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sexta-feira, dezembro 27, 2024
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Secretaria de Obras trabalha na manutenção das estradas vicinais

A Secretaria de Obras de Capinópolis continua trabalhando visando recuperar as estradas vicinais do município.

Na semana passada realizou a troca de madeira de mata-burro, na propriedade de Márcio Melo, atendendo a solicitação do arrendatário Ginior, bem como a manutenção de mata-burro na propriedade de Rosângela Tavares, na região da Ponte Alta.

Serviços realizados em parceria com os proprietários e arrendatário.

“Estamos procurando atender a todos aqueles que nos procuram visando recuperar as estradas vicinais. Dentro do possível, fazemos questão de atender a todos, pois sabemos a importância de manter nossas estradas em condições de tráfego”, destaca o secretário Gilson Nunes.

Sebastião Martins se aposenta com direito a homenagem surpresa na Secretaria Municipal de Obras

Santa Vitória – Homenagens e agradecimentos marcaram as festividades de despedida do servidor público de carreira, Sebastião Martins (Bastiãozinho) que se aposentou na última semana. O Secretário Municipal de Obras, Infraestrutura e Serviços Urbanos, Renato José de Paula juntamente com toda a equipe da área organizou uma homenagem surpresa, pela relevância do serviço prestado ao longo dos 37 anos de trabalho dedicado ao Município.

A homenagem ocorreu na sede da secretaria municipal de obras, no fim do expediente do último dia 28 de março, mesmo dia em que foi oficializada a sua aposentadoria no Diário Oficial.  A homenagem foi merecida e teve a presença dos colegas de trabalho, que foram lhe dar o abraço e parabenizá-lo pela aposentadoria.

“Parabéns Sebastião, pela sua dedicação no serviço público!”, escreveu o Vice-prefeito e secretário de Obras, Renato em sua página social, como reconhecimento ao amigo e pela importância do trabalho deste servidor prestado em prol da nossa cidade ao longo de quase meio século de atividades.

INSS adia sistema que facilita concessão de aposentadoria

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Prometido para o fim de fevereiro, o lançamento do serviço que facilitaria a concessão de  aposentadoria por tempo de contribuição foi adiado. Segundo o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a ferramenta está em fase final de validação.

O órgão não deu um prazo para lançamento do serviço, que vai permitir que segurados deem entrada no pedido de aposentadoria sem ter de se deslocar até uma agência do INSS. A promessa é que o requerimento poderá ser feito pela internet.

A mudança faz parte das mudanças implementadas desde o ano passado para facilitar a concessão de benefícios previdenciários. Desde setembro, o INSS passou a conceder a aposentadoria por idade de forma automática, sem a necessidade de ir até a agência.

A maior dificuldade é que a concessão da aposentadoria por tempo de contribuição pela internet exige uma base de dados muito ampla. Para ter direito ao benefício é necessário ter contribuído por ao menos 30 anos (mulheres) e 35 anos (homens) ao INSS.

Pelo sistema tradicional, o segurado precisa primeiro telefonar ou agendar pela internet um dia e horário para ir até o INSS agência do INSS para entregar os documentos necessários para requerer a aposentadoria. No novo modelo, o segurado que cumprir os requisitos necessários para a aposentadoria entra em contato com o INSS por telefone ou internet e faz a solicitação. Se a base de informações do INSS constatar que o segurado cumpriu as exigências, a aposentadoria é então concedida.

Senha do Meu INSS

O INSS criou uma página na internet que reúne uma série de informações e serviços para o segurado, como a contagem do tempo de contribuição. Para acessá-la é necessário fazer um cadastro e registrar uma senha.

Para ter direito ao benefício é necessário ter contribuído por ao menos 30 anos (mulheres) e 35 anos (homens) ao INSS

 

 

 

 

Proposta de recomposição salarial para servidores é aprovado

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O Plenário da Câmara de Ituiutaba, aprovou por 15 votos contra um, na sessão de segunda-feira, 02, dois projetos do Poder Executivo: o primeiro tratando sobre atualização salarial dos profissionais do magistério e educação básica e o segundo sobre reajuste dos valores de vencimentos e proventos de aposentadoria do pessoal da Administração Municipal.

