Home Blog Page 269

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA O CENSO DEMOGRÁFICO 2022 (PSS)

0

1) DEFINIÇÃO:

O que é: O Censo Demográfico é uma gigantesca operação que acontece de 10 em 10 anos e que tem por objetivo contar os habitantes do território nacional, identificar suas características e revelar como vivem os brasileiros, produzindo informações imprescindíveis para a definição de políticas públicas e a tomada de decisões de investimentos da iniciativa privada ou de qualquer nível de governo. Também constitui a única fonte de referência sobre a situação de vida da população nos municípios e em seus recortes internos, como distritos, bairros e localidades, rurais ou urbanas, cujas realidades dependem de seus resultados para serem conhecidas e terem seus dados atualizados.

2) CARGOS:

2.1) CARGO: AGENTE CENSITÁRIO MUNICIPAL (ACM)

ESCOLARIDADE EXIGIDA: NÍVEL MÉDIO COMPLETO

O QUE VAI FAZER: COORDENAR/GERENCIAR TODAS AS ATIVIDADES CENSITÁRIAS DO POSTO DE COLETA SOB SUA RESPONSABILIDADE.

PERÍODO DE INSCRIÇÃO: 15 de Dezembro a 29 de Dezembro de 2021.

LOCAL PARA INSCRIÇÃO: APENAS EM https://conhecimento.fgv.br/concursos/ibgepss21 

REMUNERAÇÃO MENSAL: R$ 2.100,00

JORNADA DE TRABALHO: 40 HORAS SEMANAIS, SENDO 8 HORAS DIÁRIAS (SEGUNDA À SEXTA), VARIÁVEL DE ACORDO COM A NECESSIDADE DO TRABALHO.

TAXA DE INSCRIÇÃO: R$ 60,50

DATA DA PROVA: 27/03/2022 (das 14:30 às 18 horas)

RESULTADO FINAL: 06/05/2022

2.2) CARGO: AGENTE CENSITÁRIO SUPERVISOR (ACS)

ESCOLARIDADE EXIGIDA: NÍVEL MÉDIO COMPLETO

O QUE VAI FAZER: SUPERVISIONAR O TRABALHO DOS RECENSEADORES

PERÍODO DE INSCRIÇÃO: 15 de Dezembro a 29 de Dezembro de 2021.

LOCAL PARA INSCRIÇÃO: APENAS EM https://conhecimento.fgv.br/concursos/ibgepss21 

REMUNERAÇÃO MENSAL: R$ 1.700,00

JORNADA DE TRABALHO: 40 HORAS SEMANAIS, SENDO 8 HORAS DIÁRIAS (SEGUNDA À SEXTA), VARIÁVEL DE ACORDO COM A NECESSIDADE DO TRABALHO.

TAXA DE INSCRIÇÃO: R$ 60,50

DATA DA PROVA: 27/03/2022 (das 14:30 às 18 horas)

RESULTADO FINAL: 06/05/2022

NOTA IMPORTANTE: Os candidatos mais bem classificados no concurso para agente censitário, ocuparão a vaga de ACM, respeitando o limite de vagas ofertadas para este cargo; os demais classificados ocuparão o cargo de ACS, até completar o número total de vagas ofertadas e respeitando sempre a ordem de classificação. Nos municípios onde há apenas uma vaga para agente censitário, o candidato mais bem colocado exercerá, concomitantemente, as funções de agente censitário municipal e supervisor.

2.3) CARGO: RECENSEADOR

ESCOLARIDADE EXIGIDA: NÍVEL FUNDAMENTAL COMPLETO

O QUE VAI FAZER: REALIZAR A COLETA EFETIVAMENTE DO CENSO, EM TODOS OS DOMICÍLIOS LOCALIZADOS DENTRO DE SUA ÁREA DE TRABALHO.

PERÍODO DE INSCRIÇÃO: 15 de Dezembro a 29 de Dezembro de 2021.

LOCAL PARA INSCRIÇÃO: APENAS EM https://conhecimento.fgv.br/concursos/ibgepss21 

REMUNERAÇÃO MENSAL: A remuneração do Recenseador será por produção, calculada por setor censitário, conforme taxa fixada e de conhecimento prévio pelo Recenseador, de unidades recenseadas (domicílios urbanos e/ou rurais), tipo de questionário (básico ou amostra), pessoas recenseadas e registro no controle da coleta de dados. O candidato poderá simular valores de remuneração por meio de link disponibilizado no endereço eletrônico https://censo2022.ibge.gov.br/trabalhe-no-censo/estimativa-de-remuneracao.html

JORNADA DE TRABALHO: A jornada de trabalho recomendável é de, no mínimo, 25 (vinte e cinco) horas semanais, além da participação integral e obrigatória no Treinamento. Será obrigatório o comparecimento do Recenseador ao Posto de Coleta nos dias e nos horários estipulados pelo ACM ou pelo ACS.

