvolvimento da comunidade.
Projeto de Lei PM 168/2024: nomeia o Lago do município como “Padre Geraldo Nunes Costa”. Nascido em São João Evangelista (MG), Padre Geraldo foi ordenado sacerdote em 1943 e chegou a Santa Vitória em 1948, quando a cidade ainda dava seus primeiros passos no desenvolvimento. Reconhecido por sua dedicação, utilizava seu veículo para atender emergências médicas e auxiliar os moradores. Após passar por outras cidades, retornou a Santa Vitória em 1974, permanecendo até 2003 e participando da construção da nova Igreja Matriz. Faleceu em Belo Horizonte, deixando um legado de fé, serviço e solidariedade à comunidade santa-vitoriense.

Essas homenagens destacam a relevância de personalidades que ajudaram a construir a história e o progresso de Santa Vitória.

A reunião contou com a presença dos familiares do homenageado Alceu Bonito: a viúva, Divina, e seus filhos, Rogério e Welinton. Também participaram o presidente da Câmara Municipal de Ituiutaba, Francisco Tomaz (Chiquinho), acompanhado dos vereadores André Vilela e Sinivaldo Paiva (Boró), além dos vereadores eleitos de Santa Vitória, Dudu Vasconcelos, Éder do Nivaldo Domingos e Juliano Silva (Juliano do Bigode), do presidente do SINTRASPM/SV, José Tiago, dos alunos das escolas estaduais Prefeito José Franco de Gouveia e, José Paranaíba.

​Presidente eleito da OAB&MG, Gustavo Chalfun, se reúne com o presidente da ALMG para tratar de pautas importantes para a advocacia 

CAA MG / Divulgação

Nesta quarta-feira, dia 27/11, o presidente eleito da OAB-MG para o triênio 2025-2027, Gustavo Chalfun, reuniu-se com o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Tadeu Leite (MDB). Durante o encontro, foram debatidas duas pautas estratégicas para o fortalecimento da advocacia mineira e o aprimoramento do acesso à Justiça. Além das discussões legislativas, Chalfun convidou o deputado Tadeu Leite para a cerimônia de posse da nova diretoria da OAB-MG, marcada para o início de 2025.

Entre os temas abordados, destacou-se o Projeto de Lei nº 2755/2024, que propõe medidas voltadas ao equilíbrio da Justiça. O PL propõe que nos processos judiciais que envolvam a cobrança, o arbitramento e a execução de honorários advocatícios, as custas judiciais, bem como outras despesas ocorram no final da ação. De acordo com o presidente, “hoje quando o advogado vai cobrar os honorários ele precisa antecipar as custas judiciais e quando recebe os honorários, as custas voltam para ele. Já existem projetos de lei em vários estados em que o advogado não precisa adiantar essas custas processuais ele só as paga quando recebe os honorários”, explicou.

Para Chalfun, a aprovação dessa proposta não apenas resguarda o exercício da advocacia, mas também assegura os princípios constitucionais da ampla defesa e do contraditório, garantindo que todas as partes, independentemente de sua condição financeira, tenham pleno acesso ao Judiciário.

Outra pauta apresentada por Chalfun e que merece atenção especial por parte da ALMG, foi o Projeto de Lei nº 2815/2024, que propõe o atendimento prioritário aos advogados em repartições públicas, empresas concessionárias de serviços públicos, instituições financeiras e assemelhadas em Minas Gerais, quando estiverem representando os interesses de seus clientes.

De acordo com o PL 2815/2024, “a concessão de atendimento prioritário aos advogados não é uma questão de conveniência para a classe, mas uma medida que visa aumentar a eficiência e a celeridade dos procedimentos no sistema judiciário e administrativo”.

Esse encontro reafirma o compromisso da futura gestão da OAB-MG em seguir atuando de forma proativa na defesa dos interesses da advocacia e na construção de um sistema de Justiça cada vez mais acessível e eficiente para todos.

