24.3 C
Ituiutaba
sexta-feira, abril 26, 2024
spot_img

Educadores discutem o currículo para implantação da BNCC

Ipiaçu – Reuniram-se nos dias 24 de agosto e 06 de setembro na Escola Municipal “José Olyntho Ferreira, todos os educadores da rede pública de ensino, para discutirem o Currículo de Minas Gerais do município de Ipiaçu, “A construção do currículo de Minas Gerais para a Educação Infantil e Ensino Fundamental em Consonância com a Base Nacional Comum Curricular”, com o objetivo de promover um espaço de diálogo a respeito da versão preliminar do currículo de Minas Gerais.

É um momento importante para a Educação em Minas Gerais: a construção de um novo currículo. Um documento para todas as escolas mineiras, buscando respeitar a diversidade regional, histórica, social e política de Minas Gerais.

O encontro contou com a presença de diversas autoridades, dentre elas, a secretária municipal de educação e cultura, Silvana Ramalho da Silva, o diretor da SRE de Ituiutaba, Carlos Henrique Araújo Vidigal, a assessora Iraneide Melo, os vereadores Diomar Honório de Carvalho, José Divino da Costa e Luís Antonio da Silva, o encarregado do setor de compras, José Tonaco Neto, que representou o prefeito municipal, Luiz de Oliveira, o padre Eduardo e as analistas educacionais Carla Paranaíba, Maria Betania Barcelos e Liliane Jacob.

O diretor Carlos Henrique destacou que um dos princípios fundamentais para que esse processo de construção aconteça, é o Regime de Colaboração entre Estado e municípios, garantindo a equidade e o respeito entre esses entes federados, sempre em postura de diálogo, cooperação e solidariedade.

Esse currículo, por sua vez será norteador para professores, diretores, especialistas e outros profissionais da educação na reelaboração dos planos pedagógicos de suas escolas. Para isso, é importante que todos esses atores se mobilizem e participem de todas as etapas de construção.

Segundo a secretária de educação, Silvana Ramalho da Silva, estes encontros visam garantir a representatividade e a participação do município de Ipiaçu na construção do currículo de Minas Gerais, deixando suas contribuições sobre a versão preliminar apresentada, para que as particularidades de todo o Estado se façam presentes no documento paritário pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais – SEE/MG e pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Minas Gerais – UDIME/MG.

 

Artigos relacionados

RECENTES