33.1 C
Ituiutaba
sexta-feira, abril 26, 2024
spot_img

Primeiro Lira de 2018 preocupa e vigilância prepara mutirão

Agentes de endemia, da equipe de vigilância ambiental, do Centro de Controle de Zoonoses, CCZ, órgão da Secretaria de Saúde, Prefeitura de Ituiutaba, divulgou o resultado do primeiro levantamento e índice rápido do Aedes Aegypti de 2018, o Liraa.

De acordo com a pesquisa realizada entre os dias 08 e 12 deste mês de janeiro, em cinquenta bairros de Ituiutaba, a média de infestação apresentada foi 10,6%. Apesar do trabalho ter sido realizado em pleno dias de chuva, os números revelados são considerados preocupantes, e algumas ações, como a realização de mutirão de limpeza está sendo planejado para acontecer em toda a cidade.

Segundo o Coordenador da Vigilância Ambiental, Paulo Sérgio de Oliveira, durante reunião com o Secretário de Saúde, o médico Elias Hércules Neto, ficou acertado que o trabalho de mutirão deverá começar pelos dez primeiros bairros de maior índice: Elândia (40,66%), Jardim Jamila (33,33%), Central (33,33%), Distrito Industrial (33,33%), Bela Vista (30,76%), Progresso (30,48%), Residencial Buritis (29,41%), Cristina (25%), Mirim (25%), e Eldorado (22,58%).

“O resultado dessa primeira coleta de 2018, sem dúvida é preocupante. Contudo, novamente reafirmamos que para combater o Aedes Aegypti é preciso o envolvimento de toda a sociedade, da criança até o ancião. É uma guerra que precisa da participação de todos, buscando aonde mora ou no trabalho, eliminar qualquer possibilidade de existência de foco do mosquito”, alerta o Secretário Elias Hércules Neto.

Artigos relacionados

RECENTES