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quinta-feira, novembro 14, 2024
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Merendeiras participam de treinamento sobre manipulação de alimentos

Seguindo as normas e exigências do Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação, FNDE e o cumprimento da lei 11.947/2009, a Secretaria de Educação da Prefeitura de Ituiutaba, através do Departamento de Alimentação Escolar, concluiu na semana passada, o treinamento sobre manipulação de alimentos.

Participaram do evento, que é realizado sempre a cada início do ano letivo, 130 merendeiras e manipuladores de alimentos, que trabalham nas creches e escolas da rede municipal. Houve palestras com Sandra Bittencourt, do Cemap, e com a coordenadora do Programa DST Isabela.

Para a Secretária de Educação, Professora Edmar Franco Borges Paranaíba, o sentindo de fazer o treinamento, antes de começar o ano letivo, vale para desenvolver o aprendizado ao longo do calendário escolar.

“Optamos por treinar esta equipe de uma só vez, geralmente no início do ano e sempre que entram novos merendeiros e merendeiras fazemos individualmente. Além disso, o pessoal da Merenda Escolar está visitando permanentemente as escolas e creches para fiscalizar e levar novas informações as merendeiras”, disse Edmar.

A Merenda Escolar é composta por duas coordenadoras Joana Darc Baltazar de Lima na parte administrativa e Neusa Rosa na Cozinha Central. As nutricionistas são Isabella Derze é Gabriela Marques. São 130 Merendeiros é manipuladores de Alimentos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Merendeiras participam de treinamento sobre manipulação de alimentos

Seguindo as normas e exigências do Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação, FNDE e o cumprimento da lei 11.947/2009, a Secretaria de Educação da Prefeitura de Ituiutaba, através do Departamento de Alimentação Escolar, concluiu na semana passada, o treinamento sobre manipulação de alimentos.

Participaram do evento, que é realizado sempre a cada início do ano letivo, 130 merendeiras e manipuladores de alimentos, que trabalham nas creches e escolas da rede municipal. Houve palestras com Sandra Bittencourt, do Cemap, e com a coordenadora do Programa DST Isabela.

Para a Secretária de Educação, Professora Edmar Franco Borges Paranaíba, o sentindo de fazer o treinamento, antes de começar o ano letivo, vale para desenvolver o aprendizado ao longo do calendário escolar.

“Optamos por treinar esta equipe de uma só vez, geralmente no início do ano e sempre que entram novos merendeiros e merendeiras fazemos individualmente. Além disso, o pessoal da Merenda Escolar está visitando permanentemente as escolas e creches para fiscalizar e levar novas informações as merendeiras”, disse Edmar.

A Merenda Escolar é composta por duas coordenadoras Joana Darc Baltazar de Lima na parte administrativa e Neusa Rosa na Cozinha Central. As nutricionistas são Isabella Derze é Gabriela Marques. São 130 Merendeiros é manipuladores de Alimentos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Prefeitura de Ituiutaba convoca novamente 24 concursados

A Secretaria de Administração e Recursos Humanos, da Prefeitura de Ituiutaba publicou na última quinta-feira, 08, nos órgãos de comunicação do município a 18ª convocação de aprovados no concurso público 01/2015.

Estão sendo chamados 24 aprovados para ocuparem os seguintes cargos: advogados (2), auxiliar de administração (13), motorista de veículos leves (1), oficial de administração (04), servente (02), Professor Educação básica (01), técnico em enfermagem (01).

Segundo esclarecimentos do Secretário e Administração, Isaias Tadeu e conforme consta no edital da 18ª convocação, os convocados têm o prazo improrrogável de dez dias, a partir da data de publicação do mesmo, para apresentação da documentação necessária. A lista dos documentos pode ser retirada no Departamento de Recursos Humanos, na Avenida 17 com 22, centro. O não comparecimento, implica na desistência tática da vaga e renúncia a qualquer direito da referida vaga.

A convocação de novos servidores, pelo Prefeito Fued Dib está dentro do conjunto de medidas, do processo de modernização da gestão administrativa, e melhoria na eficiência do atendimento à população. A última posse ocorreu na semana passada, em sessão realizada no Plenário da Câmara Municipal de Ituiutaba.

