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terça-feira, maio 20, 2025
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Prefeito Salim Curi recebe visita do deputado Franco Cartafina

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Na tarde de quarta-feira, dia 1º de setembro, o prefeito Salim Curi recebeu em seu gabinete a visita do deputado federal Franco Cartafina (PP). Também participaram do encontro o vice-prefeito Renato José de Paula, a secretária de Desenvolvimento Social Mariza Curi, o vereador Junim da Lazinha, o secretário de Saúde Geraldo Júnior, secretário de Administração Roberto Domingues, secretário de Meio Ambiente e Pesca Fernando Bonito, o diretor de Projetos e Convênios Vinícius Queiroz, o presidente do PP local Fábio Ferreira de Almeida e correligionários de partido, o presidente da LESV – Liga Esportiva de Santa Vitória Kene Heuser e o coordenador do Distrito de Perdilândia Francisco Chagas de Oliveira.
Através do trabalho do deputado, o município de Santa Vitória recebeu recursos direcionados à Saúde, para o enfrentamento à pandemia de Covid-19, sendo adquiridos equipamentos como ventiladores mecânicos, monitores cardioversores, além de aquisição de veículos. Ainda, em breve, o setor de Saúde deverá receber recursos para atender a demanda de castração animal no Município.
Durante o encontro, o deputado elogiou a gestão do prefeito Salim Curi na aplicação dos recursos públicos e fez questão em afirmar que é um defensor de Santa Vitória em Brasília.

“Hoje é mais uma visita a este município, onde vimos com intuito de prestar contas de nosso trabalho, sempre em defesa da boa prestação de serviço, com muita seriedade. Tenho acompanhado a gestão e fico feliz de ver como o trabalho está sendo feito. Tenho muito serviço prestado aqui neste Município, mas tenho muito ainda por fazer. Enfim, estou à disposição para somar esforços em prol da população de Santa Vitória, defendendo seus interesses em Brasília”, pontuou.

Ao final do encontro, o prefeito Salim Curi aproveitou a oportunidade para reivindicar recursos para investimentos em recapeamento na cidade de Santa Vitória e em obras de infraestrutura no distrito de Perdilândia. “Quero aqui agradecer ao deputado federal Franco Cartafina pela visita em nossa cidade e também pelo trabalho que tem feito por Santa Vitória. Estamos precisando de recursos para o nosso município, então contamos com seu apoio”, concluiu o prefeito.

Secretaria de Meio Ambiente e Pesca se reúne com representantes da área ambiental da usina Santa Vitória Açúcar e Álcool

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No último dia 31 de agosto, aconteceu na Secretaria de Meio Ambiente e Pesca uma reunião com representantes da área ambiental da usina Santa Vitória Açúcar e Álcool, oportunidade em que foram discutidos temas importantes e possíveis parcerias para promoção de ações ambientais no município de Santa Vitória.
Durante o encontro, foram apresentadas iniciativas realizadas pela empresa e também pela Prefeitura Municipal de Santa Vitória, além da discussão de possíveis parcerias em ações futuras junto à Secretaria de Meio Ambiente e Pesca.
Uma visita ao Viveiro Municipal encerrou o encontro em que participaram: o secretário de Meio Ambiente e Pesca Fernando Bonito, a engenheira ambiental Isadora Silva Queiroz, Mariozan de Freitas e Jairo Júnior da Silva também servidores da secretaria, as representantes da SVAA, a analista de Comunicação e Sustentabilidade Nejuska Santos, a gestora Ambiental Lariane Benedito e, a assistente de Meio Ambiente Léa Cristina Silva.

Membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente – CODEMA se reúnem para atualização de portaria e discutir novas metas de trabalho

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Santa Vitória – Foi realizada no último dia 01 de setembro, na Secretaria de Meio Ambiente e Pesca, a primeira reunião dos membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente – CODEMA de Santa Vitória/MG neste ano de 2021, que devido à pandemia, não conseguiram se reunir para as reuniões ordinárias, somente pelo grupo de aplicativo WhatsApp com informações necessárias.
Nesta reunião foi comentado sobre as principais competências do CODEMA, sendo este, um órgão colegiado, consultivo e deliberativo no âmbito de suas competências sobre as questões ambientais do município, e está em busca de propor, fiscalizar, opinar, acompanhar e denunciar qualquer alteração que promova impacto ambiental ou desequilíbrio ecológico, visando a defesa e melhoria da qualidade ambiental no município.
A reunião foi necessária também para continuar as discussões e esclarecer sobre a obra de Canalização do Córrego Santa Vitória, este que já possui todas as autorizações ambientais necessárias, e também sobre a vigência da Portaria PM/N° 073/2019, assim discutindo com os conselheiros presentes sobre a nova portaria que será válida por 2 anos e suas modificações.

Plano de ação visa retomar cirurgias eletivas em Capinópolis

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Capinópolis – Frente ao panorama da pandemia da Covid-19, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais – SES-MG., suspendeu a realização das cirurgias eletivas não essenciais em hospitais, clínicas, locais da rede pública estadual e da rede privada contratada ou conveniada com o Sistema Único de Saúde – SUS. Diante dessas severas e necessárias medidas suspensivas os municípios estão com uma demanda reprimida desde 2020.
Com a razoável melhora do cenário epidemiológico na região, o Secretário de Saúde, Giovani Mafioleti, e o Diretor da FAEPU, Unidade Capinópolis, Nivaldo dos Santos, já preparam a elaboração do plano de ação para a retomada das cirurgias eletivas no município, considerando a grande fila de espera para a realização destes procedimentos.
“Estamos finalizando o levantamento de todos os pacientes que estão aguardando cirurgias para realizar uma triagem e determinar as urgências, dando prioridade aos casos mais graves.
Sabemos que muitas pessoas estão ansiosas para que este dia chegue logo, e é de nosso interesse que todos tenham melhora na qualidade de vida”, pondera o chefe da pasta da saúde local, Giovani Mafioleti.
“Nosso hospital tem capacidade para realizar diversos procedimentos eletivos e estamos fazendo as adequações necessárias para que isso aconteça, além de montar uma equipe especializada.
Nas próximas semanas os pacientes serão contatados por telefone para iniciarem a triagem, a fim de determinar o grau de urgência de cada um.
Fonte: jornalista Paulo Braga

Triângulo Mineiro vai ganhar trecho ferroviário que ligará Uberlândia a Chaveslândia

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Dois novos trechos ferroviários serão construídos em Minas Gerais, um deles será no Triângulo Mineiro e outro na região do Vale do Aço. No Triângulo, o trecho vai ligar Uberlândia a Chaveslândia, distrito de Santa Vitória e terá 235 quilômetros de extensão, com um investimento previsto de R$ 2,7 bilhões.
As autorizações têm como base o novo Marco Legal das Ferrovias, criado a partir da publicação da Medida Provisória 1.065/2021 e alinhado à política estadual para o setor, lançada pelo Governo de Minas por meio do Plano Estratégico Ferroviário (PEF).

Dia 16 tem festa também em Monte Alegre de Minas

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Também vai acontecer comemoração em Monte Alegre de Minas no próximo dia 16, quando se comemora o aniversário do município.

