31.4 C
Ituiutaba
quarta-feira, maio 7, 2025
spot_img
spot_img
Home Blog

​Sistema Faemg Senar debate impactos das mudanças climáticas na produção agropecuária 

FAEMG SENAR | Divulgação

Seminário integra a 16ª Semana de Integração Tecnológica e destaca soluções sustentáveis rumo à COP 30

Os eventos climáticos extremos têm gerado impactos cada vez mais severos na produção agropecuária e industrial. Esses fenômenos, porém, vão além dos prejuízos diretos no campo e nas fábricas — seus efeitos alcançam as esferas social, ambiental e econômica, exigindo respostas urgentes e articuladas.

Para estimular a reflexão sobre esses desafios e apresentar caminhos rumo a uma produção mais sustentável e resiliente, o seminário “Mudanças Climáticas e a Produção Agropecuária: COP 30 e os Desafios para o Desenvolvimento Sustentável” reuniu especialistas do setor produtivo mineiro durante a programação técnica da 16ª Semana de Integração Tecnológica (SIT 2025). O evento, promovido pela Embrapa Milho e Sorgo, acontece de 5 a 9 de maio, em Sete Lagoas (MG), com o tema central “A Jornada pelo Clima rumo à COP 30”.

A gerente de Sustentabilidade do Sistema Faemg Senar, Mariana Ramos, que mediou o seminário, destacou: “A COP 30 será no Brasil, mas o protagonismo precisa vir do campo, da ciência, da tecnologia e de políticas públicas bem articuladas.” Ela também ressaltou o papel de Minas Gerais como referência em práticas sustentáveis, superando a mineração nas exportações e com produtores rurais atuando como protagonistas na preservação ambiental.

O chefe-geral da Embrapa Agroenergia, Alexandre Alonso Alves, afirmou que muitos elementos da nova economia de baixo carbono já estão presentes na agricultura brasileira, como os sistemas integrados de produção. Segundo ele, “não há solução climática global sem o agro tropical — e não há agro tropical sustentável sem ciência, políticas públicas eficazes e valorização dos produtores responsáveis.”

O presidente da Associação da Indústria de Bioenergia e do Açúcar de Minas Gerais (SIAMIG), Mário Ferreira Campos, reforçou a importância do uso estratégico do território: “Território não é apenas chão, é decisão.”

A programação do seminário incluiu palestras e debates sobre:

  • os impactos das mudanças climáticas na produção agropecuária e agroindustrial;

  • inteligência territorial estratégica para aproveitamento de novas fronteiras agrícolas;

  • oportunidades no mercado de carbono, incluindo selos e o programa Renovabio;

  • tecnologias do programa ABC+, voltadas à adaptação, mitigação e sustentabilidade dos sistemas agropecuários.

Também foi apresentado o Movimento Central Mineira, que propõe o desenvolvimento planejado de uma nova fronteira agropecuária e agroindustrial na região central de Minas Gerais. Segundo o gerente executivo do INAES, Bruno Rocha, o projeto visa explorar o potencial ainda subutilizado da região, que reúne solo fértil, clima favorável, recursos hídricos e boa infraestrutura logística. “O objetivo é transformar essas vantagens em produtividade, promovendo mais desenvolvimento para o produtor mineiro”, concluiu.

 

Preço do tomate sobe 32% 

Foto: Felipe Couri

COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG
www.sindijorimg.com.br

Preço do tomate sobe 32%
O preço do tomate subiu mais de 32%, de acordo com a prévia do IPCA-15 divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Sozinho, ele respondeu por 18,6% da alta registrada no índice, sendo o item que mais pressionou a inflação em abril. Este foi o segundo mês consecutivo de alta de dois dígitos no preço do tomate. Em março, o aumento foi de 12,57%. Em Juiz de Fora, a disparada de preços também é observada. Na Central de Abastecimento (Ceasa), o tomate registrou alta de 25% no período analisado pelo IPCA-15, entre 18 de março e 14 de abril deste ano. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)
https://tribunademinas.com.br/noticias/economia/04-05-2025/tomate-inflacao-em-abril.html

Pra Geral chega a Sabará
O Pra Geral, um festival cultural que celebra a arte e a vida comunitária, acontecerá em Sabará no dia 1º de junho, oferecendo uma programação gratuita e diversificada. O evento busca valorizar os talentos locais, abrindo edital para artistas de música, teatro, dança, circo e grafite, com inscrições até 10 de maio. Além de atrações convidadas, o festival contará com apresentações contínuas, incluindo performances teatrais, musicais e circenses, além de atividades como rua de lazer para crianças, grafite ao vivo e exposições de artesanato. (Folha de Sabará)
https://folhadesabara.com.br/noticia/44883/pra-geral-chega-a-sabara