Com o 18º edital, foram convocados 407 nomes da lista do concurso 01/2015, quando registrou total de 555 aprovados no certame. Entretanto, somente 248 tomaram posse. E de acordo com o Departamento de Recursos Humanos, da Prefeitura de Ituiutaba, 159 classificados optaram pela desistência ou renúncia à posse.

 

 

Conserva de pimenta – Aprenda como fazer

 

 

 

 

 

 

 

 

Sente falta de um acompanhamento para suas carnes e saladas? Que tal aprender como fazer conserva de pimenta? Em apenas alguns minutos, você será capaz de oferecer um toque picante à sua refeição! Com poucos ingredientes e modo de preparo prático e rápido, essa receita será sucesso em sua casa. E pode ser uma ótima dica para dar de presente para quem adora esse acompanhamento e até mesmo para ganhar uma grana extra!

Tempo: 30min

Rendimento: 600g

Dificuldade: fácil

Como fazer conserva de pimenta?

Ingredientes: 

  • 500g de pimentas de vários tipos, cores e tamanhos
  • Folha de louro e cravo-da-índia a gosto
  • Vinagre ou óleo para cobrir

Modo de preparo

Lave e esterilize um pote de vidro para armazenar a conserva. Com o pote seco, arrume as camadas de pimenta como achar mais bonito e decorativo. Intercale as camadas com folhas de louro e cravos-da-índia. Coloque vinagre ou óleo até encher o pote e feche. Consuma após uma semana de descanso.

Cuide para que o vinagre ou óleo fique um dedo acima das pimentas, já que deixar as pimentas descobertas fará com que a conserva dure menos. Depois de aberta, armazene a conserva na geladeira. Para ficar mais ardida, opte pelo óleo ao invés de vinagre.

Conserva de pimenta – Aprenda como fazer

 

 

 

 

 

 

 

 

Sente falta de um acompanhamento para suas carnes e saladas? Que tal aprender como fazer conserva de pimenta? Em apenas alguns minutos, você será capaz de oferecer um toque picante à sua refeição! Com poucos ingredientes e modo de preparo prático e rápido, essa receita será sucesso em sua casa. E pode ser uma ótima dica para dar de presente para quem adora esse acompanhamento e até mesmo para ganhar uma grana extra!

Tempo: 30min

Rendimento: 600g

Dificuldade: fácil

Como fazer conserva de pimenta?

Ingredientes: 

  • 500g de pimentas de vários tipos, cores e tamanhos
  • Folha de louro e cravo-da-índia a gosto
  • Vinagre ou óleo para cobrir

Modo de preparo

Lave e esterilize um pote de vidro para armazenar a conserva. Com o pote seco, arrume as camadas de pimenta como achar mais bonito e decorativo. Intercale as camadas com folhas de louro e cravos-da-índia. Coloque vinagre ou óleo até encher o pote e feche. Consuma após uma semana de descanso.

Cuide para que o vinagre ou óleo fique um dedo acima das pimentas, já que deixar as pimentas descobertas fará com que a conserva dure menos. Depois de aberta, armazene a conserva na geladeira. Para ficar mais ardida, opte pelo óleo ao invés de vinagre.

Sobe para 98 o número de mortes por febre amarela no País

 

 

 

O número de casos de febre amarela registrados no Brasil subiu para 353, 140 a mais do que havia sido contabilizado na semana passada. As mortes provocadas pela doença também avançaram. Dados do último boletim, divulgado no dia 7, pelo Ministério da Saúde, mostram que 98 pessoas morreram em decorrência da infecção, 17 a mais do que o informado no último informe.

Os números de febre amarela se referem a um período iniciado em 1º de julho e contabilizados até 6 de fevereiro deste ano. Mas a maioria começou a ser registrada a partir da primeira semana de 2018. Para se ter uma ideia, somente este ano foram 351 casos e 97 óbitos.

Por: Paula Felix

Entrevista com o advogado Pedro Costa

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ituiutaba – Aproveitando a oportunidade de estar acompanhando mais um evento de posse de presidente de bairro, nossa equipe de jornalismo falou com o advogado Pedro Costa, ele que trabalha na Secretaria de Desenvolvimento Social e proporciona todo o suporte jurídico nas reativações dessas tão importantes associações, falou um pouco sobre esse trabalho.

Gazeta – Como esta sendo participar desse projeto de reativação?