Ituiutaba – Nos últimos dias um novo decreto foi publicado

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A Prefeitura de Ituiutaba, por meio da Procuradoria do Município, publicou novo decreto com alterações nas medidas de enfrentamento à Pandemia da Covid-19. As regras seguem válidas até na próxima sexta-feira, 10 de setembro.
Para ser possível manter em funcionamento todos os importantes setores econômicos, é de suma importância o apoio da população em geral com ações que sejam menores os riscos de propagação da doença como a higienização constante das mãos, o uso de máscaras de proteção e o distanciamento. Além disso, é muito importante a vacinação contra a doença e a conclusão do ciclo de imunização, quando se faz necessária à aplicação de mais de uma dose.
Mudanças
O novo texto prevê distanciamento de no mínimo um metro e meio entre as pessoas nos diversos locais, antes era necessário manter pelo menos três metros de distância. Por isso, a possibilidade de ocupação dos estabelecimentos foi aumentada de 40 para 50%.
Outra mudança é que restaurantes, pizzarias, bares, lanchonetes, padarias e lojas de conveniência poderão realizar o atendimento presencial de segunda a domingo, das 5h às 0h, podendo funcionar de forma remota a qualquer horário. Antes o atendimento presencial só estava permitido até 22h e agora também está ampliado para oito o número de pessoas sentadas por mesa, antes eram apenas quatro.
O texto também libera atividades de brinquedoteca e parques de diversão com distanciamento mínimo de um metro e meio entre as pessoas, capacidade do brinquedo reduzida em 50% e higienização com álcool 70% ou solução de hipoclorito de sódio superior a 2% a cada hora de uso.
O decreto publicado pelo Poder Executivo também alterou o horário previsto para a proibição da circulação de pessoas, também conhecido como toque de recolher, que agora ocorrerá das 0h às 5h.
Comércio
O funcionamento do comércio está mantido de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h e nos sábados, das 7h às 14h. Lojas e praças de alimentação situada em galerias podem funcionar todos os dias, das 10h às 22h e supermercados, farmácias, padarias e demais estabelecimentos do segmento podem funcionar de segunda a sábado, das 5h às 22h, e aos domingos, das 5h às 18h.
Alimentação
Restaurantes, pizzarias, bares, lanchonetes, padarias, serviços de alimentação e lojas de conveniência podem realizar o atendimento presencial de segunda a domingo das 5h às 0h, podendo funcionar de forma remota a qualquer horário, com observação às limitações previstas no decreto.
A venda e o consumo de bebidas alcóolicas nos estabelecimentos pode ocorrer das 5h às 0h, quando tem início o toque de recolher, período em que a comercialização de bebidas permanece proibida, por meio remoto (delivery ou presencial), todos os dias, das 0h às 5h.
Eventos
Também segue autorizada a realização de festas e eventos em salões e clubes sociais, de segunda a domingo, das 5h às 0h, somente com organização feita por empresas que possuam em seu objeto social a atividade econômica de realização de festas ou eventos, sendo também necessária a apresentação Declaração do Organizador durante eventual fiscalização.
Para ser promovido, deverá ser mantida na recepção do evento, lista dos convidados e funcionários que irão trabalhar no local, além de cópia do alvará de localização e funcionamento do salão de eventos ou clube social e cópia do contrato social da empresa organizadora. Também é necessário respeitar as medidas de prevenção já determinadas anteriormente.
Shows em bares, restaurantes e locais semelhantes poderão ser promovidos, desde que sejam observados todos os protocolos deste decreto, sendo vedada a utilização de pistas de dança. Estão proibidas atividades de brinquedoteca, parques de diversão e/ou temáticos, inclusive em locais onde é permitido o atendimento presencial.
Circulação
O toque de recolher, com proibição de circulação de pessoas agora está válido entre 0h e 5h, exceto para o acesso ao local de trabalho ou na condição de acompanhante a consultas ou realização de exames médico-hospitalares, serviços de saúde, segurança e assistência, ou para acesso a atividades consideradas “essenciais” ou urgentes, portando declaração de exercício de atividade ou serviço inadiável/urgente ou de local autorizado a funcionar após as 23h.

Fila do INSS passa de 1,8 milhão de pedidos

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A fila de espera do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) passou de 1,8 milhão de pedidos em julho deste ano. Também se destaca a quantidade de requerimentos que estão travados por falta de alguma documentação: 25% dos casos. Para auxiliar quem está com um pedido em andamento ou vai solicitar um benefício, o INSS inclusive forneceu a lista com os principais documentos que devem ser apresentados, de acordo com o tipo de benefício. Basta acessar o site da instituição e conferir essa lista.
O total de processos em tramitação em julho era de 1.823.972, de acordo com os dados do INSS enviados à reportagem. Considerando os números fornecidos pelo INSS ao IBDP (Instituto Nacional de Direito Previdenciário), o estoque chegou a 1.844.820 naquele mês. A diferença pode ocorrer por conta do dia em foi feita a coleta dos dados.
Segundo o IBDP, o resultado é 0,6% maior do que a fila de abril, quando havia 1.833.815 casos. Os dados não incluem os pedidos de auxílio-doença, auxílio-acidente e aposentadoria por incapacidade que estejam à espera da realização da perícia médica.
A fila, que já chegou a atingir um estoque de 2,3 milhões no país, também aumentou na comparação com janeiro deste ano, quando havia 1,76 milhão de requerimentos. A advogada Adriane Bramante, presidente do IBDP, destaca a falta de servidores do órgão. “Existe um problema crônico no INSS que é a falta de servidores, então precisa urgente abrir concurso. Enquanto isso não acontecer, nós vamos continuar vendo essa fila cada vez maior ou sem diminuição alguma, porque é uma questão operacional”, diz.

