A Algar Telecom, por meio do Brain (centro de inovação em negócios digitais fundado pela companhia), está lançando uma solução IoT de eficiência energética sob demanda para apoiar empresas de todos os portes. Batizada de Utilities Control, ela oferece informações precisas para agregar inteligência ao consumo de energia, juntamente com uma calculadora para acompanhar as emissões de CO2. Para isso, inclui funções de controle e monitoramento em três frentes: climatização (temperatura e umidade de ar-condicionado), refrigeração (temperatura, umidade, abertura e fechamento de portas de balcões refrigerados, freezers e câmaras frias) e quadros de energia (consumo, tensão e corrente).
A solução partiu de dores apontadas pelos próprios clientes, como: perdas devido ao mau funcionamento dos equipamentos ou da rede elétrica; altos custos com manutenção; difícil escalabilidade da estrutura de facilities; problemas na gestão do consumo de energia; e ausência de geração de dados para inteligência energética. Segundo as empresas entrevistadas pelo centro de inovação, 92% buscam eficiência energética; 75% gerenciamento remoto e gestão centralizada; 48% gestão da demanda no mercado livre; 27% informações para troca de equipamentos ofensores; e 13% integração de dados.
A novidade é resultado de uma parceria junto à HEPHAENERGY, startup recifense de tecnologia com foco na criação de produtos inteligentes que atendam as necessidades de corporações relacionadas à eficiência energética e ao consumo eficiente – como mobiliários solares inteligentes e sensores de monitoramento remoto.
Na prática, a solução inteligente funciona a partir de sensores que captam os dados de consumo e os enviam para a nuvem, organizando-os de forma amigável em um painel de gestão (dashboard) e aplicativo (iOS e Android), onde as informações ficam centralizadas. Com isso, os clientes conseguem monitorar os equipamentos em tempo real e ter uma visão de manutenção preditiva, de maneira a evitar potenciais falhas.