Com a implantação de tecnologias mais recentes como o 4G, o 4G+ e a TV Digital, que utilizam frequências muito próximas, nesta semana, muitos celulares antigos que usam a frequência 850Mhz, deixaram de funcionar, deixando vários clientes sem comunicação.
Isso está acontecendo devido a troca de tecnologia GSM para o 4.5G, dessa forma, em breve, a tecnologia GSM por completo, não estará funcionando.
Nas duas lojas credenciadas Algar na cidade tanto na Central Celular, da Rua 20 esquina com a Avenida 11, quanto na da Rua 24, as filas estão grandes. Tentamos contato com o proprietário e com a gerencia das credenciadas aqui de Ituiutaba, mas provavelmente pelo grande fluxo de pessoas e o movimento intenso das lojas, não obtivemos repostas.
Mas segundo informações a Algar está fazendo a troca de alguns aparelhos sem custo para os clientes. O que ainda não sabemos são os paramentos que estão sendo adotados, para a realização deste procedimento e o que conseguimos apurar é que o movimento nas duas credenciadas, está intenso e até o final da tarde desta sexta-feira, as filas eram grandes e todas saiam das dependências das lojas para as calçadas, como constatado em nossos registros.
Em nota, solicitada à assessoria da instituição informou:
A Algar Telecom informa que busca aprimorar e evoluir a cobertura da sua rede de telefonia móvel em Ituiutaba, a fim de gerar uma melhor experiência de uso a seus clientes. Para oferecer o que há de mais moderno em termos de tecnologia celular, a empresa está utilizando parte do espectro de rede que atendia celulares com a tecnologia 2G (ou GSM) para modernizar e oferecer uma cobertura 3G, 4G e 4,5G mais robusta e com mais qualidade. O movimento é comum entre as operadoras de telecomunicações.
A Algar Telecom aproveita para esclarecer que apenas 0,4% do total de clientes que possui em Ituiutaba está dentro da rede 2G (ou GSM) a ser migrada; por outro lado, grande parte da base está sendo beneficiada com essa evolução. Essa parcela de clientes já vinha sendo contatada há cerca de dois meses pela companhia a fim de orientar os clientes sobre a mudança para a rede 3G. A migração total dessa frequência de rede 2G deve ser concluída em sete dias. A Algar Telecom reitera o compromisso de atender bem seus clientes.