Ocorreu na noite da última sexta feira 27/08, a I Condecoração Precursor Tijucano, realizada pela Fundação Municipal Zumbi dos Palmares de Ituiutaba

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O evento teve como objetivo homenagear Ituiutaba pelos seus 120 anos através da valorização da cultura e da história da comunidade negra do município, sendo que em sua primeira edição o segmento escolhido para a homenagem foi a Capoeira, por meio dos mestres que iniciaram o movimento em Ituiutaba e das escolas que atualmente perpetuam esta cultura.
A solenidade contou com a presença de autoridades municipais, incluindo a Prefeita Leandra Guedes, o Sr. Renato Moura – Presidente da Câmara Municipal de Ituiutaba, além das ilustres presenças de secretários municipais, vereadores e membros da comunidade negra de Ituiutaba e região. Além disso, contou com a visita do Sr. Athan Gonçalves de Souza, Secretário Municipal de Cultura do município de Campina Verde – MG.
A cerimônia foi composta por apresentações artísticas e culturais do Coral Vozes D’África, das escolas de capoeira que atuam em conjunto com a FUMZUP e de um representante do grupo de poesia SLAM Zumbi dos Palmares.
A Gestão UBUNTU agradece a toda a comunidade, ao Poder Executivo e Legislativo pelo contínuo apoio e também pela adesão as ações da Fundação Municipal Zumbi dos Palmares.

Por meio do vereador Renato Moura, Polícia Civil recebe viatura policial

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Ituiutaba recebeu na manhã de quinta-feira, 2, o deputado estadual Heli Grilo, que fez uma visita no Hospital São José, onde colheu reivindicações na oportunidade. Logo em seguida, o parlamentar seguiu para a Câmara Municipal de Ituiutaba, onde entregou para a Polícia Civil, um veículo Renault Duster.
O convite para Heli visitar Ituiutaba, bem como o veículo destinado para a Polícia Civil, foi por meio do presidente da Câmara Municipal, Renato Moura, que, recentemente, esteve em Belo Horizonte e solicitou diversas reivindicações para o deputado estadual, que também foram atendidas e serão entregues posteriormente. 
Heli Grilo que também já foi vereador na cidade de Uberaba, já atuou como delegado e hoje faz uma frente parlamentar na Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG) como presidente da Comissão de Agropecuária e Agroindústria, além de ser membro da Comissão de Segurança Pública. “Ituiutaba é uma cidade polo que merece atenção e ser vista com bons olhos. Todas as demandas que foram solicitadas durante a reunião serão apreciadas minunciosamente”, disse o deputado Heli Grilo.
Renato Moura na ocasião mostrou sua satisfação e gratidão para o deputado, já que, além da viatura policial com cela que foi entregue, ainda serão destinadas para o município, uma viatura básica, uma viatura camionete com cela e kit armamento para a Polícia Civil, além de um veículo com capacidade de sete lugares, que será destinado para a Secretaria de Saúde, totalizando um montante de R$ 511.000,00 (quinhentos e onze mil reais). “Ituiutaba está conquistando cada vez mais o seu espaço dentro do Estado de Minas Gerais, ganhando mais destaque na Assembleia Legislativa e no Congresso Nacional”, afirmou.     
O evento que foi promovido no plenário do Poder Legislativo, foi conduzido pelo vereador Renato Moura, que compôs a mesa ao lado do deputado Heli Grilo; do vice-prefeito, Silvio Vilarinho; do secretário de Governo, Conrado Henrique; e do delegado regional da Polícia Civil, Luiz Minas.