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sábado, maio 17, 2025
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SAE realiza reunião com Prefeito de Ituiutaba para debater sobre investimentos no setor de saneamento básico

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A Superintendência de Água e Esgotos de Ituiutaba, por iniciativa da diretoria, realizou uma reunião com o Prefeito de Ituiutaba, Dr. Fued José Dib, com o intuito de proporcionar esclarecimentos sobre as definições de prioridades de investimentos para os próximos anos no setor de saneamento básico.

A reunião contou com a participação do corpo técnico da SAE, incluindo gerentes e supervisores, para dialogarem sobre os objetivos das obras e ações incluídas no plano de investimentos enviados para o CISAB-RC, atual órgão regulador e fiscalizador da Autarquia.

Dentro dessas prioridades, encontram-se ações como: elaboração do Plano Diretor de Esgoto, construção de reservatórios de água em locais estratégicos, estruturação de uma elevatória de esgoto no Bairro Paranaíba, limpeza das lagoas da Estação de Tratamento de Esgoto e implantação de geomembrana, execução de melhorias na operação da elevatória de esgoto do Córrego da Lagoa, substituição de redes e ramais na área central, melhorias no sistema de captação de água do Ribeirão São Lourenço, redução e controle de perdas de água, entre outras.

Na ocasião, ressaltou-se que a continuidade nos investimentos é um dos resultados da gestão financeira da antiga diretoria, composta pelo atual Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rubens Vaz, e o então Diretor Adjunto da Autarquia.

Vale evidenciar que, o momento da tomada de decisões, quanto às prioridades de investimentos, é de grande importância para o cumprimento da missão da SAE – “Contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população de Ituiutaba, satisfazendo as suas necessidades de abastecimento de água e esgoto sanitário, respeitando os fatores sociais, econômicos e ambientais”.

Mais de 100 servidores se cadastram no eSocial em Gurinhatã

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GURINHATÃ – Termina neste dia 23/11 o prazo para recadastramento no eSocial em Gurinhatã e Flor de Minas, e até o momento, apenas 41% dos servidores se cadastraram, sendo 128 servidores públicos recadastrados, faltando ainda 185 servidores, de um total de 313.

 

Segundo Ana Carolina Medeiros, do Departamento de Recursos Humanos da Prefeitura, e de acordo com o Edital, foram CONVOCADOS todos os Servidores Públicos Municipais da Prefeitura Municipal de Gurinhatã, titulares de cargo Efetivo, Estável, em Comissão, Inativos e Contratados, para realizarem o RECADASTRAMENTO funcional junto a este órgão, que começou no dia 22/10/18 e se encerra neste dia 23/11/18.

 

Ainda de acordo com o setor competente, ainda não houve decisão quanto a prorrogação de prazo.

 

O que é o eSocial?

 

O Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas – eSocial é uma ferramenta online que tem como objetivo simplificar e unificar a entrega das obrigações trabalhistas, previdenciárias e fiscais em todo o país. Todos os órgãos públicos e todas as empresas privadas deverão se adequar para atender às novas regras estabelecidas.

Coleta de embalagens de agrotóxicos nessa sexta-feira

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GURINHATÃ – Nesta sexta-feira, 23 de novembro das 8h às 11h e das 12h30 às 17h, os produtores rurais deverão devolver vasilhames de agrotóxicos, cujo recolhimento ocorrerá no Sindicato Rural, no Parque de Exposições Francisco Martins Ferreira.

 

A ação é uma parceria da Prefeitura Municipal de Gurinhatã, Departamento de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Instituto Mineiro de Agropecuária – IMA e Sindicato Rural de Gurinhatã, e o produtor rural não precisa apresentar a nota fiscal, e na devolução o mesmo receberá o devido recibo de entrega.

 

Segundo o prefeito Wender Luciano, é uma atividade desenvolvida por órgãos e instituições ligadas ao setor produtivo rural que se mobilizam em Gurinhatã para o sistema de devolução de embalagens vazias de agrotóxicos.

Conselheiras tutelares debatem importância da função

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Ituiutaba – A função do Conselheiro Tutelar prevista no Estatuto da Criança e Adolescente – ECA, existe desde julho de 1990 e a data comemorativa é celebrada no dia 18 de novembro.  Em Ituiutaba esta comemoração aconteceu na última quarta-feira, 21, quando o Secretário Municipal de Desenvolvimento Social, Renato Moura, se reuniu com os servidores que integram o Conselho Tutelar e lhes rendeu homenagens pelos serviços prestados.

“O conselho tutelar tem a nobre e importante missão de lutar pela preservação dos direitos de nossas crianças e adolescentes. Neste sentido, promovemos este encontro com estes profissionais e, oportunamente, procuramos ouvir todos eles atentamente sobre o desempenho das suas funções. Enfatizamos as diretrizes e ações desenvolvidas e aproveitamos para cumprimentar a cada conselheira, uma vez que o órgão tem servido de exemplo e modelo para outras cidades da região”, disse Renato Moura.

