26.3 C
Ituiutaba
domingo, abril 28, 2024
spot_img

Dia “D” de Multivacinação para crianças e adolescentes será no próximo sábado (23)

Objetivo é atualizar cadernetas de vacinação do público-alvo; trabalho ocorrerá nas dez Salas de Vacinas de Ituiutaba após ter sido adiado por conta do apagão

A Prefeitura de Ituiutaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Departamento de Vigilância Epidemiológica, em cumprimento à solicitação do Programa Nacional de Imunização – PNI realizará entre os dias 1° e 29 de outubro de 2021, a Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação das Crianças e dos Adolescentes menores de 15 anos de idade, sendo sábado, 23 de outubro, o Dia “D” de divulgação e mobilização nacional, das 8h às 16h, nas dez Salas de Vacinas do município.

A nota data foi definida após o Dia D, inicialmente programado para o dia 16 de outubro, ter sido adiado por conta do apagão registrado no último final de semana e que durou mais de 36 horas, atingindo Ituiutaba e outras doze cidades na região.

Tendo em vista as indicações do Calendário Nacional de Vacinação, é de fundamental importância que toda a população-alvo compareça aos serviços de saúde, levando o cartão ou caderneta de vacinação, para que os profissionais de saúde possam avaliar se há alguma vacina que ainda não foi administrada, ou se há doses que necessitam ser aplicadas, para completar o esquema vacinal preconizado no Calendário.

A multivacinação tem como objetivos oportunizar o acesso às vacinas que fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação da Criança e do Adolescente, atualizar a situação vacinal, aumentar as coberturas vacinais e homogeneidade, diminuir a incidência e contribuir para o controle, eliminação e/ou erradicação das doenças imunopreveníveis nas crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade (14 anos, 11 meses e 29 dias).

Manter a caderneta de vacinação das crianças e adolescentes em dia é um desafio e uma questão de saúde pública, visto que doenças como o sarampo, a meningite e a caxumba afetam a saúde desses grupos etários, que também são importantes transmissores dessas doenças.

A incidência das doenças imunopreveníveis revela que mudanças importantes ocorreram no seu comportamento com o uso de vacinas e o avanço nas coberturas vacinais, ao longo dos anos. Entretanto, a heterogeneidade dos resultados dessas coberturas, verificada nos últimos anos no país, pode contribuir para o recrudescimento de doenças e requer a adoção de estratégias adicionais para o
resgate e vacinação dos indivíduos não vacinados. Desta forma, essa estratégia busca vacinar crianças e adolescentes menores de 15 anos ainda não vacinados ou com esquemas incompletos.

O Ministério da Saúde (MS), realiza ações de multivacinação desde os anos de 1980, no entanto a campanha exclusiva para multivacinação passou a ocorrer a partir de 2012, com o intuito de reduzir o número de oportunidades perdidas de vacinação. Desta forma, destaca-se a necessidade de vacinar o maior número possível de crianças e adolescentes durante o período da campanha.

Considerando a situação da covid-19, serão adotadas todas as medidas de proteção para diminuir o risco de contágio da doença tanto entre os trabalhadores da saúde quanto na população.

A vacinação ocorrerá nas 10 Salas de Vacinas do município. Confira abaixo os locais!

Unidade Mista de Saúde I – Avenida 43, Bairro Elandia

Centro de Saúde Tancredo M. Andrade – Avenida Presidente Roosevelt, n° 1255, Bairro Maria Vilela

PSF Platina – Rua Cônego Ângelo Tardio Bruno , n° 217, Bairro Platina

UBS Doutor Olímpio – Rua Álvares Maciel, esquina com Rua Suíça, Bairro Brasil

PSF Sol Nascente – Rua Diva Andrade Paranaíba, n° 67, Bairro Sol Nascente

PSF Novo Tempo – Avenida Minas Gerais, n° 4977, Bairro Novo Tempo II

PSF Pirapitinga – Rua Uberlândia, n° 548, Bairro Pirapitinga

PSF Camargo – Rua Maria da Conceição Goulart, n° 726, Bairro Jardim do Rosário

PSF Natal – Avenida 39, n° 1006, Bairro Natal

Secretaria Municipal de Saúde – Avenida 7, n° 1039, Centro

Artigos relacionados

RECENTES