24.3 C
Ituiutaba
sexta-feira, abril 26, 2024
spot_img

Lideranças culturais prestigiam eleição e posse na Comissão de Cultura da ALMG

Representantes de diversos segmentos culturais marcaram presença no último dia 21, nas galerias do Plenarinho II da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), durante a eleição e posse do presidente e vice-presidente da Comissão de Cultura, respectivamente, deputados Bosco (Avante) e Professor Wendel Mesquita (SD).

A necessidade de preservação da cultura e das conquistas obtidas pelo setor nos últimos anos, como a aprovação do Plano Estadual de Cultura, a Lei 23.160, de 2018, de fomento ao audiovisual, e o sistema de financiamento e apoio à cultura, marcaram os discursos dos parlamentares presentes. Eles também manifestaram receio de um possível “retrocesso” no incentivo ao setor, em razão da crise financeira pela qual passa o Estado, o que levou o governo a fundir a Secretaria de Cultura à pasta de Turismo.

Reconduzido ao cargo de presidente, que ocupou na última legislatura, o deputado Bosco disse que, nesse novo mandato, continuará a lutar para garantir as conquistas e avanços alcançados na última gestão. “Nosso objetivo agora é efetivar o Plano Estadual de Cultura, colocando-o em prática e o aprimorando”, disse.

Bosco ressaltou a necessidade de se criar mecanismos para garantir o financiamento aos projetos, conforme previsto no sistema de financiamento e apoio à cultura. Destacou também a importância da lei do audiovisual e disse esperar que, futuramente, a Secretaria de Cultura volte a ser uma pasta independente, embora reconheça a necessidade de contenção de recursos pelo governo.

Artigos relacionados

RECENTES