26.8 C
Ituiutaba
sábado, abril 27, 2024
spot_img

Cemig alerta – população deve redobrar a atenção com a instalação elétrica de casa durante o período de isolamento social

No último fim de semana, a atriz Paolla Oliveira teve um grande susto: um incêndio na rede elétrica interna destruiu parte da casa dela, no Rio de Janeiro. A suspeita é que tenha ocorrido uma sobrecarga de energia, que teria provocado um curto-circuito e depois as chamas. Por ter envolvido uma atriz famosa, a notícia ganhou repercussão nacional. Entretanto, acidentes desse tipo não são raros. De acordo com dados da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), apenas no ano passado foram registradas 583 ocorrências, resultando em 26 mortes em todo o país.
Nesse tempo de pandemia da Covid-19, onde milhões de pessoas estão em casa por conta do isolamento social, a Cemig alerta para que a população tenha muito cuidado com a instalação elétrica interna do imóvel e previna esse tipo de problema. Pelos números da Abracopel, a região Sudeste é a campeã em incêndios deste tipo no Brasil: 181 ocorrências. Em seguida aparece a região Sul, com 140 casos; e o Nordeste, com 114. Os locais onde mais acontecem incêndios por conta de problemas com eletricidade são as residências. As moradias – sejam casas, apartamento ou residências rurais- somam 312 ocorrências das 583 registradas no ano de 2020, cerca 54%.
No atual contexto, com as pessoas mais tempo em casa, todo cuidado é essencial para evitar os acidentes elétricos. Para o gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da Cemig, João José Magalhães Soares, a instalação de um dispositivo DR na rede elétrica das residências pode reduzir as chances de problemas na rede elétrica. Esse dispositivo tem o objetivo de detectar fugas de corrente elétrica em circuitos defeituosos. Caso isso seja detectado, o sistema é desligado imediatamente e evita que o usuário sofra choque elétrico e danos nas instalações elétrica em função da rápida atuação do dispositivo.

Artigos relacionados

RECENTES