Nota Mineira terá sorteio especial
O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Fazenda (SEF), realizará um sorteio especial de R$ 200 mil no programa Nota Fiscal Mineira, em homenagem ao mês das mães. O sorteio ocorrerá em 26 de maio de 2025 e participarão os bilhetes gerados entre 22/4 e 11/5 por consumidores que incluírem o CPF na nota fiscal. O governador Romeu Zema destacou o valor simbólico do prêmio e o estímulo à cidadania fiscal. (Balcão News – Belo Horizonte)
https://balcaonews.com.br/2025/05/07/nota-fiscal-mineira-tera-sorteio-especial-de-r-200-mil-em-maio-mes-das-maes/

Energisa com 24 vagas de emprego
A Energisa está oferecendo 24 vagas de emprego em Minas Gerais, distribuídas entre as cidades de Além Paraíba, Cataguases, Leopoldina, Manhuaçu e Muriaé, com um banco de talentos específico para pessoas com deficiência. As vagas incluem diversos cargos, como analista técnico e eletricistas, com salários variados de acordo com o cargo e a experiência. Os colaboradores da Energisa também têm acesso a uma série de benefícios, como planos de saúde, previdência privada e programas de qualidade de vida. (Diário de Caratinga)
https://diariodecaratinga.com.br/energisa-esta-com-24-vagas-de-emprego-para-minas-gerais/

UFLA destaca potencial do campus Paraíso
O reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), professor José Roberto Soares Scolforo, traçou um panorama otimista e ao mesmo tempo crítico sobre o desenvolvimento do campus de São Sebastião do Paraíso. O dirigente abordou desde a concepção dos cursos até as perspectivas de crescimento, destacando a importância do apoio institucional e da integração com a comunidade local. O reitor explicou que o campus segue o modelo de formação em etapas. (Jornal do Sudoeste – SS Paraíso)
https://jornaldosudoeste.com.br/noticia_detalhe.php?id=219094

Divinópolis entra em alerta
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), registrou um aumento expressivo nos atendimentos por doenças respiratórias nos primeiros quatro meses de 2025. De janeiro a abril, os atendimentos por Síndrome Respiratória na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Padre Roberto cresceram cerca de 98%, enquanto os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) aumentaram 91%. Nas unidades de saúde da Atenção Primária, o crescimento foi de aproximadamente 86% no mesmo período. O cenário segue a tendência estadual. Na última sexta-feira (2/5), o Governo de Minas decretou situação de emergência sanitária devido ao avanço expressivo dos casos de SRAG. (Portal G37 – Divinópolis)
https://g37.com.br/divinopolis/divinopolis-entra-em-alerta-com-aumento-de-doencas-respiratorias-e-reforca-medidas-de-prevencao/

Presidente da Usimina assume ABM
Em cerimônia realizada nesta terça-feira, 5/6, em São Paulo, o presidente da Usiminas, Marcelo Chara, tomou posse como novo presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais e Mineração (ABM), instituição que é referência técnica no mercado, com 80 anos de atuação. Ao seu lado, como vice-presidente, estará Frederico Ayres, presidente da Aperam South America. Chara assume o biênio 2025-2027, dando continuidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido por Sergio Leite de Andrade, vice-presidente de Assuntos Estratégicos da Usiminas. (Jornal dos Vales – Ipatinga)
https://www.jornaldosvales.com.br/noticia/54520/presidente-da-usiminas-marcelo-chara-assume-presidencia-da-abm

 

​Abertura do 40º Congresso Mineiro de Municípios reúne mais de cinco mil pessoas em debate sobre o futuro do municipalismo 

AMM | Divulgação

Evento promovido pela AMM destaca a importância da união entre gestores públicos e reforça pautas estratégicas para o fortalecimento dos municípios.

Mais de 5.500 participantes marcaram presença na abertura do 40º Congresso Mineiro de Municípios, maior evento municipalista estadual do país, promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM). O encontro aconteceu nos dias 6 e 7 de maio de 2025, no Expominas, em Belo Horizonte, reunindo prefeitos, vereadores, autoridades estaduais e federais, além de representantes da sociedade civil.

Ao lado do governador Romeu Zema, do vice-governador Professor Mateus, do presidente da ALMG, Tadeu Martins Leite, e outras autoridades, o presidente da AMM e 1º vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Dr. Marcos Vinicius, abriu o evento com um chamado à união dos prefeitos, acima de ideologias e partidos, para que a entidade siga avançando nas conquistas do municipalismo.