TAXA DE INSCRIÇÃO: R$ 57,50

DATA DA PROVA: 27/03/2022 (das 09:00 às 12:00 horas)

RESULTADO FINAL: 06/05/2022

3) Distribuição das vagas na subárea de Ituiutaba/MG:

3.1) Cachoeira Dourada: 3 vagas para recenseador, sendo uma para pessoas pretas ou pardas;

3.2) Capinópolis: 1 vaga para ACM e 4 vagas para ACS, sendo uma vaga para pessoas pretas ou pardas e uma vaga para pessoas com deficiência; 15 vagas para recenseador, sendo 3 vagas para pessoas pretas ou pardas e 1 vaga para pessoas com deficiência;

3.3) Gurinhatã: 1 vaga para ACS/ACM; 6 vagas para recenseador, sendo uma vaga para pessoas pretas ou pardas e outra vaga para pessoas com deficiência;

3.4) Ipiaçu: 5 vagas para recenseador, sendo uma para pessoas pretas ou pardas e outra para pessoas com deficiência;

3.5) Ituiutaba: 1 vaga para ACM e 11 vagas para ACS, sendo 3 vagas para pessoas pretas ou pardas e 1 vaga para pessoas com deficiência; 98 vagas para recenseador, sendo 20 vagas para pessoas pretas ou pardas e outras 5 para pessoas com deficiência;

3.6) Santa Vitória: 1 vaga para ACM e 2 vagas para ACS, sendo uma vaga para pessoas pretas ou pardas; 21 vagas para recenseador, sendo 4 para pessoas pretas ou pardas e 2 para pessoas com deficiência.

MAIORES INFORMAÇÕES EM [email protected] OU PELO NÚMERO 0800 2834628 ou ainda pelo site https://conhecimento.fgv.br/concursos/ibgepss21

Prefeitura de Poços de Caldas vai construir Hospital do Câncer

COLUNA MG – Rede de Notícias do Sindijori MG

www.sindijorimg.com.br

Poços vai construir Hospital do Câncer

O prefeito Sérgio Azevedo anunciou a construção do Hospital do Câncer em Poços de Caldas. Toda a obra será realizada com verba da própria prefeitura. Para isso, um terreno localizado na zona oeste do município, que hoje está ocioso, será colocado à venda e a verba será destinada para a construção do Hospital do Câncer, obra que vem sendo reivindicada há 10 anos. O terreno conta com uma área aproximada de 40 mil metros quadrados e está localizado entre os bairros Jardim Europa e Jardim Country Club, bem atrás da Garagem Municipal. A ideia é que o prédio seja construído bem ao lado do Hospital da Santa Casa de Poços de Caldas. (Jornal Mantiqueira – Poços de Caldas)

Café de Santa Bárbara se destaca

                                No último final de semana, a Emater-MG, em parceria com o Sicoob Credcooper, promoveu o 4º Concurso de Qualidade dos Cafés da Região de Caratinga. No evento, Santa Bárbara do Leste se destacou mais uma vez, pela excelência do café produzido. O cafeicultor Wenison de Faria Lopes ficou em 3º lugar na categoria Café Natural, obtendo 85,417 pontos na classificação do café. O Concurso contou com a participação de cafeicultores de Caratinga, Santa Bárbara do Leste, Ubaporanga, Bom Jesus do Galho, São Domingos das Dores, São Sebastião do Anta, Inhapim, Imbé de Minas e Piedade de Caratinga. No total, 257 amostras de café foram enviadas para avaliação. (Diário de Caratinga)

Previsão de crescimento do mercado

            Os supermercadistas mineiros acreditam que as vendas neste natal vão ser melhores em relação à sazonalidade do ano passado. A aposta é de um desempenho de 4,25% maior na comparação com 2020. Esse é o resultado de uma sondagem feita pela Associação Mineira de Supermercados (Amis) com empresas em todo o estado durante o mês de novembro.  De acordo com a entidade, com o sentimento de familiaridade e a importância dos encontros em casa, que ficaram ainda mais fortes e significativos durante a pandemia, e com a população praticamente toda vacinada, as comemorações deverão ganhar ainda mais espaço. (Diário do Comércio – Belo Horizonte)

