19 C
Ituiutaba
quarta-feira, maio 15, 2024
spot_img

Prefeitura de Ituiutaba presta apoio ao Corpo de Bombeiros no serviço de análise e corte de árvores com risco de queda

Uma equipe do Setor de Parques e Jardins da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos foi empenhada para auxiliar no trabalho da corporação; aplicativo é utilizado pelos bombeiros para verificar necessidade de corte quando há risco iminente de queda

A Prefeitura de Ituiutaba, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos e do Setor de Parques e Jardins, tem prestado apoio ao 2° Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais – CBMMG ao ser acionada pela corporação para execução de cortes de árvores que apresentam iminente risco de queda após análise criteriosa feita pelos bombeiros.

Um desses chamados foi atendido nesta sexta-feira, 10, na Rua 24, entre Avenidas 17 e 19, onde um Palmeira de grande porte se encontrava inclinada e, após análise feita pelo Corpo de Bombeiros, foi realizado corte. O valor das árvores para o ambiente é incontestável, mas em algumas ocasiões é conflitante o convívio delas no meio urbano, pois estão sujeitas às interferências naturais e antropogênicas, ao envelhecimento e ao acometimento de doenças, fatores esses que podem levar o espécime ao risco iminente de queda e ao risco à vida e/ou bens.

Para a execução dos trabalhos as equipes utilizam motosserras, cones de sinalização e Equipamentos de Proteção Individual – EPI’s, necessários para manter a segurança dos profissionais.

Neste período de fortes chuvas e de rajadas de vento, o Corpo de Bombeiros ressalta a importância da participação da população para evitar quedas de árvore na cidade. Basta deve ligar 193 sempre que se deparar com árvores com risco de queda, além de obter orientações a respeito do corte de árvores que é realizado pela corporação.

Uma dessas medidas é a vistoria quanto ao risco de queda, poda e corte de árvores, e para tal situação os militares contam o aplicativo V Árvor. Vale ressaltar também que o Corpo de Bombeiros só realiza o corte e ou poda de uma árvore se ela oferecer risco iminente de queda, ou também nos casos de obstrução de vias pública, como ocorrido nesta tarde de segunda-feira, caso contrário a pessoa é orientada a adotar meios dentro da legislação vigente para realizar os trabalhos.

Artigos relacionados

RECENTES