“Estamos na linha de frente da PEC da Sustentabilidade Fiscal, debatendo a Reforma Tributária, porque acreditamos que o municipalismo verdadeiro é aquele que age, constrói e transforma”, afirmou Dr. Marcos. Ele também apresentou uma breve retrospectiva de sua gestão, destacando as conquistas obtidas nos últimos três anos, a importância do associativismo e os aprendizados à frente da AMM.

O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, elogiou a atuação da atual gestão da AMM e reforçou a necessidade de manter a unidade:

“A AMM vai continuar forte porque há muitas batalhas a serem enfrentadas em defesa dos municípios, independentemente das diferenças partidárias.”

O tema central do congresso — “Capacitação e Gestão Estratégica: as chaves para um mandato de sucesso” — foi apontado como estratégico pelo presidente do Sebrae e da CDL-BH, Marcelo de Souza, por estar alinhado ao fortalecimento da governança e apoio aos pequenos negócios.

A presidente da Codemge, Luiza Barreto, aproveitou o evento para lançar o programa Cidades Parceiras, que busca incentivar Parcerias Público-Privadas (PPPs) nos municípios mineiros.

Já o governador Romeu Zema destacou os acordos históricos firmados entre o Estado e os municípios:

“Firmamos grandes acordos com a AMM, como ICMS, IPVA, Fundeb e saúde. Isso demonstra nossa disposição de trabalhar lado a lado com os municípios.”

O vice-governador Mateus Simões reforçou a parceria do Estado com os prefeitos mineiros:

“Vocês estão na linha de frente da gestão pública. Contem com o apoio do governo de Minas.”

No Congresso, também se manifestaram parlamentares como o deputado federal Domingos Sávio, que enfatizou o papel prioritário dos municípios na vida dos cidadãos, e a deputada federal Greyce Elias, que representou o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, reforçando a importância da atuação coletiva dos gestores públicos.


Resolução 001/2025 fortalece atuação regional da AMM

Durante a cerimônia, foi assinada a Resolução 001/2025, que destina R$ 1,5 milhão às microrregionais mineiras, por meio do projeto AMM Mais Micros. Cada microrregional receberá R$ 30 mil para investir em capacitação, aquisição de equipamentos, melhorias nas sedes e divulgação de produtos e serviços da AMM.


Congresso celebra 40 anos com programação intensa

Comemorando sua 40ª edição, o congresso tem como foco capacitação, articulação institucional e modernização da gestão pública. A programação inclui fóruns, seminários e salas técnicas voltadas à melhoria dos serviços prestados à população e ao desenvolvimento econômico dos municípios.

Os gestores que não puderem comparecer ao Expominas podem acompanhar a transmissão ao vivo pelo canal AMMTVMinas no YouTube.


Destaques da programação:

  • 2º Fórum Mineiro de Comunicação – Realizado em 6/5, com palestra de Marcelo Vitorino, especialista em comunicação governamental, abordando o tema: “Como vencer o desafio de comunicar bem com os cidadãos e ter a gestão reconhecida”.

  • 13º Prêmio AMM de Boas Práticas na Gestão Municipal – Entregue em 6/5, às 17h30, premiando iniciativas inovadoras nas áreas de Educação, Meio Ambiente, Turismo e Desenvolvimento Econômico.

  • Posse da nova diretoria da AMM – Acontece no dia 7/5, marcando a transição da presidência da entidade para o prefeito de Patos de Minas, Luís Eduardo Falcão Ferreira, para o triênio 2025-2028.

  • 38ª Feira para o Desenvolvimento dos Municípios – Tradicional feira que reúne empresas e instituições com soluções inovadoras voltadas para a gestão municipal.


Serviço:

Data: 6 e 7 de maio de 2025
Local: Expominas – Av. Amazonas, 6200 – Gameleira, Belo Horizonte
Programação completa: Disponível no site da AMM

 

Dia das Mães deve movimentar R$ 4 bilhões 

Foto: Diário do Comércio / Dione AS

COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG
www.sindijorimg.com.br

Dia das Mães deve movimentar R$ 4 bi
O Dia das Mães, segunda melhor data para o varejo em termos de vendas, deve movimentar R$ 3,89 bilhões em Minas Gerais em 2025. Com forte apelo emocional, a comemoração será responsável por levar 12 milhões de mineiros às compras, com intenção média de gastos de R$ 293,13 , o que representa 7,4% a mais que no ano passado. Os dados foram levantados pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de Minas Gerais (FCDL-MG). A pesquisa também destaca que 84% dos entrevistados pretendem ainda celebrar a data com um almoço ou jantar especial. (Diário do Comércio – Belo Horizonte)
https://diariodocomercio.com.br/economia/dia-das-maes-varejo-minas-gerais-2025/