Testagem de ônibus

            A Univale Transportes irá testar o primeiro ônibus totalmente elétrico da região do Vale do Aço. Inicialmente, o veículo será utilizado para o transporte público de trabalhadores na área interna da Usiminas, em Ipatinga. Conforme dados repassados pela empresa, a utilização do veículo incialmente será um teste feito em parceria com a empresa Build Your Dreams (BYD), a pedido da própria Usiminas. A empresa atesta também que os ônibus são seguros, silenciosos e podem diminuir os custos operacionais em até 70%. Podendo atingir até 250km de autonomia, com variações conforme as condições de uso. (Diário do Aço – Ipatinga)

Adicional de periculosidade

            A Câmara Municipal aprovou projeto de lei de autoria do Poder Executivo que prevê o pagamento de adicional de periculosidade aos integrantes da Guarda Municipal de Juiz de Fora. Segundo a Secretaria de Recursos Humanos da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), este auxílio corresponderá a 30% dos vencimentos recebidos pelos guardas municipais. Durante a votação do texto em segundo turno, foi aprovada uma emenda parlamentar que estende o pagamento a toda a corporação, que hoje conta com 112 guardas municipais. O texto e a alteração seguem agora para análise e possível sanção da PJF. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

Criação de museu

            Os vereadores da Câmara Municipal de Mariana, votaram e aprovaram nesta semana, o projeto de lei que dispõe sobre a criação do “Museu de Mariana”. Ele funcionará no antigo Palácio do Conde Assumar, nos prédios da Rua Direita, localizada no centro do município, e irá compor um roteiro de visitação turística que engloba a Casa da Câmara, as igrejas de São Francisco e o Santuário do Carmo. Além do Museu de Arte Sacra, o Cine Teatro Municipal, a Casa Cultura e a Igreja da Sé. Segundo o projeto de lei, um dos objetivos do é recolher, identificar, catalogar, guardar e possibilitar o acesso aos documentos históricos, políticos e outros de interesse na formação da sociedade local ao longo do tempo. (Jornal O Liberal – Ouro Preto)

ICMS Turismo

            Estado divulgou resultado do ICMS Turismo para embasar repasse da verba em 2022. Uberaba manteve nota máxima na atual edição, porém o índice de participação do município não teve crescimento em relação ao ano passado. Desde que Uberaba foi habilitada para receber os recursos em 2018, o município já havia conquistado nota máxima na análise do ICMS Turismo. No entanto, o índice de participação vinha apresentando uma tendência de queda. O indicador era de 0.22840 em 2018 e caiu para 0,2005 em 2019. Depois, o índice foi para 0,1792 em 2020, e agora parece ter se estabilizado nesse patamar. Conforme o resultado divulgado na última semana, Uberaba registrou índice de participação de 0,178 na avaliação de 2021. (Jornal da Manhã – Uberaba)

Investimentos da Cemig em Minas Gerais vão gerar 165 mil empregos

0

Os investimentos da Cemig em Minas Gerais vão gerar 165 mil novos postos de trabalho no estado até 2025. A informação foi repassada, pelo diretor-presidente da Companhia, Reynaldo Passanezi Filho, em reunião na Assembleia Legislativa do Estado. Atualmente, a estatal executa o maior plano de investimentos da sua história. São cerca de R$ 22,5 bilhões investidos em geração, transmissão e distribuição de energia, além da geração distribuída e comercialização de gás, impulsionando o desenvolvimento econômico de Minas.

De acordo com o diretor-presidente da Cemig, a estatal realizou uma mudança de estratégica de atuação e implantou a eficiência nos gastos operacionais, de maneira a possibilitar a realização do maior programa de investimentos da Companhia. “O nosso objetivo é deixar de investir fora do estado e focar, concentrar em Minas Gerais. Havia muita diversificação de investimentos fora de Minas. Fizemos uma revisão da estratégia e estamos investindo majoritariamente no estado. É um programa bastante ambicioso que busca cumprir o papel de ser a Cemig uma indutora do desenvolvimento econômico de Minas Gerais”, ressaltou.