Atualmente são cerca 30 mil conselheiros em todo o país que atuam, por exemplo, no recebimento de denúncias de maus-tratos, violência sexual, trabalho infantil, entre outras. Também são responsáveis pela fiscalização e aplicação das políticas públicas direcionadas à população infanto-juvenil. O Conselho Tutelar em Ituiutaba, conta com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social e funciona em condições bem mais adequadas, confortáveis e pronto para atender a comunidade, à Avenida 5-A, entre as Ruas 22 e 24 no centro.

Prestação de contas, homenagens e pauta cheia, assim foi mais uma reunião da Câmara de Capinópolis

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Capinópolis – Na última segunda-feira, dia 19, a reunião do Legislativo de Capinópolis foi mais movimentada do que o normal, afinal contou com a presença do Delegado de Polícia Civil Dr. Cleiton Viana que explanou sobre os trabalhos da Polícia Civil em Capinópolis e na região e também fez uma prestação de conta de tudo que está sendo realizado por ele, à frente do comando da polícia civil.

Outro ponto alto da reunião foi a presença de vários atletas e esportistas que participaram do Campeonato Minas/Goiás. Vale frisar que os mesmos foram apoiados pela câmara municipal de Capinópolis e também pela Prefeitura Municipal e trouxeram vários troféus e medalhas, levando o nome do município a lugares altos no pódio. Na reunião representando a todos ligados ao esporte, integrou a bancada da Câmara Municipal, a Diretora Cultural, Kely Franco.

Também não pode ser deixado de mencionar que, além dos 11 vereadores que compõem o legislativo de Capinópolis, o prefeito Cleidimar Zanotto, também participou da reunião, até o momento das homenagens aos atletas.

Logo na abertura da reunião o Presidente do Legislativo, Ivo Américo, fez uma breve alusão ao “Dia da Consciência Negra”, e saudou os participantes; “Hoje temos uma reunião atípica, afinal teremos uma explanação sobre os trabalhos da Polícia Civil. Além disso, estamos recebendo em nossa casa de leis muitos esportistas, que participaram recentemente de um campeonato em Goiás e trouxeram bons resultados. Mas vale lembrar a estes jovens, que o mais importe não são as medalhas e os troféus, mas sim as amizades e as experiências que vivemos. Parabéns a todos vocês”.

O Delegado Dr. Cleiton Viana, iniciou sua explanação falando sobre como ele recebeu a delegacia, a quantidade de processos, a solução de crimes, e tudo que envolvia seu trabalho, e logo depois já passou a responder questionamentos dos vereadores, que aproveitaram o momento e tiraram dúvidas.

Após as homenagens que movimentaram o plenário, a reunião prosseguiu com a votação da indicação 106/2018 que solicita estudar a viabilidade de sinalizar o pátio da estação Rodoviária Lamartine Cezar de Souza, tanto para taxistas quanto para os usuários do estacionamento. Indicação que recebeu duras críticas, segundo alguns vereadores é necessário primeiro regularizar os taxistas do município.

Outra indicação foi a 107/2018 que pede a instalação de boca de lobo e de rede pluvial na Rua Inácio Guedes na altura do n: 41, no bairro José Balduíno Sobrinho, onde a água das chuvas está causando estragos e adentrando nas residências dos moradores.

A indicação 108/2018 solicita a instalação de cobertura na porta de emergência do pronto Atendimento Municipal/FAEPU. A indicação 109/2018 solicita ao poder Executivo que regularize os estoques de remédios na Farmácia Municipal, já que a falta de vários medicamentos tem sido constante. Para finalizar as indicações da noite, a 110/2018 pede ao Executivo para efetuar a ligação de energia elétrica em todas as residências das ‘Chácaras do Neguta’, bem como promover a instalação de energia elétrica no poço artesiano da comunidade.

IMA divulga balanço da fiscalização do vazio sanitário da soja, feijão e algodão

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Balanço realizado pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) revela que os produtores mineiros estão cada vez mais conscientes da necessidade do cumprimento do vazio sanitário da soja, feijão e do algodão, como forma de erradicar e prevenir as lavouras destes três produtos contra o ataque de pragas que podem comprometer a produção.

 

Durante o período do vazio sanitário fica proibido o cultivo destes três produtos, ao mesmo tempo em que devem ser exterminadas as plantas vivas nas propriedades.

 

No conjunto, neste ano foram realizadas 815 fiscalizações, com 37 notificações, que é quando o fiscal do IMA verifica alguma inconformidade na lavoura e concede ao produtor 10 dias para regularizar a sua situação. Após esse período o produtor pode ser multado, caso persista na inconformidade.

 

Neste ano foi registrado somente um auto de infração para propriedade com cultivo de soja.