Para os servidores da ativa e inativos, o reajuste autorizado será de 2%, retroativo a data base de vencimento ou seja 1º de fevereiro. O abono família, concedido ao servidor, ficou estabelecido em R$25,00. Também se aplica este reajuste, ao funcionalismo da Caixa de Aposentadoria, CASMI e das fundações.

O Piso salarial, para os profissionais do magistério da educação básica, com jornada semanal de 25 horas, recebeu atualização de 6,81%, e agora será de R$1.534,59 em obediência ao artigo 5º da Lei federal 11.738/2008 e com base a portaria 1.595, de 28 de dezembro de 2017. Professores com jornada de 24 horas, tiveram aplicado o mesmo índice e terão piso de R$1.473,21.

A categoria de servidores com vencimentos equivalentes ao piso salarial da Administração Municipal, também foram beneficiados por reajuste de 6%. Agora, o valor deste piso passou de R$1.175,00 para R$1.245,00.

Por meio de mensagem ao Pode Legislativo Tijucano, o Prefeito Fued Dib, deixou claro o sentimento de valorizar o servidor público, entretanto, demonstrou a preocupação com a situação econômica do País, que atinge aos municípios.

“Apesar dessa ostensiva dificuldade econômica enfrentada pela Nação, esta Administração Municipal, dentro de suas prerrogativas de gerenciamento financeiro, com intuito de zelar e manter o equilíbrio de suas receitas e despesas, e ainda, praticar todos os esforços que possam edificar cada vez mais, a faixa salarial do seu pessoal, vem apresentar a presente proposta”, disse o Prefeito na mensagem ao Poder Legislativo.

 

 

 

 

 

Visite o Museu Antropológico de Ituiutaba

O Museu Antropológico de ltuiutaba tem sob sua guarda artefatos e coleções sociais, imaginativas, estéticas e utilitárias, fruto da experiência humana em seus distintos processos de mudança e adaptação.

Sua missão é colecionar, proteger, interpretar e difundir os bens materiais sob sua responsabilidade, buscando alimentar, de forma permanente, o diálogo com a comunidade.

As representações do passado e das diversas práticas culturais, aqui presentes, devem contemplar a dimensão cultural e educativa, potencializando este espaço como referência e expressão de coletividade.

Faça uma visita!
Avenida Três, N° 240 – Centro – Ituiutaba
Telefone para agendamento: (34) 3261-4248

Você professor pode agendar uma visita com seus alunos pelo telefone da fundação Cultural (34) 3261-3035.

 

Fonte: FCI

 

Vereador trabalhando por mais segurança

O vereador de Ituiutaba Pastor Amaury Braz entrou com mais um requerimento na reunião do Legislativo tijucano, na última segunda – feira, dia 02.

Dessa vez o parlamentar requer que seja enviado Ofício ao CONSEPI – Conselho Comunitário de Segurança Pública, para instalação de pontos de “OLHO VIVO”, nas Avenidas que dão acesso as saídas da cidade:

Na Avenida: Governador José de Magalhães Pinto, próximo ao trevo que dá acesso a BR – 365, saída para Uberlândia e várias outras cidades.

Na Avenida: Napoleão Faissol próximo ao trevo que dá acesso a BR – 365, saída para Santa Vitória e várias outras cidades.

Na Avenida: Jandiro Vilela Próximo ao aeroporto, avenida que dá acesso a BR – 154, saída para Campina Verde e outras cidades.

Na avenida: Sebastião Mamede (Dalva Carvalho Gouveia) próximo a UFU, avenida que dá acesso à região das Sete Placas e outras Comunidades Rurais.

Com tais mudanças, Pastor Amaury espera proporcionar maior segurança para toda comunidade.

Prefeitura realizará Projeto Ação e Cidadania no Bairro Dom Alexandre

A Prefeitura de Santa Vitória, em conjunto com todas as Secretarias Municipais, realizará o projeto Ação Cidadania no Bairro Dom Alexandre  no próximo sábado (07), das 8h às 12h.

