27.4 C
Ituiutaba
quinta-feira, abril 25, 2024
spot_img

Prédio da Unidade Mista de Saúde será adequado para acomodar Centro de Diagnóstico de Câncer

Ituiutaba – O prefeito Fued Dib acompanhou na manhã da última terça-feira, representantes do Hospital Hélio Angotti, em uma visita ao prédio da Unidade Mista de Saúde II, no Bairro Progresso, onde será instalado o Centro de Prevenção e Diagnóstico de Saúde – Cenpre Saúde, resultado de convênio assinado entre o Município e a Rede de Hospitais de Câncer do Triângulo (Rede HCT). O objetivo da visita foi avaliar as adequações necessárias, para posterior elaboração do projeto arquitetônico.

 “Este é mais um importante passo que damos neste processo de implantação, aqui em Ituiutaba, desta Unidade de Diagnóstico do Hospital Hélio Angotti. O câncer é uma doença cujo tratamento requer agilidade. Quanto mais rápido for diagnosticado e iniciado o tratamento, maiores são as chances de cura dos pacientes. Este é o objetivo que buscamos, quando decidimos integrar a Rede HCT”, disse o prefeito Fued Dib.

Segundo o arquiteto da empresa RM Arquitetura, de Belo Horizonte, Renato Melo, o prédio que acomodará o Centro de Prevenção e Diagnóstico possui uma boa estrutura, mas serão necessárias algumas adequações para a acomodação dos equipamentos. A RM Arquitetura foi contratada pelo Hospital Hélio Angotti para a formatação do projeto que servirá, posteriormente, para o processo de licitação e escolha da empresa para execução das obras.

“Dentro de no máximo 90 dias teremos concluído este projeto arquitetônico. Precisaremos adequar os espaços para a acomodação dos equipamentos de diagnóstico, como tomógrafo, ultrassom e mamógrafo, entre outros”, disse o arquiteto Renato Melo. Os recursos para a execução da obra já foram liberados. O Hospital Hélio Angotti já dispõe também de R$ 2,5 milhões para a aquisição dos equipamentos.

“Estamos muito próximos de realizar um antigo sonho que é a oferta de procedimentos básicos do tratamento de câncer, aqui mesmo em Ituiutaba, sem a necessidade do deslocamento de pacientes para a realização de simples consultas ou exames em Uberaba, Uberlândia ou Barretos, como ocorre hoje. Além disso, uma vez diagnosticada a doença, teremos garantido o tratamento destes pacientes, dentro do Hospital Hélio Angotti, referência nestes tipos de procedimentos no Brasil”, disse o secretário Odeemes Braz, que em 2017 fez gestão junto ao então deputado federal Caio Nárcio, e conseguiu a instalação do Senpre Saúde em Ituiutaba.

Artigos relacionados

RECENTES