21.4 C
Ituiutaba
segunda-feira, abril 29, 2024
spot_img

Ministério do Meio Ambiente lança “Lixão Zero” na FIEMG

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, lançou no último dia 17, na sede da FIEMG, em Belo Horizonte, o Edital de Chamada Pública para seleção de projetos de usinas de triagem mecanizadas de resíduos sólidos urbanos, como parte do Programa Lixão Zero.

O edital é voltado para consórcios públicos intermunicipais que atuam na gestão de resíduos sólidos urbanos. O investimento total é de R$ 100 milhões e são provenientes do Acordo Substitutivo de Multa Ambiental nº 1/2020, celebrado entre a Vale e o Ibama.

Para o presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, o tratamento do lixo urbano no Brasil é uma questão importante para o país resolver. “Retirar do lixão os resíduos que podem ser reutilizados na economia é reforçar uma política ambiental adequada. O que era descarte vira receita. Estamos transformando lixo em geração de renda”, pontua.

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, ressalta que os resíduos sólidos e a falta de saneamento são a maior marca do subdesenvolvimento do Brasil.

Segundo o governador Romeu Zema, esses investimentos significam não só redução de danos ao meio ambiente, mas também mais saúde para a população.

Artigos relacionados

RECENTES