27.3 C
Ituiutaba
sexta-feira, abril 26, 2024
spot_img

Merenda escolar em Ituiutaba tem ótima avaliação

Na última semana, técnicos do Centro Colaborador em Alimentação Escolar (Cecane), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) estiveram em Ituiutaba para acompanhar o desenvolvimento do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no Município. O encerramento das atividades aconteceu na sexta-feira (5) no auditório do Centro Municipal de Assistência Pedagógica e Aperfeiçoamento Permanente de Professores, CEMAP e contou com a participação de representantes de diversos municípios da região, ligados à produção da merenda escolar.

O relatório final do trabalho de Assessoria e Monitoramento realizado pelas técnicas do Cecane, Alexandra Vieira Gonçalves e Raphaela da Silva Mendes, classificou como positiva, a gestão da merenda escolar no município de Ituiutaba. Para chegar a esta classificação o município atendeu os critérios de avaliação do FNDE, como por exemplo, documentação, prestação de contas, estrutura física, condições higiênico-sanitárias, processo de aquisição de produtos da agricultura familiar e qualidade nutricional do alimento, entre outros.

“Tudo que pudemos acompanhar aqui em Ituiutaba nos dá a certeza de que o Programa Nacional da Merenda Escolar está cumprindo seu objetivo, deixando de ser um programa assistencialista, para se consolidar cada vez mais como um programa de sustentabilidade social. De um lado, dezenas de famílias que melhoraram sua vida no campo depois que começaram a fornecer seus produtos para a merenda escolar. Do outro lado, alunos que passaram a consumir uma merenda de melhor qualidade e muito mais saudável. Aliado a isto, a gestão responsável por parte das prefeituras e das Secretarias Municipais de Educação”, avaliou a técnica do Cecane, Raphaela da Silva Mendes.

Segundo a secretária municipal de Educação, Esporte e Lazer, Edmar Franco Borges Paranaíba, o trabalho desenvolvido pela Cozinha Central em Ituiutaba merece todo o reconhecimento, pela seriedade e competência dos seus gestores. Disse também que esta proposta de oferecer uma alimentação saudável aos alunos da rede municipal de ensino tem alcançado resultados bastante satisfatórios.

“A maioria destas crianças recebem na escola, uma alimentação de melhor qualidade que aquela que consome nas suas casas. É interessante perceber que a maioria das crianças não tem costume de comer legumes, folhas e determinadas frutas em casa, mas quando estes produtos são oferecidos através da merenda escolar, o que se percebe é uma boa aceitação. Ou seja, além do ensino regular, as escolas também ensinam estas crianças a se alimentarem melhor”, avaliou a secretária.

O encerramento das atividades contou com uma apresentação do Bando Merenda Escolar, do Projeto “Entre Cores e Sabores”, criado para levar às escolas e creches de Ituiutaba, uma mensagem sobre a importância de uma alimentação saudável. O grupo é formado por profissionais da cozinha, que cuidam da produção da merenda escolar da rede municipal de Ituiutaba.

 

Artigos relacionados

RECENTES