21.9 C
Ituiutaba
sexta-feira, abril 26, 2024
spot_img

Campanha antirrábica é realizada na zona rural de Ituiutaba

Ituiutaba – Os números preliminares da vacinação antirrábica deste ano, iniciada no dia 21 de junho na Zona Rural do município, quando comparados com os da campanha do ano passado, estão acima das expectativas, segundo o Chefe de Setor do Centro de Controle de Zoonoses, CCZ da Prefeitura de Ituiutaba, Paulo Sérgio de Oliveira. Em doze dias de trabalho já foram vacinados 2.471 cães e 451 gatos.

“Por ser quase impossível montar pontos fixo de vacinas, os agentes de endemias, divididos em quatro equipes durante a semana e aumentando para seis equipes no final de semana, circulam devidamente identificados e uniformizados, realizando visitas às propriedades”, esclarece Paulo Sérgio.

No perímetro urbano a vacinação terá duração de 17 dias, devendo ser iniciada em 19 de julho e encerrada em 04 de agosto. Os dias, locais e horários serão amplamente divulgados pelos veículos de comunicação.

O vírus da raiva animal é 100% letal ao ser humano e tem, como meio principal de transmissão, a mordida de animais, especialmente de cães e gatos. Entre os sintomas da doença em cães estão: Agressividade, com tentativas de morder pessoas, animais e objetos, tristeza, com busca de lugares escuros, alteração do latido, salivação excessiva, com a boca aberta constantemente, recusa de alimentos e de água por ter dificuldade de engolir, com engasgos, perda de coordenação motora, convulsões, paralisia nas patas traseiras, paralisia total

Caso haja suspeita de que o animal esteja com a doença, o mesmo não deve ser sacrificado. A orientação é deixá-lo em observação por dez dias em local seguro, de forma a evitar ataques a pessoas ou outros bichos. Se a observação não for possível, ele deve ser encaminhado ao canil do Centro de Controle de Zoonoses. Telefones de contato do CCZ em Ituiutaba (34) 3268 2398 / 3268 7255 ou 08009416500.

Artigos relacionados

RECENTES