O mês do Aleitamento Materno no Brasil foi instituído pela lei nº 13.435/2017 que determina intensificação nas ações de conscientização e esclarecimentos sobre a importância do aleitamento materno, tais como: realização de palestras e eventos, divulgação nas diversas mídias, reuniões com a comunidade, ações de divulgação em espaços públicos e iluminação ou decoração de espaços com a cor dourada.
O mês de agosto é conhecido como Agosto Dourado por simbolizar a luta e incentivo à amamentação: a cor e o laço dourado estão relacionados ao “Padrão Ouro” de qualidade do leite materno.
São atividades intensivas que buscam promover o aleitamento materno até o 6° mês de vida, se estendendo ate dois anos ou mais. A Semana Mundial da Amamentação – SMAM está focada na: sobrevivência, proteção e desenvolvimento da criança, sendo considerado um veículo de promoção do aleitamento.
Na Unidade Mista de Saúde – UMS 1 é feito o Teste do Pezinho das 7h às 16h, de segunda a sexta-feira. Durante a coleta as equipes realizam as “Ações do 5º dia” que incluem:
• Orientação e verificação da amamentação correta;
• Avaliação da icterícia;
• Checagem da saúde da mãe no pós-parto;
• Orientação sobre consulta de puerpério e do recém-nascido, bem como vacinas e outros testes;
• Entre os dias 2 e 6 de agosto será realizada ação sobre a importância do Aleitamento Materno durante a coleta do teste do pezinho;
• Decoração da sala de coleta na cor dourada, distribuição de panfletos explicativos e lembrancinhas para as mamães.
“Nosso objetivo é aumentar a humanização, que a cada dia o vínculo entre usuárias e Unidades de Saúde seja aumentado, fazendo com que se sintam à vontade pra retornarem sempre que necessário e, principalmente, que saiam da Unidade se sentindo mais seguras e com suas dúvidas sanadas”, disse a enfermeira, Talita Cruz.