Congresso capacita gestores
O 40º Congresso Mineiro de Municípios, promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM), acontece nos dias 6 e 7 de maio de 2025 no Expominas, em Belo Horizonte, com expectativa de reunir 10 mil participantes. Com o tema “Capacitação e Gestão Estratégica: as chaves para um mandato de sucesso”, o evento reúne prefeitos, vereadores, secretários e agentes públicos para discutir temas como desenvolvimento econômico, modernização da gestão e comunicação governamental. A programação inclui fóruns, seminários, premiações e a Feira para o Desenvolvimento dos Municípios. (Cidade Conecta – Nova Lima)
https://www.cidadeconecta.com/noticias/congresso-capacita-gestores-de-cidades-de-minas/

Poços faz lançamento da Canpack
Nesta quarta-feira, 7, a Prefeitura de Poços de Caldas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, realiza o lançamento oficial da pedra fundamental da Canpack, evento que marca o início das obras da nova unidade industrial da multinacional no município. A cerimônia acontece às 10h30, no terreno da empresa, localizado no Distrito Industrial. As negociações tiveram início em 2022 e, após um trabalho técnico e institucional liderado pela Prefeitura, o protocolo de intenções foi assinado em novembro de 2024. Agora, com o lançamento da pedra fundamental, a empresa anuncia o início oficial das obras, com previsão de conclusão e operação em fases ao longo dos próximos dois anos. (Jornal Mantiqueira – Poços de Caldas)
https://www.jornalmantiqueira.com.br/2025/05/05/prefeitura-lanca-pedra-fundamental-da-canpack-nesta-quarta-feira/

Maio laranja em Patrocínio
O Projeto Proteção e Conscientização, promovido pelo CMDCA de Patrocínio/MG durante o Maio Laranja, mobilizou a cidade em defesa dos direitos de crianças e adolescentes. A campanha teve início na Fenacafé com o lançamento do banner “Juntos pelo Futuro de Nossas Crianças” e ações educativas com a população. No Dia do Trabalhador, a iniciativa ganhou força ao reforçar a importância da denúncia e da proteção contínua. Com apoio de órgãos municipais e parceiros, a campanha ampliou seu alcance. (Jornal de Patrocínio)
https://www.jornaldepatrocinio.com/maio-laranja-protecao-e-conscientizacao-em-patrocinio

Araxá terá unidade do Hélio Angotti
A cidade de Araxá está avançando nas tratativas para receber uma unidade do Hospital de Câncer Hélio Angotti, referência no Triângulo Mineiro. A proposta, discutida em reunião em Brasília com representantes do hospital e autoridades locais, visa oferecer serviços como quimioterapia, hormonioterapia e acompanhamento por telemedicina, descentralizando o atendimento oncológico e proporcionando mais conforto aos pacientes. Uma visita técnica será realizada nos dias 8 e 9 de maio para avaliar o local indicado pela prefeitura. (Clarim.Net – Araxá)
https://clarim.net.br/araxa-avanca-para-receber-unidade-do-hospital-helio-angotti/

SIM de Formiga é destaque no Fórum
O Serviço de Inspeção Municipal (SIM) de Formiga foi destaque no 4º Fórum Estadual Agroindústria Legal, realizado em Divinópolis, ao apresentar suas iniciativas inovadoras no setor agroindustrial. Representado pelo diretor de Políticas Rurais, Anuar Teodoro, o SIM foi reconhecido como modelo de excelência em inspeção municipal, com atuação técnica rigorosa, apoio aos produtores e parcerias com instituições acadêmicas. Entre suas conquistas estão o pioneirismo na concessão do Selo ARTE para produtos cárneos, prêmios nacionais e internacionais e a criação de um laboratório de análises de leite. (O Pergaminho – Formiga)
https://www.opergaminho.com.br/sim-de-formiga-e-destaque-no-4o-forum-estadual-agroindustria-legal

 

​SPR de Muriaé lança projeto gratuito de equoterapia 

FAEMG SENAR | Divulgação

Método terapêutico utiliza o cavalo para o desenvolvimento físico e emocional de pessoas

O Sindicato dos Produtores Rurais (SPR) de Muriaé deu início ao Projeto Equoterapia, que já está sendo oferecido gratuitamente à população do município e da região. A equoterapia é um método terapêutico que utiliza o cavalo para promover o desenvolvimento físico, emocional e social de pessoas com deficiência, transtornos mentais ou outras necessidades especiais.