Dr. Pedro – Muito gratificante, pois nessas associações de bairros é que acontece o pleno exercício da cidadania. A associação funciona como um veículo de comunicação, que leva a voz dessas pessoas até as autoridades da cidade e elas sendo ouvidas, fica mais fácil uma solução viável para os seus anseios.

Gazeta – É possível afirmar que esse cidadão esta sendo politizado em seu bairro?

Dr. Pedro – Infelizmente boa parte da população civil esta descrente com as instituições oficias do Brasil, os antigos partidos e a velha forma de fazer política nesse país. Então esse trabalho de divulgação é importante para mostrar que ainda existe mobilização na sociedade civil, para além da política tradicional e partidária e esse lugar é a associação de bairro. É preciso que as pessoas participem das reuniões, se mobilizem, vejam as demandas que o bairro tem e façam sua voz ser ouvida. E com todo esse trabalho sendo vivenciado é possível sim, que aquele cidadão que antes não se interessava por política, que passe a gostar e veja a importância de termos boas pessoas se interessando pelos destinos de nosso país.

 

 

 

Paulo Jesus é empossado no Bairro Progresso

Ituiutaba – Aconteceu no último dia 07, quarta-feira, as 19h30min, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ituiutaba, a solenidade de posse da nova diretoria da Associação de Moradores do Bairro Progresso. Foi empossado como presidente o Sr. Paulo Jesus.

Em seu discurso o novo presidente prometeu empenho na luta por melhorias para todo o bairro, lembrou de seu trabalho voltado para o social, ao longo dos anos, sempre em favor dos que mais precisam e frisou que para que os objetivos sejam alcançados, será necessário a participação de todos os demais membros da diretoria agora empossados. Finalizando suas palavras ele ainda agradeceu o apoio do Sr. Waltercides Morais, coordenador de todas Associações e também ao Secretário de Desenvolvimento Social, Renato Moura, que inclusive representou o prefeito Fued Dib, no evento de posse. Segundo ele, ambos são de fundamental importância na ligação dos presidentes eleitos com a administração municipal e principalmente na concretização das soluções para os anseios do povo.

Estavam também presentes ao evento e fizeram uso das palavras para parabenizar e externar seu apoio ao novo presidente, muitos dos já empossados presidentes de outros bairros de Ituiutaba.

Acompanhe a seguir alguns temas que foram tratados durante uma exclusiva nossa com o secretário Renato Moura:

– Frisou a importância das reativações dessas associações, como forma mais rápida e eficiente de levar as reivindicações da população para a administração municipal.

–  Lembrou que está sendo liberado em breve, recursos para recapeamento asfáltico em toda a cidade.

– Sobre a canalização do córrego pirapitinga e seus resultados positivos para a saúde das pessoas e para o desenvolvimento de Ituiutaba.

– Comentou também sobre o trabalho parlamentar do deputado federal Marcos Montes e de sua promessa em trabalhar pela liberação dos demais recursos para o termino da obra do estádio municipal.

– Sobre o empenho que esta sendo feito no sentido de levar mais infraestrutura, para os bairros novos da cidade, como creche, escolas e posto de saúde.

– A necessidade de edificação de um Terminal Central em nossa cidade, para melhorar o transporte coletivo e proporcionar segurança, economia, rapidez e qualidade para a população.

– Enalteceu os muitos projetos que estão em andamento e alguns outros que ainda serão implantados pela sua pasta, beneficiando principalmente a população mais carentes.

– Finalizando, Renato Moura frisou que o ano de 2017 foi difícil, devido a crise financeira e a alta dívida herdada da administração anterior, mas estava otimista, ao lembrar que muito se plantou durante o ano passado e que agora em 2018 é chegada a hora dessa gestão, colher bons frutos em prol das famílias de Ituiutaba.

O que você precisa saber sobre a CNH digital

A multa para quem está sem o documento de habilitação é de R$ 88,38 e três pontos na carteira, além do veículo retido até a apresentação da CNH. Mas a versão digital da carteira de motorista pode resolver esse problema.

Usada por cerca de 17 mil motoristas, de acordo com o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), a CHN digital deverá ser oferecida por todas unidades da Federação até 1º de julho. Pelo menos 12 estados e o Distrito Federal já aderiram ao modelo.

