24.1 C
Ituiutaba
segunda-feira, abril 29, 2024
spot_img

Comissão de Saúde e Assistência Social solicita documentos e informações referentes a convenio e instalação Hospital Hélio Angotti em Ituiutaba

A Comissão Parlamentar de Saúde e Assistência Social da Câmara Municipal de Ituiutaba solicitou na terça, 18, por meio de indicação, junto à Secretaria de Saúde de Ituiutaba, documentos e informações referentes ao convênio com o Hospital Hélio Angotti para a implantação da Unidade de Prevenção e Diagnóstico de Câncer, com investimentos do Ministério da Saúde, da Prefeitura e do Hospital, firmado em junho de 2019 e que se encontra parado.
Composta pelo vereadores Vilsomar Paixão (Presidente), Fabiana Alcântara (Relatora) e Adeilton José (Membro), a comissão de saúde reconhece importância do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Saúde (Cenpre Saúde), para Ituiutaba e região por ser uma unidade com foco em diagnóstico, prevista para a Unidade Mista de Saúde II, no bairro Progresso, onde já estava em obras de adequação do prédio com grandes investimentos por parte do Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde com equipamentos de alta resolutividade no diagnóstico do câncer e de outras doenças.
Durante a sessão da Câmara, o presidente da comissão, Vilsomar Paixão falou sobre o papel da comissão e dos benefícios de uma unidade especializada em Ituiutaba, uma vez que é grande o índice de casos de tijucanos acometidos pelo câncer, que precisam se deslocar diariamente para os centros especializados como Jales, Barretos, Uberlândia e Uberaba para tratamento e que com a implantação da unidade já reduz o desgaste do paciente com a viagem uma vez que o mesmo já irá com o exame pronto. Que mesmo com a pandemia os casos de câncer não reduziram, apenas os atendimentos e que o fato de ir com o exame em mãos já é um fator positivo.
O vereador Adeilton José afirmou estar preocupado com a situação e que a sociedade merece uma resposta com relação a paralização da obra. De acordo com o parlamentar a obra vem ao encontro da necessidade daqueles menos favorecidos, que não tem condições de custear um tratamento particular e que o Centro de Prevenção e Diagnóstico de Saúde em Ituiutaba é um feito marcante para toda a população.
Já a vereadora Fabiana, enfatizou a importância dessa obra tendo em vista as pessoas que precisam viajar por horas, já com o psicológico abalado com a noticia da possível doença, muitos com dor, o medo e o desgaste de horas de viagem e que sem duvida alguma, é um grande avanço na saúde de Ituiutaba e região.
Os membros da Comissão de Saúde solicitaram também uma agenda em Uberaba, no Hospital Hélio Angotti para verificar in loco os próximos passos necessários e também conhecerem a estrutura do hospital.

Artigos relacionados

RECENTES