25.6 C
Ituiutaba
sexta-feira, abril 26, 2024
spot_img

Hemominas Ituiutaba sofre com a escassez de reservas

Com a aproximação dos dias mais frios e a chegada das férias, o estoque dos bancos de sangue despenca. Mas infelizmente o número de quem precisa de doação continua no mesmo patamar ou pode em alguns casos até aumentar, sendo este, um grande problema. De olho nisso, a Gazeta esteve com o representante da Unidade de Ituiutaba do Hemominas, Davi Barabanov, que relatou aspectos pertinentes ao banco de sangue na cidade.

Os já doadores, não vem comparecendo para atender a demanda da região, pois estão havendo maiores acidentes, as cirurgias foram potencializadas com o atendimento da região, bem como as hemodiálises. “As Cidades da região como Capinópolis e Santa Vitória enviam doadores para reposição do banco de sangue. Por esse motivo se faz necessária uma reflexão que só depende de nós, pois o sangue é um bem que não é produzido e estamos sujeitos a precisar de uma doação” afirmou Davi.

É importante ressaltar também a necessidade do cadastro de medula óssea, por conta da compatibilidade genética, que segundo informado por Davi é de 25 a 30 % na família e 1 a cem mil ao banco de dados. Atualmente o banco de dados é expressivo em quantidades de cadastro, porém o número de pessoas que conseguem uma doação é mínimo. Para esse cadastro, são aptas pessoas de 18 a 55 anos e não há nenhuma restrição, são coletados 4 ml de sangue e o candidato a doador recebe sua carteirinha, e desde maio é isento de taxas de concursos públicos.

O Hemominas Ituiutaba, atende os doadores as segundas, terças e sextas das 7h às 11h e as quartas e quintas, atendimentos noturnos de 16h as 20h, na Av. 49 c/ 18 e 20, 125 – Bairro Elândia. Os doadores, também podem agendar sua doação pelo telefone (34) 3269-0005 ou através de ligação gratuita pelo canal 155 e opção 1 ou pelo no site: www.hemominas.mg.gov.br

Artigos relacionados

RECENTES