 

Polícia Militar prende autores por tráfico de drogas em Prata/MG

0

🔺 54º BPM EM AÇÃO 🔺

“O Guardião do Pontal”

Prata, 26/11, 19h15min, no bairro Cruzeiro do Sul, policiais militares prenderam 3 pessoas por Tráfico de Drogas e apreendeu 339 pedras de crack.
Equipe PM de posse de denúncias constantes em DDU (Disque Denuncia Unificado), foi realizado monitoramento do local e avistado uma das denúnciadas saindo da residência. Realizada sua abordagem e constatado que a mesma portava dentro de sua boca 28 pedras de crack, embaladas, prontas para venda. Na residência, local denunciado, foram abordadas mais duas pessoas, entre eles uma autora contumaz na prática de tráfico na cidade de Prata e responsável por abastecer vários pontos de tráfico de drogas na cidade.

Durante buscas na residência foram apreendidos os seguintes materiais:

MATERIAIS APREENDIDOS
▪01 pedra de crack pesando 95 gramas;
▪338 pedras crack prontas para venda;
▪01 bucha de cocaína;
▪01 balança de precisão;
▪R$1508,00 em dinheiro
▪05 celulares

AUTORES PRESOS
01 sexo masculino, 33 anos.
02 sexo feminino, 32 e 38 anos.

DISQUE DENÚNCIA: 181 – SIGILO ABSOLUTO
Ajude a Polícia Militar a prender suspeitos e recuperar bens de vítimas de crimes. DENUNCIE!

ALCO/54° BPM

🔺 ARCO/9ª RPM 🔺

Justiça descobre ‘reclamante profissional’ em Paraíso 

 

COLUNA MG

Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG

www.sindijorimg.com.br

 

 

Justiça descobre ‘reclamante profissional’

O Juiz do Trabalho Substituto, Reinaldo de Souza Pinto, da Vara do Trabalho de São Sebastião do Paraíso, ao analisar reclamação trabalhista contra uma construtora, ajuizada por um autor que se qualificou como trabalhador rural, ao negar provimento, concluiu que na verdade se tratava de “um reclamante profissional”. Pontuou que nos últimos 11 anos o autor ajuizou, naquela unidade judiciária, “nada mais nada menos, que 54 ações, o que perfaz uma média de 4,909 ações por ano”. “A cada dois meses e meio o autor ajuíza uma ação nesta especializada. Em 2024 são três ações, em 2023 foram cinco”, relatou. (Jornal do Sudoeste – São Sebastião do Paraíso – Foto: Divulgação)

https://jornaldosudoeste.com.br/noticia.php?codigo=217996

 

Semáforos em Alfenas danificados por maritacas

Aves que sempre estão em dupla, formando um casal, estão se tornando um pesadelo para o setor de trânsito da cidade por destruírem os fios dos semáforos. O que parecia apenas uma algazarra das Maritacas pelos fios dos postes pela cidade, se tornou um pesadelo para o setor de trânsito em Alfenas. Estas aves de pequeno porte, mas de bicos potentes, vêm deixando um rastro de destruição sobretudo nos fios que levam energia aos semáforos em diferentes pontos da cidade. (Jornal Panorama – Caxambu)

https://jornalpanoramaminas.com.br/site/semaforos-em-alfenas-viram-alvos-das-maritacas/

 

Uemg abre inscrições para vestibular

A Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) abriu nesta quarta-feira (27/11) as inscrições para o vestibular 2025, que oferece 4.811 vagas em cursos presenciais de graduação em diversas áreas, como bacharelado, licenciatura e tecnológicas, em várias cidades do estado. As provas de conhecimentos gerais serão realizadas no dia 12 de janeiro de 2025, em 19 municípios mineiros. O vestibular contará com categorias de ampla concorrência, reserva de vagas e inclusão regional, permitindo que candidatos de diferentes perfis, como pessoas com deficiência e egressos de escolas públicas, possam concorrer a vagas. O edital completo está disponível no site oficial, e dúvidas podem ser enviadas para o e-mail do processo seletivo. (Portal Gerais – Divinópolis)

https://portalgerais.com/uemg-abre-nesta-quarta-feira-27-11-as-inscricoes-para-o-vestibular-2025/

