Ituiutaba – Pelo segundo ano consecutivo, o Serviço de Atendimento à Pessoa Ostomizada, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e a empresa Coloplast, promoveu um encontro que reuniu pacientes de Ituiutaba e diversas cidades da região. O objetivo foi proporcionar a troca de experiências entre estas pessoas que se submeteram a algum procedimento de estomia (intervenção cirúrgica), fazem uso da bolsa coletora e, nem por isso, deixaram de levar uma vida normal e saudável.

O evento deste ano foi dividido em duas partes, sendo a primeira voltada para a capacitação de enfermeiros, em estomias de eliminação, cuidados e tratamentos. O curso foi ministrado pela enfermeira estomaterapeuta Helenita Marcatti, representante da Coloplast e contou com a participação de profissionais da rede municipal de saúde, dos hospitais e de diversos municípios da região.

“Na segunda parte do evento, onde reunimos pacientes que fazem uso de bolsa coletora, tivemos a participação de aproximadamente trinta pessoas, entre homens e mulheres, de Ituiutaba e cidades da região, como Centralina, Canápolis, Ipiaçú, Gurinhatã e Santa Vitória. Na oportunidade, eles puderam conhecer novos produtos que proporcionam mais conforto e qualidade de vida, e ainda ganharam brindes da empresa parceira do evento”, disse a diretora da Unidade Mista de Saúde, Viviane Tostes.

A diretora também destacou a importância de eventos como este, que permite a interatividade entre pessoas que vivem a mesma situação e que, muitas vezes se sentem excluídas ou deixam de levar uma vida normal por medo de serem vítimas de preconceito. “Tivemos depoimentos emocionantes e motivadores. Pessoas que comprovaram que uma simples bolsa não impede ninguém de viver em sociedade, freqüentar lugares públicos e, principalmente, ser feliz”, concluiu Viviane Tostes.

COMENTE NO FACEBOOK

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here