26.8 C
Ituiutaba
segunda-feira, abril 29, 2024
spot_img

1º BAILE DA BELEZA NEGRA DE ITUIUTABA E REGIÃO

Dia 30 de março de 2024, no Ituiutaba Clube, aconteceu o 1º Baile da Beleza Negra de Ituiutaba e Região.

Uma noite de muita emoção e felicidade, com a apresentação da banda Gilmar Batista e Samba das Comunidades de Uberlândia, que contagiou todos os presentes!

O desfile foi um show de beleza! Cujo objetivo foi celebrar, valorizar, enaltecer e engrandecer a beleza negra, a cultura, a arte, a dança, as tradições, acessórios e roupas étnicas africanas.

A cultura negra possibilita aos negros a construção de um “nós” de uma história e de uma identidade. Diz respeito à consciência cultural, à corporeidade, à musicalidade, à religiosidade, à vivência da negritude, marcadas por um processo de africanidade e recriação cultural.

Parabenizamos com gratidão a presença das caravanas da região de Ituiutaba: Campina Verde, Iturama, Limeira do Oeste, Uberlândia, Santa Vitória, Ipiaçu, Tupaciguara e Araguari; agradecemos imensamente a todos que contribuíram para a realização deste grandioso e importante evento para a nossa sociedade; a todas as autoridades, instituições, coordenadores de instituições municipais, estaduais e regionais do legislativo e executivo; que nos honraram com a presença e participação, valorizando a nossa luta contra toda forma de Racismo e Preconceito. Um agradecimento especial as Margaridas e Coletivo de Mulheres de Ituiutaba e Região, Roberta do Studio As Brabas das Tranças, Rosimeire do Trancy Family Afro Studio,  Abadia do Studio Real e Jackeline do Studio Raízes e Formas, Letícia e Valquiria pela grande participação e colaboração na realização deste evento.

Muito em breve será anunciado a 2º fase deste evento, para a escolha classificatória para a escolha da “Deusa do Ébano de 2024.”

Maria José Silva – Zezé do Povo.

Artigos relacionados

RECENTES