27.4 C
Ituiutaba
quinta-feira, abril 25, 2024
spot_img

Semana Lixo Zero convida moradores de Ituiutaba e de outras cidades do país a refletir sobre a geração excessiva de resíduos

Ituiutaba será palco de um dos mais variados eventos que visa a instigar a sociedade a refletir sobre como lidar com a geração excessiva de resíduos. Trata-se da Semana Lixo Zero, a ser promovida de 18 a 27 de outubro. A ação é uma iniciativa do Instituto Lixo Zero Brasil, com realização da Associação Plataforma Ituiutaba Lixo Zero. Este ano, o evento vai ocorrer simultaneamente em mais de 100 cidades brasileiras e outros dois países – Moçambique e Portugal. 

O objetivo da Semana é disseminar o conceito lixo zero e trazer luz e visão crítica à geração de resíduos, em diferentes escalas. A partir disso, a iniciativa prevê empoderar a sociedade e dar visibilidade às boas práticas da cidade rumo ao Lixo Zero por meio da sensibilização, educação, redução, reúso, reciclagem, compostagem, redesign e arranjos produtivos locais.

Alice Drummond, diretora-presidente da Plataforma Ituiutaba Lixo Zero, diz que ao realizar a Semana Lixo Zero pela segunda vez na cidade, a instituição cumpre seu papel social.

Eixos temáticos

Os eventos da Semana Lixo Zero em Ituiutaba vão oferecer mutirões, oficinas, rodas de conversas, happy hours e até um pimpex voltado para os catadores informais da cidade. As ações serão desenvolvidas sob três eixos temáticos: hierarquia dos resíduos; rede e infraestrutura; e dinheiro público, legislação e governança.

A “Hierarquia dos resíduos”, pautada pela Lei 12.305, apresenta formas de redução, reúso e reciclagem que incentivem a população a apurar o olhar crítico e desenvolver ações conscientes em relação ao “lixo”. 

“Rede e infraestrutura” mostram o que Ituiutaba já tem, como aterro sanitário, Copercicla – Cooperativa de Reciclagem, a rede de catadores informais e as destinações específicas, como as de pilhas e baterias, lâmpadas, embalagens de óleos lubrificantes, eletroeletrônicos e demais. As discussões acerca desse tema visam propor formas de organização que valorizem ainda mais o que há disponível.

Já o eixo “Dinheiro público, legislação e governança” observa as responsabilidades dos gestores públicos, o IPTU Lixo Zero, a cobrança para o grande gerador, a responsabilidade compartilhada, a logística reversa, entre outras questões ligadas à governança dos resíduos sólidos, pautadas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos. 

Agenda e programação:

Todos os eventos estão disponíveis pela agenda no Facebook e Instagram da Plataforma Ituiutaba Lixo Zero. Por meio da programação é possível participar e aderir a práticas reflexivas sobre geração de resíduos.

Artigos relacionados

RECENTES