COLUNA MG – Rede de Notícias do Sindijori MG
www.sindijorimg.com.br
Vagão do “Trem de Prata” está abandonado
Já se passaram quase 25 anos desde a última viagem do famoso “Trem de Prata”, que era conhecido por interligar as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo. Desde então, as litorinas automotrizes pararam de operar definitivamente e tiveram sua propriedade transferida para o Departamento Nacional de Infraestrutura (Dnit). Uma delas foi deslocada para a Estação Ferroviária Mariano Procópio, em Juiz de Fora, onde permanece há cinco anos. A situação de abandono em que se encontra a litorina automotriz, entretanto, tem feito com que o vagão, considerado um bem histórico, seja alvo de constantes furtos e depredações nas últimas semanas. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)
Alunos visitam Casacor
Os alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo, acompanhados pelas professoras Marcela Assunção e Tatiane Matias, visitaram a 27ª Casacor Minas Gerais, que foi realizada no Palácio das Mangabeiras, em Belo Horizonte. A Casacor é reconhecida como uma importante mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo, apresentando as tendências de mercado. A coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo do Unifasar Tatiane Matias, garante que “a participação no evento propiciou aos alunos aprender mais sobre as diversas formas de aplicação de materiais, combinação de cores, vegetação, layout e outros aspectos na organização espacial”. (Correio Online – Conselheiro Lafaiete)
Prefeitura e CDL revitalizam rua
A Prefeitura de Araguari avança com as obras de revitalização da rua Rui Barbosa. A Construtora Debs Procópio Ltda é a empresa responsável pela obra que custará cerca de R$1.148.000,00. Atualmente, está sendo realizado o trabalho de drenagem entre as ruas Afonso Pena e Rodolfo Paixão. Mesmo com o avanço das obras, vários lojistas ficam preocupados; pois a Black Friday e as festas de fim de ano se aproximam. Pensando nisso, a prefeitura, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Araguari, vários lojistas e a Construtora Debs Procópio se reuniram para definirem juntos como acontecerá a revitalização nesse fim de ano. (Gazeta do Triângulo – Araguari)
Saúde habilita hospitais em Montes Claros
A portaria que habilita os 191 hospitais para o programa QualiSUS Cardio foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). O anúncio dos hospitais habilitados no programa que monitora a qualidade da assistência cardiovascular no Sistema Único de Saúde (SUS) foi feito na quinta-feira (29) durante o seminário promovido pelo Ministério da Saúde no Dia Mundial do Coração. De Montes Claros foram habilitados a Santa Casa, o Hospital Dílson Godinho e o Hospital Aroldo Tourinho, os três no Nível C. Instituído em maio de 2022, o QualiSUS Cardio é um avanço no modelo de financiamento da atenção especializada. (Jornal de Notícias – Montes Claros)
Trecho da via-férrea serão iniciadas
Nos próximos dias serão iniciadas as obras de recuperação da via-férrea no trecho que corta o município de Além Paraíba. Tal recuperação já vem sendo realizada no trecho entre Sapucaia e Três Rios, visando a circulação do Trem Turístico Rio-Minas. Pelo menos oito homens com mão de obra especializada realizarão as obras começando na altura da Parada Breves, seguindo no sentido a Volta Grande. O trecho entre Sapucaia até a Parada Breves será feito pela equipe que ainda trabalha entre Sapucaia e Três Rios. O Trem Rio-Minas vai percorrer oito cidades: Três Rios e Sapucaia, no estado do Rio de Janeiro; e Leopoldina, Recreio, Volta Grande, Além Paraíba, Chiador, e Cataguases, em Minas Gerais. (Além Parahyba – Além Paraíba)
Estado homologa a pavimentação
O Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais homologou o edital com o resultado da licitação para as obras de pavimentação da rodovia MG-060, no trecho que liga os municípios de Papagaios a Pompéu. Os trabalhos estarão concentrados em 44,78 quilômetros de extensão. A pasta informou que o investimento será de, aproximadamente, R$ 72 milhões. A previsão é que a obra receba ordem de início dos trabalhos ainda neste mês de outubro e, de acordo com o contrato, com prazo de execução de 540 dias. Ao ser concluída a pavimentação, mais de 50 mil pessoas que circulam pela região serão beneficiadas. (Portal Agora – Divinópolis)
Itabira zera filas para exames
A Secretaria de Saúde de Itabira promoveu mutirões de cirurgias, com registro de até 50 procedimentos em um final de semana, aperfeiçoamento de processos internos e aumento de recursos para exames laboratoriais e outros serviços de saúde. As ações reduziram e, em alguns casos, acabaram com longas filas de espera por exames e cirurgias na cidade, uma demanda reprimida que o SUS de Itabira acumulava já há anos e que se intensificou com a pandemia da Covid-19. (De Fato On Line – Itabira)