30 C
Ituiutaba
sexta-feira, abril 26, 2024
spot_img

Ituiutaba – Superintendência Regional de Ensino promoverá a Feira de Iniciação Científica no Pontal do Triângulo Mineiro – FICP 2019

Ituiutaba – A Feira de Iniciação Científica no Pontal Do Triângulo Mineiro – FICP 2019, é um evento de iniciativa da Superintendência Regional de Ensino de Ituiutaba com o objetivo de incentivar e promover a pesquisa e iniciação científica nas escolas.

O evento é gratuito e aberto a todas as escolas públicas e particulares de Ituiutaba e região e será realizado nos dias 22 e 23 de novembro de 2019, na Escola Estadual Antônio Souza Martins, Rua 18, nº 2444, Setor Sul, Ituiutaba—MG.

Trabalhos Inscritos

Para a participação na FICP, os interessados realizaram cadastro e inscrições on-line, até o último dia 15/10/19, para o público em geral. Já as inscrições para as escolas da rede estadual ficaram abertas até o último dia 25/10/19. 

Até a data de 15/10/19 foram contabilizados 94 trabalhos avulsos aprovados, nas categorias Ensino Fundamental Anos Iniciais, Ensino Fundamental Anos Finais, Ensino Médio, EJA e Ensino Profissionalizante.

 O formulário de inscrição e a lista com os trabalhos participantes pode ser acessada através da página: 

https://feictrim.blogspot.com/

A importância da Pesquisa e Iniciação Científica nas escolas

Visando à formação integral, é importante que as escolas se utilizem da pesquisa e iniciação científica para desenvolver habilidades de pensamento crítico, raciocínio lógico, análise e comparações, criatividade, curiosidade, entre outras.

Estas habilidades contribuem para a construção do conhecimento, possibilita aos estudantes exercer o protagonismo e traz motivação para que realizem atividades que irão contribuir para seu desenvolvimento pessoal e também da sociedade em que vivem.

É papel da escola e dos educadores fornecer oportunidades e ferramentas para que as iniciativas e ideias dos estudantes sejam transformadas em pesquisas e projetos, possibilitando que a teoria da sala de aula seja colocada em prática na vida dos estudantes e da comunidade escolar.

Intercâmbio cultural

A FICP é uma oportunidade de promover o intercâmbio cultural.

Cada escola tem seu próprio contexto cultural e social e, portanto, cada trabalho apresentado possui informações e perspectivas diferentes, que levarão os participantes a compartilhar suas experiências e promover a ampliação dos conhecimentos de estudantes, professores e comunidade escolar participantes.

Artigos relacionados

RECENTES