22 C
Ituiutaba
segunda-feira, abril 29, 2024
spot_img

ITUIUTABA É DESTAQUE NA MARCHA DAS MARGARIDAS 2023 JUNTAMENTE AO COMITÊ DA MARCHA MUNDIAL DAS MULHERES DE UBERLÂNDIA E REGIÃO

A Marcha Mundial de Mulheres é parceira da Marcha das Margaridas desde 2000 e esta parceria se dá pela convicção de que a auto-organização das mulheres trabalhadoras rurais, do campo, da floresta, das águas, indígenas, negras e quilombolas é fundamental para o fortalecimento do movimento e para a construção de uma plataforma política que tenha como perspectiva o fim da pobreza e da violência sexista e racista, em busca de justiça, igualdade e autonomia para todas as mulheres.

Num país marcado por profundas desigualdades, é fundamental demarcar que uma das maiores ações de luta e resistência popular, da história recente, vem das mãos das mulheres que trabalham e vivem nos rincões dos roçados, das florestas, dos alagados, dos rios e marés. Sim, estas são suas protagonistas, mas em nenhum momento marcham sozinhas, fortalecem o passo unindo suas mãos as das mulheres das cidades, as das trabalhadoras das periferias urbanas e dessa mistura, vão afirmando sua diversidade para construir um mundo melhor. MARCHAMOS JUNTAS, COM NOSSA FORÇA, CRIATIVIDADE E OUSADIA! Marchamos para transformar e porque precisamos reconstruir o Brasil e mostrar a força das nossas lutas!

Nossos agradecimentos a Gláucia Matos e ao Comitê da Marcha Mundial das Mulheres de Uberlândia e Região; a todos as companheiras de Ituiutaba e região que se propuseram a participar bravamente da Marcha das Margaridas; a Maria Aparecida Machado, representante do Movimento Terra e Liberdade, a Intersindical: Central da Classe Trabalhadora; a Deputada Federal Dandara por ter nos recebido com tanto carinho e participado conosco na Marcha das Margaridas de Ituiutaba em Brasília; e a Secretaria de Desenvolvimento Social de Ituiutaba-MG.

Maria José Silva – “Zezé do Povo”

Presidente do Sindicato das Domésticas, Associação das Donas de Casa e Fundadora do Conselho Municipal dos Direitos de Mulheres de Ituiutaba-MG.

Artigos relacionados

RECENTES