Dois grandes programas são destaques no plano de investimentos. Por meio do Mais Energia, lançado em setembro deste ano, 200 novas subestações de energia elétrica serão construídas em todas as regiões do estado. Essas se somarão às 415 unidades já existentes e o resultado será mais qualidade, segurança e confiabilidade no fornecimento e no atendimento de toda a demanda reprimida. Outra iniciativa que possibilitará uma grande mudança e trará significativos benefícios para a população mineira é o Minas Trifásico. A Cemig ampliará em 30 mil quilômetros as redes trifásicas no interior, substituindo, em sua maioria, as redes monofásicas, gerando, assim, melhorias para os produtores rurais e o agronegócio mineiro.

Programa Municipal de transferência de tecnologia, pesquisa, fortalecimento da pecuária e genética leiteira GERA LEITE

0

No último dia 15, a Prefeitura Municipal de Santa Vitória/MG por meio da Secretaria Municipal de Agricultura Pecuária e Abastecimento – SEMAPA celebrando convênio com EPAMIG OESTE – Campus Fundação Getúlio Vargas de Uberaba-MG realizou a entrega dos 06 Touros Melhoradores da Raça Gir Leiteiro de Genética Superior para os representantes dos 06 Assentamentos Rurais participantes do Programa Nacional de Melhoramento Genético (PNMGL).


O sorteio dos seis Touros Gir leiteiro PO da EPAMIG OESTE da cidade de Uberaba, adquiridos com recursos próprios da Administração Municipal, por meio de um convênio com EPAMIG para fomento da atividade leiteiras das famílias assentadas do município de Santa Vitória foi realizado de maneira transparente durante a reunião do Conselho Municipal Desenvolvimento Sustentável, a Secretaria Municipal de Agricultura Pecuária e Abastecimento.


De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mauricio Lorena a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) tem desenvolvido um trabalho fundamental no fortalecimento do programa que teve total adesão e cadastramento dos seis assentamentos – Nova Jacaré Curiango, Nova Jubran, Santa Inês, Cruz e Macaúbas, Porto Feliz e Paulo Freire. “Serão centenas de famílias da Agricultura Familiar beneficiadas onde cada Projeto de Assentamento recebeu, um Touro Gir Leiteiro PO melhorador”, concluiu o secretário municipal.

Grande emoção no encontro das duas fanfarras do Projeto Aprendendo a Crescer de Santa Vitória e Chaveslândia

0

Os alunos que fazem parte da fanfarra do Projeto Aprendendo a Crescer de Santa Vitória e Chaveslândia tiveram um encontro com muita emoção no distrito de Chaveslândia, na tarde da última sexta-feira (10).
O professor Barone Souza uniu as duas turmas da Fanfarra, para levar boas notícias e mostrar que mesmo de longe todos podem estar bastante unidos e conectados. “Queremos trazer algo para o nosso município com bastante reconhecimento, principalmente vocês, jovens, que estão iniciando esse momento único na vida de vocês. E dizer que em breve estaremos mais unidos, pois agora seremos uma fanfarra unida entre os alunos do Projeto Aprendendo a Crescer de Santa Vitória e Chaveslândia. Sei que podemos levar isso adiante, e eu e toda equipe do projeto estaremos aqui, sempre com vocês para que possam aprender cada dia mais”, disse o professor.

Igreja Batista Boas Novas – Igreja cheia no último domingo 12

0

Pelo fato de muitas famílias viajarem para passar o natal com familiares em outras localidades, todos os anos a Igreja Batista Boas Novas de Ituiutaba realiza seu Culto de Natal, uma ou duas semanas antes do dia 25, para que desse modo, um número cada vez maior de membros possa participar.
Agora em 2021, essa linda apresentação aconteceu no último domingo 12 e foi com a casa cheia, tamanha era a expectativa pela Palavra do Pastor Marcos de Almeida e também pela apresentação das crianças e adolescentes.
A noite foi linda e quem participou já fala em também estar presente na de 2022.
A Igreja Batista Boas Novas de Ituiutaba, fica na Avenida 08, número 1.280, no Bairro natal e está sempre aberta para você, sua família e amigos.
Venha conhecer nossas instalações e se surpreender com a maneira toda especial que temos de receber a todos.
Igreja Batista Boas Novas, muito mais que uma Igreja, uma família.

