30.6 C
Ituiutaba
sexta-feira, abril 26, 2024
spot_img

Doar sangue é doar vida

Em dias que antecedem a mais uma festa de carnaval e onde se faz tão necessária a doação de sangue, proporcionando condições para que o Hemominas possa desenvolver o seu trabalho, colaborando com os Hospitais e salvando vidas, nosso jornalismo esteve com Davi Barabanov, do Hemominas de Ituiutaba para saber um pouco mais do que é preciso para doar sangue.

Davi – É importante que a pessoa tenha dormido bem na noite anterior a doação e se for pela manhã, que tenha tomado o seu café da manhã. Já no período da tarde ou da noite é preciso ter um intervalo de 3 horas após o almoço ou jantar. Outra observação importante é que o doador precisa trazer um documento original com foto, pesar acima de 50 kg e passar por um processo de triagem com o médico aqui no próprio Hemominas, minutos antes de efetuar a doação, garantindo assim uma maior segurança tanto para o doador, como para quem vai depois precisar de sangue.

No que tange a conscientização da importância dessa doação, vale lembrar que estaremos no próximo dia 25 de março na UEMG, unidade de Ituiutaba, proferindo palestra com este objetivo.

Outro fato também importante de se frisar, foi que nossa equipe esteve no último dia 15, sábado, na cidade vizinha de Capinópolis, com o projeto denominado de Coleta Externa e ali conseguimos coletar um total de 46 bolsas de sangue e outros 10 cadastramentos de pessoas doadoras de medula óssea. Esse projeto acontece em todos os nossos municípios vizinhos, sendo de suma importância para mantermos os níveis de estoque, podendo assim atender a demanda.

Não esqueça que a sua doação pode salvar uma vida.

O horário de funcionamento do Hemominas é:

Segunda, terça e sexta-feira das 7 às 11 horas.

Quarta e quinta feira das 16 às 20 horas.

Artigos relacionados

RECENTES