 

Café mineiro em alta

Minas Gerais estabeleceu novos recordes em suas exportações de café, com dados de janeiro a outubro de 2024 indicando um total de US$ 6,2 bilhões em receita e 25,1 milhões de sacas exportadas para 86 países, superando os resultados de 2023. O café, que representa 44% das exportações agropecuárias do estado, continua sendo um destaque no cenário internacional, com a China como principal comprador e a Bélgica registrando um aumento de 125% em suas aquisições. As exportações do agronegócio de Minas atingiram US$ 1,5 bilhão em outubro de 2024, impulsionadas pela valorização do café no mercado global. O estado continua a se consolidar como um dos maiores fornecedores de produtos agropecuários do mundo. (Jornal da Região – Guaxupé)

https://www.jornaldaregiaoonline.com.br/noticias/agropecuaria/7647/cafe-em-alta-novo-recorde-em-exportacao-sinaliza-que-mundo-abraca-cada-vez-mais-os-graos-de-minas

 

Acordo vai fomentar ferroviário em Arcos

A ArcelorMittal, maior produtora de aço do Brasil e líder global no setor, firmou uma parceria com a Multitex Logística Ltda para criar a joint venture TITAM Intermodais S.A., com sede em Arcos, no Centro-Oeste de Minas Gerais. O acordo visa fomentar o transporte ferroviário na região, garantindo à ArcelorMittal o embarque de cal e calcário para suas plantas industriais no Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. A iniciativa tem como objetivo aumentar a competitividade da empresa, oferecendo custos mais baixos de transporte e reduzindo a dependência do transporte rodoviário. (Tribuna Formiguense)

https://tribunacentroeste.com.br/noticias/lider-mundial-e-maior-produtora-de-a-o-do-brasil-fecha-acordo-que-vai-fomentar-o-transporte-ferrovi-rio-em-arcos

 

Terminal rodoviário é reinaugurado

A estação rodoviária de Governador Valadares foi oficialmente reinaugurada nesta terça-feira (26), após dois anos de obras e um investimento de aproximadamente R$ 5 milhões, realizado pela concessionária Ibicon. A revitalização trouxe melhorias significativas, com a operação centralizada em um único pavimento, facilitando o acesso e a mobilidade de passageiros, especialmente aqueles com necessidades de acessibilidade. O novo terminal agora conta com 12 empresas de ônibus, oferecendo conexões para cinco regiões do Brasil, incluindo o Centro-Oeste. (Diário do Rio Doce – Governador Valadares)

https://drd.com.br/mais-acessivel-e-moderno-terminal-rodoviario-de-valadares-e-oficialmente-reinaugurado/

 

Buscas pela Jovem Desaparecida em Ituiutaba: Bombeiros iniciam o quinto dia de Mobilização

0

Ituiutaba, 27 de novembro de 2024 – O 2º Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar de Ituiutaba deu continuidade, nesta quarta-feira (27), às buscas pela jovem desaparecida desde o último dia 22 de novembro. Com o intuito de encontrar a jovem, a equipe de bombeiros concentram seus esforços ao longo das margens do Rio Tijuco.

Desde o início das buscas, o 2º Pelotão tem intensificado as operações de busca em toda região. A equipe de busca, composta por profissionais altamente treinados, está utilizando diversas técnicas de resgate e procura, incluindo buscas a pé, com drones e com uso de equipamentos específicos para operações em ambientes aquáticos.

No quarto dia de buscas, foram realizadas buscas em diversos lugares, que incluem áreas de difícil acesso, e que exigem muita atenção dos bombeiros. As margens do Rio Tijuco, com suas águas turvas, dificultam a visibilidade, mas as equipes seguem mobilizadas e determinadas nas buscas pela jovem.