O prazo anterior era 1º de fevereiro, mas alguns estados relataram problemas técnicos. Além disso, a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) pediu para adequar a CNH digital aos procedimentos de embarque nos aeroportos, já que o documento deve valer como comprovação de identidade.

E como irá funcionar a CNH digital? O motorista terá de pagar? Tire essas e outras dúvidas.

Posso continuar com a CNH impressa?

Sim. A carteira de motorista digital será opcional. A versão impressa continuará a ser emitida normalmente.

Quem pode tirar a CNH digital?

É preciso ter a versão mais atual da habilitação, com QR Code. O código fica na parte interna dos documentos emitidos desde maio de 2017. Quem tem a versão antiga, precisa renovar a CNH antes de pedir a digital.

Não é obrigatório ter o certificado digital (assinatura eletrônica com a mesma validade da assinatura física), mas quem não tiver precisará ir a um posto do Detran para confirmar os dados.

O certificado é oferecido por entidades credenciadas, como os Correios e a Serasa.O pacote anual custa R$ 164. No Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados), o certificado por um ano custa R$ 145.

Como tirar o novo documento?

Após a unidade da Federação em que você mora aderir ao novo modelo, é preciso se cadastrar no Portal de Serviços do Denatran.

Em seguida, vá ao Detran onde foi emitida a CNH impressa para confirmar seus dados, caso você não tenha o certificado digital.

Baixe o aplicativo da CNH digital nas lojas oficiais da Apple e do Google (para aparelhos Android).

Para acessar o aplicativo, será necessário um código de ativação que o Denatran enviará por e-mail. Em seguida, crie uma senha de 4 dígitos para acessar o documento no celular.

A CNH digital é paga?

O aplicativo da CNH digital é gratuito, mas caberá a cada Dentran decidir se irá cobrar e determinar o valor.

Em Goiás, primeiro estado a oferecer o modelo, o custo neste ano é de R$ 10. Em 2017, foi gratuito. No Rio Grande do Sul, por exemplo, o serviço é de graça, mas quem tem a CNH sem o QR Code pagava R$ 51,84 até o ano passado para uma segunda via.

Para que serve o aplicativo?

Além de conter a habilitação digital, o aplicativo permitirá compartilhar o arquivo por e-mail e whatsapp em situações que exigem um documento autenticado. Há previsão também de que seja possível consultar a pontuação e que o motorista receba um alerta próximo ao vencimento da validade da carteira.

Ao baixar o aplicativo, certifique-se de que está escrito o nome do Serpro, que desenvolveu o sistema, para garantir a segurança.

E se roubarem meu celular?

Se o celular com a CNH digital for roubado, o usuário deverá bloquear o documento. Isso poderá ser feito pelo site do Denatran para quem tem o certificado digital. Para quem não tem, é preciso ir pessoalmente a um posto do Detran.

De acordo com o Ministério das Cidades, um conjunto de padrões técnicos suporta um sistema criptográfico que assegura a validade do documento. A CNH digital tem a mesma validade jurídica que a imprensa.

Para visualizar a CNH digital, sempre será necessária uma senha de 4 dígitos para abrir CNH digital, de acordo com o Serpro.

E se for parado em uma blitz e não tiver internet?

De acordo com o Denatran, será necessária conexão com a internet apenas para o primeiro acesso. Nos seguintes, a habilitação estará disponível off-line, com uso da senha.

A autenticidade do documento eletrônico poderá ser comprovada pela assinatura com certificado digital do emissor ou com a leitura de um QRCode.

Fonte: globo.com

Luzia Queiroz toma posse como Presidente da ACISV/CDL de Santa Vitória

Eleita recentemente a empresária de Santa Vitória, Luzia Queiroz, assumiu no último sábado, dia 3 de fevereiro, a presidência da Associação Comercial e Industrial de Santa Vitória, ACISV, e Câmara de Dirigentes Lojistas de Santa Vitória, CDL, para o biênio 2018-2019.

A mesa de autoridades do evento foi composta pela presidente empossada, Luzia Queiroz, o ex-presidente, Clóvis Batista, o presidente da FEDERAMINAS, Emílio Parolini, o prefeito de Santa Vitória, Salim Cury, representando o legislativo, o vereador Antônio José, representando o presidente da FCDL, o presidente da CDL de Araguari, Crystiano Batista, o secretário de Desenvolvimento Econômico, João Batista de Medeiros.

