17.9 C
Ituiutaba
domingo, maio 19, 2024
spot_img

Dep. Weliton Prado cobra acesso das mulheres à mamografia a partir dos 40 anos

Em audiência pública sobre o combate ao câncer de mama, o deputado federal Weliton Prado (PROS-MG) cobrou o cumprimento da lei que assegura a mamografia a partir dos 40 anos. O debate realizado pelas comissões de Combate ao Câncer (Cecâncer), Seguridade Social e Família e Direitos da Mulher, faz parte das atividades do Outubro Rosa.

Os parlamentares divergiram do Ministério da Saúde. A falta de acesso à mamografia e lentidão no SUS foram apontados como os principais fatores que levam à mortalidade de mulheres vítimas do câncer.

O deputado Weliton Prado, que é presidente da Cecâncer, destacou com indignação que portaria do Ministério da Saúde impede a aplicação da Lei Federal 11664/2008 no SUS, pois restringe o acesso ao exame para as mulheres de 50 a 69 anos.

“Se existe uma lei, ela tem que ser respeitada e cumprida! Uma portaria não pode continuar acima da lei. Em muitas regiões, mulheres estão morrendo com câncer avançado porque não conseguem fazer mamografia, não conseguem fazer a cirurgia ou a radioterapia. A vida não tem preço e precisa ser colocada em primeiro lugar”, afirma Prado.

Artigos relacionados

RECENTES