O evento será realizado na Praça Marcos Etelvino de Medeiros e traz em sua programação diversos serviços de utilidade pública e social, como Teste Glicêmico, Aferição de Pressão Arterial, Atualização de Vacinas, Orientações Nutricionais, Orientações Ergonômicas, Orientações de Saúde Bucal, Atualizações de Vacinas; Corte de cabelo, Massagem Corporal; Informações e orientações sobre: Bolsa Família, Seguro Desemprego, Carteira de Trabalho; Vagas de Emprego; Aula de Zumba, dentre outras.

Para as crianças haverá pintura de rosto, cama elástica, pipoca, algodão doce, danças e histórias infantis com fantoches. E ainda, apresentação musical e brincadeiras esportivas.

“Neste dia, todas as Secretarias da Administração Municipal estarão unidas em prol da comunidade, ofertando serviços de utilidade pública e social. Venha participar”, pontuou o Prefeito Salim Curi, reforçando o convite à comunidade.

Atenção para o mutirão de acompanhamento e pesagem das famílias cadastradas no Programa Bolsa Família

A Prefeitura de Campina Verde através da Secretaria de Saúde vai realizar no dia 27 de abril, das 08 às 16 horas, na UBS Nicolau Geraldo Ferreira, o Mutirão de Pesagem das Famílias Cadastradas no Programa Bolsa Família.

A Secretaria de Saúde oriente aos beneficiários que levem o Cartão do Bolsa Família, Cartão de Vacina das Crianças e Cartão da Gestante. O local do mutirão será na Rua 24, nº 43, centro.

Vale lembrar que as famílias que não realizarem o acompanhamento poderão ter seu benefício bloqueado.

 

 

Pesquisa revela negócios promissores para 2018

Alimentação, saúde e serviços na área de estética e beleza estão na lista de atividades com mais chance de sucesso

O potencial de sucesso de quem pretende investir no próprio negócio em 2018 pode estar relacionado às atividades dos ramos de alimentação, saúde e serviços pessoais com destaque para estética e beleza. A tendência foi apontada em pesquisa realizada pelo Sebrae Nacional que apontou os segmentos com mais chance de sucesso em termos de expansão do número de estabelecimentos ou de empreendedores no país.

A lista de negócios mais promissores para 2018 foi feita com base nos segmentos com maior taxa de abertura e expansão nos últimos anos e tendências da economia nacional e mercado externo. Entre os exemplos de negócios em alta, o estudo apresenta micro e pequenas empresas ou mesmo microempreendedores individuais (MEIs) para o fornecimento de marmitas, serviços para idosos, atividades de estética e saúde para PET.

A pesquisa ainda revela as atividades com maior expansão do número de estabelecimentos ente 2013 e 2016. A abertura de lojas de conveniência foi destaque no período, uma vez que o número de estabelecimentos passou de 441 em 2013 para 1.106 em 2016, um crescimento médio anual de 36%. Relevante também o crescimento do serviço ambulante de alimentação e o fornecimento de alimentos preparados para consumo das famílias, que cresceram 24% ao ano.

Outro setor que chama atenção pelo percentual de crescimento foi o de prestação de serviços como pequenas reformas, instalação e manutenção elétrica, serviços de pintura e serviço de obras de alvenaria, que aumentou acima de 20% ao ano. A pesquisa lista também as atividades com o maior número de registro de novos MEIs entre 2013 e 2017. Em 1º lugar, aparece marketing direto, com crescimento médio anual de 34%, seguido por fabricação de produtos de padaria e confeitaria (33%), treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial (31%) e promoção de vendas (30%).

Gurinhatã – Professores e diretores no PNAIC 2018

Professores da rede municipal de ensino de Gurinhatã participaram no último dia 27, do Curso de Formação Continuada PNAIC, que tem como foco a alfabetização e o letramento para a educação infantil e os anos iniciais do ensino fundamental.

Além da equipe de coordenação, o evento realizado na Escola Municipal José Martins Alameu teve a presença da diretora do Departamento de Educação, Olésia Martins, e do prefeito Wender Luciano.