A psicóloga e equoterapeuta responsável pelas sessões, Cíntia Muglia, destaca o impacto social da iniciativa:
“É magnífico ofertar esse tratamento para as crianças. Com o acompanhamento, já percebemos evolução, principalmente nos casos de saúde mental.”
Segundo ela, a interação com o cavalo — desde os primeiros contatos até a montaria — contribui diretamente para a socialização, autoconfiança e autoestima dos participantes.

O projeto acontece no Parque de Exposições de Muriaé, com o uso de animais do Sindicato e acompanhamento profissional especializado. Os interessados podem obter mais informações ou se inscrever pelo telefone: (32) 99806-6506.

Convidamos toda a população a conhecer e participar”, reforça o presidente do SPR de Muriaé, Altomirando Viegas.

A iniciativa conta com a parceria do Cisleste, por meio do prefeito de Vieiras, Ricardo Maia, e com o apoio do Sicoob Credisudeste e Sicredi.

 

MEC suspende implantação do curso de medicina 

Foto: Divulgação UNIS

COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG
www.sindijorimg.com.br

MEC suspende curso de medicina
Após grandes investimentos realizados pelo Grupo Unis para o início do cruso de Medicina, o MEC suspendeu inesperadamente a autorização que ocorreu no início de abril. O Grupo Unis entrou com um recurso no Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF-6). O pedido de indeferimento foi feito no dia 22 de abril. Gustavo Chalfun, advogado da instituição, informou que o Grupo Unis vem realizando todos os investimentos requisitados desde 2022 para outorgar a graduação do curso de medicina em Varginha. (O Debate – Varginha)
https://www.odebatenoticias.com.br/post/autoriza%C3%A7%C3%A3o-para-o-curso-de-medicina-no-grupo-unis-%C3%A9-suspensa-pelo-mec

Obras do Senac são autorizadas
O Sindcomércio de Teófilo Otoni e a Prefeitura Municipal realizaram reunião de alinhamento para marcar o início das obras da sede própria do Senac no município. Com a presença do prefeito Fábio Marinho, e o presidente da Câmara Municipal, vereador Ugleno Alves, o encontro destacou os investimentos que estão sendo realizados e o impacto positivo que essa iniciativa trará para o desenvolvimento da cidade e de toda a região. Durante a reunião, foi entregue o alvará que autoriza oficialmente o início da construção da nova unidade do Senac na cidade. (Diário Tribuna – Teófilo Otoni)
https://diariotribuna.com.br/?p=29657

Evento em JF capacita chefs
A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) Zona da Mata, em parceria com a Epamig Instituto Cândido Tostes (Epamig/ILCT), realizaram o Workshop Queijos Minas, um evento voltado para capacitar chefs e jurados que participarão do JF Sabor 2025 Ouro de Minas, um dos mais tradicionais festivais gastronômicos da região. O objetivo do encontro foi aprofundar o conhecimento sobre os queijos Minas artesanais e industriais, destacando suas características sensoriais, técnicas de produção e possibilidades de harmonização. (RCW TV – Juiz de Fora)
https://www.rcwtv.com.br/noticia/abrasel-e-epamig-instituto-candido-tostes-promovem-workshop-sobre-queijos-minas-em-preparacao-para-o-jf-sabor-2025

Falcão assume AMM nesta terça
A Associação Mineira de Municípios (AMM) realiza, nesta terça-feira (6), o 40º Congresso Mineiro de Municípios. Além da posse da nova diretoria, o evento deverá ser pautado pelas maiores preocupações dos gestores municipais para os próximos anos. No topo da lista está retirar a “corda do pescoço dos prefeitos” e rediscutir a divisão de recursos entre prefeituras, governos estaduais e a União, segundo o presidente eleito da entidade, Luís Eduardo Falcão (sem partido), prefeito de Patos de Minas. (Jornal dos Vales).
https://www.jornaldosvales.com.br/noticia/54454/falcao-toma-posse-como-presidente-no-congresso-da-amm-deve-priorizar-debate-sobre-reforma-tributaria

Divinópolis terá horário especial
Com a proximidade do Dia das Mães, comemorado em 11 de maio (domingo), a CDL Divinópolis reforça a importância de um planejamento estratégico por parte dos lojistas para aproveitar uma das datas mais importantes do varejo. Através de acordo firmado entre a CDL, o Sindicato do Comércio Varejista de Divinópolis (SinComércio) e o Sindicato dos Empregados no Comércio Varejista e Atacadista da região, ficou autorizado o funcionamento do comércio no sábado, 10 de maio, das 9h às 18h, exclusivamente para empresas que estão em dia com suas obrigações sindicais. (Portal G37 – Divinópolis)
https://g37.com.br/divinopolis/cdl-divinopolis-informa-horario-especial-para-o-dia-das-maes/