 

Soja – O IMA  ampliou em 5% neste ano a área fiscalizada durante o vazio sanitário da soja, que vigorou de 1º de julho a 30 de setembro. A área fiscalizada para prevenir a ferrugem da soja em todo o estado passou de cerca de 223 mil hectares no ano passado para 244 mil ha em 2018. O Instituto realizou 732 fiscalizações lavrando, ao final, somente um auto de infração.

 

Feijão – No caso do vazio sanitário do feijão, que vigorou de 20 de setembro a 20 de outubro, o IMA aumentou neste ano o número de fiscalizações que passou de 46 para 57 no período, abrangendo uma área de 10,2 mil hectares.

 

Algodão – Em relação ao algodão, cujo período do vazio sanitário terminou nesta semana, em 20 de novembro, foram fiscalizados cerca de 18 mil hectares também sem registro de autos de infração. A medida busca erradicar nas plantações o bicudo do algodoeiro.

 

O gerente de Defesa Sanitária Vegetal do IMA engenheiro agrônomo Nataniel Diniz Nogueira explica que o vazio sanitário tem sido importante para controlar e impedir o ataque de pragas que podem acometer as lavouras destes três produtos.

Palestra sobre drogas e entorpecentes vai acontecer em Gurinhatã

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O Consep (conselho de segurança pública), do município de Gurinhata, vai estar realizando em parceria com a Escola Estadual de Gurinhatã, de l e ll grau, dentro do cronograma de atividades da Semana de Educação Para a Vida, uma palestra sobre drogas e entorpecentes.

A palestra será proferida pela Sgt. Keila que faz parte da equipe do Proerd, na próxima sexta-feira, dia 23 de novembro, sendo que no período matutino, ela acontece as 9 horas e no período vespertino, às 13 horas.

Governo divulga lista de classificação preliminar dos candidatos inscritos no processo de designação 2019

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Secretaria de Estado de Educação (SEE) divulgou nesta terça-feira (20/11) as listagens de classificação preliminares dos candidatos inscritos no processo de designação 2019. Os candidatos estão listados por ordem de classificação, para cada cargo e localidade distintos, a partir das informações prestadas na inscrição e dos critérios de prioridade definidos pela Resolução SEE nº 3.995/2018.

O candidato já inscrito que desejar fazer alguma correção ou alteração dos dados informados na primeira etapa tem do dia 21 a 27 de novembro para fazê-lo no site www.designaeducacao.mg.gov.br.

O candidato deverá conferir na listagem de classificação preliminar, os dados pessoais, o tempo de serviço e a habilitação/ escolaridade ou formação especializada, podendo alterá-los, se necessário, durante o período previsto no cronograma.

“Essa é a primeira vez que a secretaria adota como parte do aprimoramento do processo de inscrição para designação a publicação de uma listagem preliminar. O que vai possibilitar, dentro do prazo previsto, a correção das informações anteriormente prestadas pelo próprio candidato, exceto CPF, cargo/modalidade e localidade indicados, as demais informações podem ser objeto de eventuais ajustes ou alterações”, destaca a subsecretário de Gestão de Recursos Humanos, Antonio David de Sousa Junior.

A cada alteração será emitido um novo comprovante, com as alterações processadas. Após o fim do período de correção não será permitida a alteração de dados e será divulgada a listagem de classificação definitiva.

A listagem definitiva está prevista para ser divulgada no dia 4 de dezembro, no endereço eletrônico www.designaeducacao.mg.gov.br, nas Superintendências Regionais de Ensino e nas escolas estaduais. As listagens serão utilizadas para as designações na modalidade online e na modalidade presencial, ao longo de todo o ano letivo de 2019.

Para a designação 2019, o sistema da SEE recebeu um total de 437.704 cadastros e 963.301 inscrições, uma média de 2,2 inscrições por candidato, uma vez que cada candidato poderia realizar até três inscrições.

Prefeitura faz limpeza pela cidade

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GURINHATÃ – A limpeza da cidade tem sido um trabalho constante por parte da prefeitura, contando também com a participação da comunidade em termos de limpeza urbana que garante mais qualidade nas ruas e avenidas da cidade.

 

Segundo o diretor do Departamento de Obras e Serviços Públicos, Maurílio Higino Araújo, todos os meses vem sendo feitas ações na limpeza e manutenção, inclusive desde a semana passada tem equipes pelas ruas da cidade desenvolvendo a ação em benefício do conforto e qualidade da população.

 

Vale ressaltar que a limpeza urbana tem a coleta de lixo residencial diária, retirada de entulho de limpeza de quintais e podas de árvores, além de uma faxina geral pela cidade, especialmente neste período chuvoso quando os problemas aumentam.

 

Segundo a chefe de Gabinete, Eucione Queiroz todos os pedidos ou mesmo reclamações que chegam na prefeitura são repassadas imediatamente para o setor responsável, dando solução e atendendo ao cidadão.