O Corpo de Bombeiros, juntamente com as autoridades locais, continuam realizando os esforços necessários. A buscas continuam nesta quarta-feira, 27, e os bombeiros reforçam que qualquer nova informação relevante pode ser de grande ajuda para a localização da jovem.

Em caso de emergências, ligue 193!
Bombeiro: o amigo certo nas horas incertas.

Museu em Januária é dedicado ao pão de queijo 

 

 

COLUNA MG

Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG

www.sindijorimg.com.br

 

Museu é dedicado ao pão de queijo

O Museu Memorial do Pão de Queijo, localizado em Januária, no Norte de Minas, é o primeiro do Brasil dedicado à história dessa iguaria típica de Minas Gerais. Inaugurado em 2013, o museu homenageia o casal Geraldo e Dália Farias, conhecidos quitandeiros que vendiam pão de queijo e outras delícias para os passageiros de barcos a vapor no Rio São Francisco. O espaço preserva objetos históricos e culturais relacionados à produção artesanal do pão de queijo, oferece oficinas culinárias e degustação.. (Gazeta Norte Mineira – Montes Claros – Foto:Reprodução))

https://gazetanm.com.br/nas-aguas-do-velho-chico-saiba-onde-fica-o-primeiro-museu-do-brasil-dedicado-ao-pao-de-queijo/

 

Cantata de Natal da Almg

A 16ª edição da Cantata de Natal da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) ocorrerá na próxima quarta-feira, 4 de dezembro de 2024, às 19h, no Palácio da Inconfidência, em Belo Horizonte, com entrada gratuita. O evento reunirá mais de 300 vozes, incluindo o Coral da ALMG e 14 corais parceiros, e contará com a participação especial da Orquestra Opus. A apresentação, que será transmitida pelo canal da ALMG no YouTube e Facebook, celebra o espírito natalino e promove a integração entre instituições públicas e a comunidade, além de valorizar a música erudita. (Balcão News – Belo Horizonte)

https://balcaonews.com.br/2024/11/25/cantata-de-natal-da-almg-sera-na-proxima-quarta-feira-dia-4/

 

Ouro Preto inaugura Natal

O Natal de Ouro Preto 2024 foi inaugurado no último sábado (23), com a iluminação oficial da Praça Tiradentes, dando início à temporada de festas “Natal de Ouro Preto Luz e História”. A programação deste ano inclui atrações culturais como Folias de Reis, Pastorinhas, corais, e cortejos com artistas circenses, além de uma imponente árvore de Natal de 22 metros em frente ao Museu da Inconfidência. A cidade, que espera receber cerca de 90 mil turistas até 6 de janeiro de 2025, celebra a união da tradição local com a iluminação natalina, criando um espetáculo de luz e cultura.. (O Liberal – Ouro Preto)

https://oliberalinconfidentes.com.br/destaque/ouro-preto-inaugura-natal-de-luz-com-programacao-historica-e-cultural/

 

Violência contra servidores aumenta

A violência nos serviços de saúde cresceu quase 28% em Juiz de Fora este ano. Foram 359 ocorrências registradas entre janeiro e setembro, contra 281 no mesmo período de 2023. Os dados são do Observatório de Segurança Pública de Minas Gerais. No topo da lista de 2024 estão os furtos, com 76 casos, seguidos por “outras infrações contra a pessoa”, com 57 registros, e por ameaças, com 52. Vias de fato/agressão, danos e lesões corporais também aparecem entre os crimes mais comuns, com 18, 20 e 11 anotações, respectivamente. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

https://tribunademinas.com.br/noticias/cidade/26-11-2024/violencia-saude-cresce-jf.html

 