MoC capacita diretores
A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) realizou, na semana passada, uma capacitação voltada para gestores e diretores de escolas públicas e particulares de Montes Claros. O encontro ocorreu no auditório da Secretaria Municipal de Educação, reunindo representantes das redes municipal, estadual e privada de ensino. A ação teve como foco o fortalecimento de estratégias para acolhimento de relatos de violência contra crianças e adolescentes, em preparação para as atividades do Maio Laranja, mês dedicado ao combate ao abuso e à exploração sexual de menores. (Gazeta Norte Mineira – Montes Claros)
https://gazetanm.com.br/capacitacao-orienta-gestores-no-combate-a-violencia-infantil/

Mineira entre as mais velhas do mundo
Com 114 anos e 201 dias, Izabel Rosa Pereira, moradora de Caputira, está oficialmente entre as cinco pessoas mais velhas do mundo, segundo o ranking internacional da LongeviQuest, entidade que se apresenta como o principal banco de dados sobre longevidade global. Nascida em uma fazenda próxima a Caputira, Izabel é filha de Manoel Pinto Moreira e Francisca Leocárdia Moreira. Foi a quarta de cinco filhos. Casou-se com Antônio José Pereira, com quem teve 12 filhos. Até fevereiro de 2024, nove deles permaneciam vivos: Lairdes, Maria, Manoel, Joaquim, Sebastião, João, Vicente, Francisca e Helena. Sua idade foi confirmada em outubro de 2023 por uma equipe de três verificadores da LongeviQuest. (Diário de Caratinga)
https://diariodecaratinga.com.br/mineira-de-caputira-esta-entre-as-cinco-pessoas-mais-velhas-do-mundo/

 

​40º Congresso Mineiro de Municípios da AMM será transmitido ao vivo pelo canal AMMTVMinas no YouTube 

AMM | Divulgação

Os gestores e servidores públicos que não puderem comparecer ao 40º Congresso Mineiro de Municípios poderão acompanhar o evento ao vivo pelo canal da AMMTVMinas no YouTube: https://www.youtube.com/@AMMTVMinas. A transmissão será simultânea dos painéis e palestras realizadas no Palco Minas Gerais e no Auditório AMM.

Transmissões ao vivo:

  • Dia 06/05 (Terça feira):

. 09hAbertura solene, no Palco Minas Gerais

. 13h304º Fórum de Licitações e Contratações Públicas – Novos desafios da Lei 14.133/2021, no Palco Minas Gerais

. 13h302º Fórum Mineiro de Comunicação, no Auditório AMM

  • Dia 07/05 (Quarta feira):

. 09hFórum sobre a Reforma Tributária e os impactos para os municípios, no Palco Minas Gerais

. 09hFórum Sebrae Minas, no Auditório AMM

. 13h30Fórum Sebrae, no Auditório AMM

. 17h30Posse da nova diretoria da AMM (2025–2028), no Palco Minas Gerais

. Confira a programação completa no site oficial ou clicando aqui


Um congresso histórico

Realizado pela Associação Mineira de Municípios (AMM), o congresso celebra em 2025 sua 40ª edição, com o tema:

“Capacitação e Gestão Estratégica: as chaves para um mandato de sucesso”

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site https://congresso.amm-mg.org.br/40/. A expectativa é reunir 10 mil pessoas nos dias 6 e 7 de maio de 2025, no Expominas, em Belo Horizonte.


Principais destaques do evento:

  • 2º Fórum Mineiro de Comunicação
    Dia 6/5, com palestra de Marcelo Vitorino, referência nacional em comunicação governamental e marketing político, com o tema:
    “Como vencer o desafio de comunicar bem com os cidadãos e ter a gestão reconhecida”

  • 13º Prêmio AMM de Boas Práticas na Gestão Municipal
    Entrega no dia 6/5, às 17h30, destacando iniciativas inovadoras em Educação, Meio Ambiente, Turismo e Desenvolvimento Econômico.

  • Posse da nova diretoria da AMM
    Acontece no dia 7/5, com a posse do prefeito de Patos de Minas, Luís Eduardo Falcão Ferreira, como presidente da entidade para o triênio 2025–2028.

  • 38ª Feira para o Desenvolvimento dos Municípios
    Com expositores de soluções, produtos e serviços para a gestão pública, promovendo networking, inovação e parcerias estratégicas.