Prefeitura executa ações de manutenção e revitalização no Estádio Municipal ‘Gercino Pires dos Santos’, no Distrito de Chaveslândia

0

A Prefeitura de Santa Vitória, por meio da assessoria distrital em Chaveslândia concluiu os serviços de manutenção e revitalização do Estádio Gercino Pires dos Santos no Distrito de Chaveslândia. “A ação demonstra o compromisso e o cuidado da atual gestão com esses espaços públicos e promove mais qualidade de vida aos moradores do Distrito de Chaveslândia”, explicou Gilberto Quirino ‘Suru’ ressaltando que tem atendido todas as determinações do prefeito Salim Curi e que a ação visa, antes de tudo, garantir o pleno uso desse espaço pela população desportista.

Prefeita Leandra autoriza início de obras de ampliação no CMEI Nair Ferrari Clemente

0

Teve início uma grandiosa obra de ampliação e readequação da estrutura do Centro Municipal de Educação Infantil – CMEI Nair Ferrari Clemente, situado na Avenida 39, no Setor Sul de Ituiutaba. Na tarde da última quarta-feira, 8, a prefeita Leandra realizou a autorização dos serviços e acompanhou o início dos trabalhos no local.
A unidade educacional é especializada no Ensino Infantil e foi escolhida como Escola Modelo para o projeto de investimentos previstos pela Prefeitura de Ituiutaba na administração da prefeita Leandra Guedes. “Hoje iniciamos mais uma de nossas ações para entregar para o povo de Ituiutaba um novo modelo de educação. O Centro Municipal de Educação Infantil foi escolhido como Escola Modelo e os alunos vão contar no próximo ano com estrutura ampliada e readequada”, disse a prefeita
O CMEI contará com total acessibilidade, salas amplas e modernas, além de piscinas e parque aquático.
A chefe do Poder Executivo afirmou que a Educação é uma das principais bases para o desenvolvimento da população. “Estamos trabalhando para tornar o ensino mais digno e de qualidade para nossos alunos, com estrutura de ponta. Aqui vamos ofertas tudo que os nossos estudantes precisam e merecem para ter um grande futuro pela frente”, ressaltou.
A obra é realizada com recursos da Secretaria Municipal de Educação, Esportes e Lazer e executada pelas equipes da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos.

COPASA doa cinco mil tubetes para a Prefeitura de Santa Vitória

0

Na última sexta-feira (10), as equipes, acompanhadas pelos secretários responsáveis pelas pastas Fernando Bonito e Mauricio Lorena Filho foram surpreendidos com uma doação da COPASA Regional de uma quantidade de cinco mil tubetes para o plantio das mudas facilitando o trabalho desempenhado atualmente. Também incentivará a produção de novas mudas em grande escala.
Durante a entrega dos tubetes, os representantes da COPASA, Adilson Ferreira da Maia – assistente Socioambiental e Mário Piazza Júnior – assistente Socioambiental,
da UNOE – Unidade de Negócio Oeste da COPASA, destacaram o trabalho de preservação ambiental realizado e explicaram a importância dessa iniciativa para valorizar ainda mais a preservação da natureza e a qualidade de vida dos santa-vitorienses.

“Uma das estratégias da COPASA para implementar um plano de arborização consistente na produção de novas mudas de plantas, portanto, precisamos de uma unidade de produção apropriada e em sintonia com as metas da Administração Municipal”.
Os secretários agradeceram a parceria e ressaltaram que o trabalho só está começando, sendo que a partir de agora, com novas expectativas, pois o apoio é essencial para a produção das mudas que são distribuídas, gratuitamente, na sede das secretarias municipais de Meio Ambiente e Pesca e de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Equipe de Meio Ambiente e Pesca trabalha no plantio de mudas de Ipês seguindo as normas da Lei PM/Nº3.306/2021

0

Desde o ano de 2018, a Prefeitura de Santa Vitória, por meio das Secretarias Municipais de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e de Meio Ambiente e Pesca está realizando o plantio de mudas de Ipês, em todas as regiões da cidade.
O trabalho, realizado pelos servidores municipais, Mariozan de Freitas, Jairo Júnior, Marcelo Manoel, João Marcos, José Mendes, João Gabriel e o secretário responsável pela pasta, Fernando Bonito vai desde o plantio, as podas, até as estaquias com o bambu e o coroamento das mudas, em todas as regiões da cidade.
“O trabalho está só no começo, pois sempre serão realizados novos plantios e os cuidados com as árvores da cidade”, destaca o secretário de Meio Ambiente, Fernando Bonito ressaltando que nesta etapa já foram plantadas 500 novas mudas e outras 500 serão plantadas nos próximos dias, totalizando mais de 2.500 mudas de Ipês já plantadas nas Administrações do prefeito Salim Curi e do vice-prefeito, Renato José de Paula.