26.3 C
Ituiutaba
domingo, abril 28, 2024
spot_img

Abastecimento de água é normalizado após operação feita para conter danos do apagão

A Prefeitura de Ituiutaba, por meio da Superintendência de Água e Esgotos – SAE, informa que desde a manhã da última terça-feira, 19, todos os bairros da cidade (100%) estão abastecidos com água, atingindo a situação de normalização após danos causados pelo apagão que durou mais de 36 horas.
Desde a manhã do último domingo, 17, quando o serviço de energia foi restabelecido em Ituiutaba, o sistema de captação, tratamento e distribuição de água foi colocado em operação com sua capacidade total, bombeando aproximadamente um milhão e quatrocentos litros de água por hora.
Mesmo com todos os esforços realizados durante 24 horas por dia pelas equipes da SAE, o tempo foi maior para que a água chegasse em algumas regiões por serem locais distantes e com níveis muito altos, além de o consumo estar muito alto nos locais aonde o abastecimento havia sido retomado, com resultado na queda de pressão e maior dificuldade para que a água chegue ao seu destino.
Durante a operação, um ponto de retirada de água para o consumo foi liberado na Estação de Tratamento de Água – ETA e caminhões-pipa foram empenhados para prestar apoio àquelas pessoas que não tinham água nem para preparar seus alimentos em alguns bairros.
A força-tarefa coordenada pela prefeita Leandra e pela diretora da Autarquia Letícia de Castro Fernandes Garcia, foi realizada incansavelmente para minimizar os impactos causados, sendo essa a crise de maior potencial na história da SAE, com interrupção no serviço de energia por 36 horas, sendo o abastecimento normalizado após cerca de 24 horas da finalização dos reparos na rede de transmissão da Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig.
Vale ressaltar sobre a necessidade de que a população faça uso racional de água, uma vez que o município continua em alerta por conta da crise hídrica, com níveis baixos nos mananciais, de modo que todos possam ter água disponível em suas residências.
A SAE empenhou toda sua equipe para solucionar os problemas de abastecimento gerados a partir do apagão e se encontra à disposição por meio dos telefones 0800 341 8195 ou (34) 3268-0400.

Artigos relacionados

RECENTES