Serviço:

  • Evento: 40º Congresso Mineiro de Municípios

  • Data: 6 e 7 de maio de 2025

  • Local: Expominas – Av. Amazonas, 6200 – Gameleira, Belo Horizonte

  • Inscrições: Gratuitas, pelo site https://congresso.amm-mg.org.br/40/

 

​Programa do Senar, em parceria com o SPR Sete Lagoas e a ABCCMM, transforma a vida de tratador de cavalos 

FAEMG SENAR | Divulgação

“Este programa do Sistema Faemg Senar ajudou a transformar a minha vida por completo. Recebi muito conhecimento e me tornei um profissional mais competente. Abriu portas para eu conseguir um trabalho melhor, em um lugar completamente diferente, com mais qualidade de vida e com minha família mais perto de mim”.

No mês de aniversário do Senar Minas, o depoimento do tratador de cavalos Bruno Virgilato representa milhares de histórias de vidas transformadas pelos cursos e programas oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Minas Gerais.

Bruno foi um dos 11 participantes do Programa de Formação por Competências em Equideocultura, promovido pelo Sistema Faemg Senar no município de Sete Lagoas. A proposta de um novo emprego surgiu enquanto ele ainda realizava a capacitação, que contou com 540 horas de formação — com módulos que abrangem desde noções básicas até gestão avançada — voltada à formação de profissionais capacitados para atuar na cadeia da equideocultura no Brasil.

“Na época, eu trabalhava em um haras em Pedro Leopoldo e me deslocava até Sete Lagoas para participar do programa. Durante as aulas, o proprietário de um haras entrou em contato com uma proposta de emprego, oferecendo melhor remuneração”, contou Bruno.

Ele concluiu o curso no fim de janeiro e, no mês seguinte, já se mudou com a esposa, Alessandra, e as três filhas para assumir a nova função no Haras Triângulo Mineiro, na cidade de Veríssimo.

No novo trabalho, Bruno é responsável pelos cuidados com 31 cavalos da raça Mangalarga Marchador.

“Aqui estou aplicando todo o conhecimento que adquiri no programa — desde o trato e o manejo sanitário até o processo de doma dos animais. O curso me ajudou a ter uma visão macro do dia a dia da propriedade”, explicou.

Para o futuro, Bruno deseja continuar se capacitando e já sonha em compartilhar seu aprendizado, contribuindo para a formação de outros profissionais.

 

Pizzaria de GV no 50 Top Pizza América 

Foto: Divulgação Quintal 333

COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG
www.sindijorimg.com.br

Pizza de GV no 50 Top América
Um ano atrás, a história da Quintal 333 começou a ganhar os holofotes dentro e fora de Valadares. Em 2024, uma pizzaria artesanal de Governador Valadares surpreendeu ao ser eleita uma das 30 melhores da América Latina pelo prestigiado guia italiano 50 Top Pizza. O feito parecia improvável para um negócio que começou literalmente no quintal de casa. Agora, em 2025, a conquista se repete — e vai além: a pizzaria subiu quatro posições no ranking e aparece em 26º lugar na América Latina, consolidando-se como a melhor de Minas Gerais. (Diário do Rio Doce – Governador Valadares)
https://drd.com.br/pela-segunda-vez-consecutiva-pizzaria-em-valadares-esta-na-lista-do-ranking-50-top-pizza-america-latina/

Água mais cara em Juiz de Fora
As contas de água e esgoto aumentaram 7,95% em Juiz de Fora, na última quinta-feira (1º). De acordo com a Companhia de Saneamento Municipal (Cesama), o reajuste foi determinado conforme estudo tarifário realizado pela Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento Básico de Minas Gerais (Arisb-MG). A Cesama lembra que “cabe à Arisb-MG definir o reajuste anual das tarifas de água e esgoto, estabelecendo valores que sejam justos, tanto para o usuário quanto para a Cesama”. “Além de ter poder fiscalizador, uma agência reguladora estabelece normas, padrões e metas para a adequada prestação dos serviços de água e esgoto e a satisfação dos usuários”. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)
https://tribunademinas.com.br/noticias/cidade/02-05-2025/conta.html

Debate na Câmara pode terminar em ação
A visita da Secretária Municipal de Políticas Sociais, Marcela Reis, para responder questionamentos dos vereadores sobre as ações da pasta da qual é titular, virou um verdadeiro bate boca na Câmara de Pouso Alegre. O vereador Leandro Morais, de forma intempestiva, interpelou a secretária e de forma agressiva, chama-la de incompetente e mal-educada, afirmando que havia recebido uma denúncia gravíssima, por meio de servidores do Cemapa, que dava conta de um indivíduo que teria sido deixado no canil daquela instituição, totalmente sem roupas e se a secretaria em questão tinha conhecimento do ocorrido. (Diário Regional – Pouso Alegre)
https://jornaldiarioregional.com.br/2025/05/02/bate-boca-na-camara-pode-terminar-em-acao-judicial-contra-vereador/

