25.6 C
Ituiutaba
quinta-feira, abril 25, 2024
spot_img

Hipertensão um inimigo silencioso

Ituiutaba – Em entrevista à Gazeta, o Cardiologista Dr. Márcio Suzuki, falou um pouco sobre a hipertensão, que segundo ele é um inimigo silencioso. Ainda de acordo com o médico, um novo estudo norte-americano, indica que este mal tem acometido a população jovem em escalas bem maiores do que se imaginava.

Gazeta – A abordagem correta junto a um determinado paciente influencia no tratamento?

Márcio Suzuki – Hoje é um pouco diferente, mas antigamente no Curso de Medicina, tínhamos uma matéria chamada “relação médico paciente”, e esta relação é muito importante para fazer o diagnóstico e tratamento desse paciente, porque dependendo da pessoa, ele se fecha e fica mais difícil a comunicação. É muito diferente quando um médico chega com a cara fechada, daquele que chega com um sorriso no rosto. Isso está nas diretrizes da comunicação, então se você é mais agradável, mais cordial, melhora a relação entre as pessoas, principalmente aquelas que estão procurando um médico. Então eu posso afirmar que com certeza, a maneira de abordar um paciente ajuda sim, no meu trabalho e também no diagnóstico e tratamento do paciente.

 

Gazeta – Qual a idade que se deve fazer o primeiro check-up e com qual frequência ele deve ser realizado?

Márcio Suzuki – O ideal é começar a ir ao cardiologista para fazer check-up com 20 anos. Caso tenha histórico na família, é bom fazer anualmente. Quando não há histórico familiar pode se fazer a cada 5 anos até completar os 40 anos. após os 40, recomenda se fazer um check-up anualmente. Diferente do que muitas pessoas imaginam o coração mata 4 vezes mais que todos os cânceres juntos, todos se preocupam em fazer exames preventivos ginecológico, preventivo de mama, da próstata e não fazem preventivo do coração e isso é muito importante. Vou frisar novamente, o ideal seria todo mundo fazer um check-up anual, a partir dos 40 anos. Isso já reduziria em até 70% as patologias cardiovasculares, que inclui pressão alta, derrame e trombose.

 

Gazeta – Com relação a problemas cardíacos, com quais sintomas devemos estar mais atentos?

Márcio Suzuki – Primeiro sintoma que surge e não tratam é a dor no peito. As vezes aparece uma dor no peito que, as vezes vai para as costas, no pescoço, ou no braço esquerdo, essa dor dura uns segundos e passa, como isso dura pouco tempo a pessoa acomoda, não procura logo um médico e isso é um erro. Outro sintoma é a tontura, em primeiro lugar problemas de tontura são cardíacos, ocorre devido a arritmia, falha no coração, e em segundo lugar são devidos a problemas neurológicos e somente em terceiro que é labirintite. A recomendação é sempre procurar o médico rápido. Outro sintoma é dor de cabeça, as pessoas falam que é enxaqueca, stress, cansaço, mas muitas vezes é um sintoma de pressão alta. Em todos esses casos o ideal e buscar uma consulta com o seu especialista.

Gazeta – Hipertensão ocorre com qual idade?

Márcio Suzuki – Hipertensão é uma doença que geralmente não tem sintomas. Estudo muito isso em crianças por exemplo, hoje em cada dez crianças, duas tem pressão alta. São duas coisas principais que causam a hipertensão em crianças especificadamente, um fator é a genética e outro é a alimentação, pois hoje tudo é cheio de sódio (sal), que é o principal conservante dos alimentos por ser mais barato, por isso o governo tomou atitudes recentemente de controlar o sódio, porque está presente em todos os alimentos industrializados, exemplo, refrigerante, doce. Então somada a má alimentação com a genética, tenho crianças aqui com 3,6,7 anos, já com pressão alta.

Gazeta – Além de balancear a alimentação, o que pode ser feito para controlar a pressão?

Márcio Suzuki – O tratamento inicial é o mesmo para criança, jovens e adultos, que chama medidas higiênico-dietética que vai além de controlar e equilibrar a alimentação, deve-se praticar exercícios, cada vez mais as crianças de hoje ficam só paradas com telefone na mão, diferente das crianças de 30 anos atrás, que ficavam na rua brincando. Hoje as crianças ficam só sentadas, não fazem exercícios e isso somente agrava a situação.

Artigos relacionados

RECENTES