24.2 C
Ituiutaba
sábado, abril 27, 2024
spot_img

Década de Ação pela Segurança no Trânsito se encerra no final de 2020

Neste ano de 2020, chega ao fim a Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2011-2020, proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas e publicada em maio de 2011. Com esta campanha, governos de todo o mundo se comprometeram a tomar medidas para prevenir os acidentes no trânsito e reduzi-los em até 50% nesses últimos dez anos.

Os acidentes de trânsito são a nona causa de mortes no mundo, responsáveis por 1,25 milhões de óbitos e por deixar um número de feridos que varia entre 20 e 50 milhões por ano. A Organização Pan-Americana de Saúde/Organização Mundial de Saúde (OPAS/OMS) coordena os esforços globais ao longo da Década e monitora os progressos em níveis nacional e internacional, além de dar apoio a iniciativas relacionadas (como redução do consumo de bebidas alcóolicas por motoristas, aumento do uso de capacetes e cintos de segurança, entre outras ações).

Projeto Vida no Trânsito

Dentro da campanha, é importante citar que o Brasil foi um dos países a receber o Projeto Vida no Trânsito (PVT), voltado à redução das mortes e lesões causadas no trânsito em 10 países, com o financiamento da Fundação Bloomberg e coordenação global da Organização Mundial de Saúde (OMS) e suas agências regionais – a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), nas Américas. 

O PVT é desenvolvido em diversas cidades brasileiras e além do suporte da OPAS/OMS tem aporte técnico e financeiro do Governo Federal.

Artigos relacionados

RECENTES