Divinópolis debate mobilidade
A mobilidade urbana é um dos grandes desafios enfrentados pelas cidades atualmente, impactando diretamente a qualidade de vida da população. Em Divinópolis, questões como a necessidade de criação de novas rotas de circulação, a desorganização do tráfego urbano, as deficiências no transporte coletivo e a carência de fiscalização eficaz dificultam o deslocamento diário e evidenciam a urgência de soluções bem planejadas. Para discutir esses problemas e ouvir as demandas da população, acontece, na próxima segunda-feira, 5, a 1ª Conferência Municipal de Mobilidade Urbana. (Jornal Agora – Divinópolis)
https://www.agoracomvoce.com.br/2025/05/01/conferencia-municipal-debate-a-questao-da-mobilidade-na-cidade/

800 aguardam ressonância em Poços
Em resposta ao Requerimento apresentado pelo vereador Flávio Togni de Lima e Silva, a Secretaria de Saúde de Poços de Caldas informou que há atualmente 860 solicitações de ressonância magnética em espera. Os pedidos estão organizados em fila única, sob responsabilidade da Central Unificada de Regulação (Cure). Os critérios de priorização seguem protocolo disponível no Portal da Transparência do município. Segundo o documento assinado pelo secretário de Saúde José Gabriel Pontes Baeta da Costa, o paciente que aguardava há mais tempo na fila foi incluído em outubro de 2024, mas já realizou o exame em 1º de abril de 2025. (Poços Já)
https://pocosja.com.br/2025/05/02/pocos-tem-mais-de-800-pessoas-aguardando-por-exame-de-ressonancia-magnetica/

Muriaé celebra 50ª cirurgia
A Fundação Cristiano Varella, mantenedora do Hospital do Câncer de Muriaé, celebrou a realização da 50ª cirurgia robótica no centro cirúrgico da instituição. O marco consolida o compromisso da Fundação em oferecer tecnologia de ponta, segurança e atendimento de excelência para todos os pacientes, sem distinção entre atendimentos particulares, por convênios ou via Sistema Único de Saúde (SUS). As cirurgias são realizadas com o Da Vinci X, um dos sistemas mais avançados do mundo na área de cirurgia robótica. Com ele, a instituição integra o seleto grupo de hospitais brasileiros habilitados a oferecer esse tipo de procedimento de alta precisão para pacientes do SUS. (Gazeta de Muriaé)
https://gazetademuriae.com.br/noticia/detalhe/16015/fundacao-cristiano-varella-celebra-marco-da-50a-cirurgia-robotica-realizada-em-muriae

 

​Pecuaristas do Norte de Minas investem em leilões 

FAEMG SENAR | Divulgação

Uma das regiões de Minas Gerais com maior número de bovinos — mais de 2,5 milhões de cabeças —, o Norte do estado tem conquistado novos mercados com a evolução genética e a qualidade da criação. O trabalho nas propriedades conta com o apoio do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), que contribui diretamente para o planejamento das pequenas e médias fazendas dedicadas à bovinocultura. Nesses locais, os produtores têm se especializado em mapeamento de mercado, atuando com eficiência na compra e venda de animais em leilões e feiras.

Em São Francisco, o produtor rural José Alvino Pinto Vieira prepara, mensalmente, novos lotes para comercialização. A fazenda, que antes era voltada à produção de leite, passou por uma transformação nos últimos anos: houve padronização do rebanho, melhoria das pastagens, análises de solo e adoção de técnicas de adubação — tudo voltado para garantir a entrega de animais de alta qualidade ao mercado.

“Já tem de quatro a cinco anos que eu faço a recria. Adquiro os bezerros nos leilões com média de cinco arrobas e meia, e levamos até 10 arrobas, no máximo 11, para a venda ao criador que vai fazer a terminação”, explica José Alvino.

Outro exemplo vem de Eduardo José Vieira Júnior, que identificou nos leilões uma boa oportunidade de negócio. Ao lado do técnico de campo do ATeG, ele montou uma estratégia para aproveitar o calendário das feiras de animais com maior precisão.

“Antes a gente não tinha período certo para colocar os animais em reprodução. Agora definimos o período de monta já visualizando o leilão, planejamos o cruzamento no momento em que o capim já está verde. Hoje, os leilões representam uma parcela significativa da renda da fazenda”, afirma o produtor.