Ipatinga tem Selo em alfabetização

O município de Ipatinga conquistou o Selo Ouro do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), uma iniciativa do Governo Federal que visa garantir a alfabetização de crianças até o 2º ano do Ensino Fundamental e recuperar aprendizagens prejudicadas pela pandemia. A cidade alcançou 95 pontos, destacando-se pelo esforço e investimento contínuo na educação, incluindo a formação de professores e gestores, e a implementação de políticas de alfabetização. O selo reconhece os avanços na qualidade educacional e coloca Ipatinga entre os municípios com os melhores índices de alfabetização do Brasil. O programa prevê investimentos de R$ 2 bilhões ao longo de quatro anos. (Diário do Aço – Ipatinga)

https://www.diariodoaco.com.br/noticia/0120286-municipio-de-ipatinga-e-distinguido-pelo-mec-com-selo-ouro-em-alfabetizacao

 

ANM alerta 44 barragens

A Agência Nacional de Mineração (ANM) alertou para o risco elevado de rompimento em 44 barragens de rejeitos de mineração em Minas Gerais durante o período chuvoso, afetando mais de 60 mil pessoas. Essas barragens acumulam mais de 517 milhões de metros cúbicos de rejeitos, um volume 11 vezes superior ao do desastre de Mariana, em 2015. A barragem de Serra Azul, em Itatiaiuçu, é uma das mais críticas, com nível 3 de emergência e risco iminente de ruptura, apesar dos esforços da ArcelorMittal para construir uma estrutura de contenção até 2025. Muitos problemas nas barragens, como falhas em estruturas de drenagem e infiltrações, aumentam a vulnerabilidade, e a ANM exige maior fiscalização e medidas preventivas das mineradoras para evitar acidentes graves. (Por Dentro de Minas)

https://pordentrodeminas.com.br/noticias/gerais/2024/11/anm-alerta-para-risco-elevado-em-44-barragens-de-minas-gerais-durante-periodo-chuvoso/

 

​Fecomércio MG e deputados levam adiamento do pagamento do IPVA à votação amanhã (26) na Assembleia 

Fecomércio MG / Divulgação

Por iniciativa da Fecomércio MG junto aos deputados, será votado amanhã, 26/11, a partir das 11h, na Comissão de Fiscalização Financeira Orçamentária (CFFO), Projeto de Lei que permitirá o parcelamento do pagamento do Imposto sobre a Propriedade Veículos Automotores (IPVA) em quatro vezes, com a primeira parcela vencendo em fevereiro.

“Será melhor para todos os mineiros que pagam IPVA este parcelamento maior”, Nadim Donato, presidente da Fecomércio MG. 

Para os interessados no pagamento à vista, o IPVA poderá ser quitado em janeiro, com desconto a ser definido pelo Governo. Atualmente, Minas Gerais permite o parcelamento do IPVA, mas a primeira parcela deve ser paga em janeiro.      

Com o deslocamento do pagamento da primeira parcela do IPVA para fevereiro, consumidores, comerciantes e governo devem obter vantagens. Para os consumidores, as despesas do começo do ano ficam menos pesadas com o parcelamento, já o comércio consegue reverter a tradicional queda nas vendas de janeiro quando os clientes ficam sobrecarregados com as contas a pagar.

Para o Governo, conforme aponta estudo realizado pelo Núcleo de Estudos Econômicos da Fecomércio, a previsão é de queda significativa da inadimplência e aumento da arrecadação.

Sobre a Fecomércio MG

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais integra o Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac em Minas e Sindicatos Empresariais que tem como presidente o empresário Nadim Donato. A Fecomércio MG é a maior representante do setor terciário no estado, atuando em prol de mais de 740 mil empresas mineiras. Em conjunto com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, a Fecomércio MG atua junto às esferas pública e privada para defender os interesses do setor de Bens, Serviços e Turismo a fim de requisitar melhores condições tributárias, celebrar convenções coletivas de trabalho, disponibilizar benefícios visando o desenvolvimento do comércio no estado e muito mais.

Há 85 anos fortalecendo e defendendo o setor, beneficiando e transformando a vida dos cidadãos