24.2 C
Ituiutaba
sábado, abril 27, 2024
spot_img

Infecções dentárias podem causar patologias cardíacas

Falando ao jornalismo da Gazeta o Cardiologista Dr. Márcio Suzuki, falou sobre patologias nas válvulas cardíacas, que podem ocorrer devido a problemas dentários ou infecções de garganta.

Gazeta – Quais os principais sintomas de patologia nas válvulas cardíacas?

Márcio Suzuki – Os problemas nas válvulas precisam ser diagnosticados pelo cardiologista e isso pode ser feito até pelo estetoscópio, só que existem vários detalhes. Os problemas nas válvulas geralmente são detectados pelo famoso sopro, porém tem vários tipos de sopro, que podem ocorrer na válvula mitral, válvula aórtica, válvula tricúspide, ou válvula pulmonar. As válvulas mais comuns a ocorrer o sopro são válvula mitral e válvula aórtica. Podendo ser sopro de insuficiência ou de estenose, por isso é necessário o diagnóstico de um especialista para entender, pois existem várias subdivisões. Em alguns casos o tratamento acontece com remédios e outros são cirúrgicos, por isso tem que ser avaliado pelo especialista.

Os sintomas principais são cansaço e falta de ar, e o sinal principal é o sopro. Então falta de ar e o sopro geralmente são problemas de válvula.

 

Gazeta – Uma pessoa saudável pode desenvolver patologia nas válvulas cardíacas ou é apenas um problema genético? Se pode ser desenvolvido qual fator influencia no surgimento?

Márcio Suzuki – Geralmente a tendência é de ser genética, mas no Brasil, a maioria dos casos é devido à febre reumática, que é causada por uma bactéria que vive normalmente na garganta, mas também pode ser causada por problemas dentários ou problemas de garganta. Por exemplo, pessoas que tem muita infecção na garganta, todo ano, o indicativo é extrair as amígdalas e ir ao cardiologista fazer um preventivo, porque essas bactérias que tem na boca e garganta vão pela corrente sanguínea, até o coração e começam a corroer as válvulas, nesse caso a única solução é a cirurgia.

Já tive muitos pacientes que foram fazer tratamentos dentários e desencadearam problemas na válvula e é preciso frisar que a febre reumática pode levar à morte rapidamente se não houver um diagnóstico preciso e o tratamento adequado.

Então esses problemas não são somente genéticos. Por essa razão recebo várias demandas de dentistas que encaminham seus pacientes ao cardiologista para verificar uma forma de tratamento/prevenção que deve ser realizado anterior aos procedimentos dentários.

Artigos relacionados

RECENTES