Inúmeras autoridades locais e regionais acompanharam o evento, entre eles vale destacar a presença do presidente da CDL de Uberaba, Fúlvio Ferreira, o presidente da ACII de Ituiutaba, Oleir Borges Ferreira, acompanhado dos diretores: Silvio Vilarinho, Valteir Borges Ferreira e Geraldo Mendes. O presidente do Sindicato Rural de Santa Vitória, Juraci Miguel de Lima, os vereadores: Joaquim José de Lima, Zilmar Fereira, Marcos Arantes Santos, Ângelo José, a secretária de Desenvolvimento Social e Primeira-dama de Santa Vitória, Marisa Cury.

Deixando o cargo o empresário e agora vice-presidente, Clóvis Batista, ressaltou que o trabalho por ele desempenhado foi sólido; “Gostaria de cumprimentar a toda minha diretoria que esteve ao meu lado durante toda minha caminhada, sempre apoiando, buscando transparência e eficiência nas demandas oriundas da classe empresarial. Entre as nossas obras, ampliação e reforma da nossa sede, fizemos 4 Top Of Mid, com transparência e responsabilidade, diversos cursos, palestras e treinamentos, trouxemos o Pró-Município, além de termos feito história sorteando, na promoção de natal, uma Casa, sempre em parceria com a Prefeitura e Câmara”, comentou o ex-presidente Clóvis.

Visivelmente emocionada a empresária, Luzia Queiroz falou deste momento ímpar que faz história à frente das instituições, já que ela é a primeira mulher empossada para presidente da entidade; “Quero começar dizendo que estou muito feliz, porque a casa está cheia. Agradeço a todos pela confiança depositada em mim, pelos associados, afinal faço história sendo a primeira mulher a assumir a presidência da instituição, e, em minha gestão os valores femininos serão colocados à prova: honestidade, satisfação e sabedoria. Em especial, gostaria de agradecer  toda minha família, em especial aos meus pais: Sinval e Helena, que são meus exemplos de vida, me ensinaram a trabalhar, ser honesta, a minha irmã, Elaine por me apoiar, aos meus filhos: Arthur e Bruna só tenho a agradecer, por terem aprendido todos os meus ensinamentos, e por transformar meus sonhos de mãe em realidade. Álvaro meu esposo e companheiro, por estar sempre ao meu lado e me apoiar sempre, só cheguei aqui hoje por ter você ao meu lado. Enfim, um agradecimento a todos que tornaram essa noite possível, termino meu discurso com uma frase, ‘As mãos que ajudam, são mais sagradas que os lábios que rezam‘, Madre Tereza de Calcutá”, concluiu a presidente empossada, da ACISV/CDL, de Santa Vitória, Luzia Queiroz.

Diretoria Executiva ACISV Biênio 2018-2019

Presidente – Luzia Aparecida Franco Queiroz
Vice-presidente – Clovis Batista
1° Secretário – Eduardo Araújo de Freitas
2° Secretário – Mariana Guedes Bernardes Bastos
1° Tesoureiro – Douglas Martins Franco
2° Tesoureiro – José Silva
Diretor de SPC – Marcos Antônio Gonçalves
1° Vice-diretor de SPC – Renato Arantes Leal
Diretor de CDL – Frederico Franco
Diretor de Sede e Patrimônio – Aderval Oliveira Souza
Diretor de Marketing – Rosair Mendes de Oliveira
Diretor Jurídico – Paulo Antônio do Prado
Diretor de Filiação – Fausto H. S. Franzão
Vice-Diretor de Filiação – José Carlos Paes Leme Arantes
Diretor de Frequência – Oton José Paranaíba
Vice-Diretor de Frequência – Roberto Vilela Campos

Conselho Fiscal
Adãonete Rodrigues de Aquino
Bruno Costa Lira
Geraldo Xavier da Rocha Júnior

Suplentes Conselho Fiscal
Mauro José de Jesus
Lindomar Rosa de Miranda

Diretoria Executiva CDL Biênio 2018-2019

Presidente – Luzia Aparecida Franco Queiroz
Vice-presidente – Clovis Batista
Vice-presidente Administrativo e Financeiro – Elissandra Suassuna Silva
Vice-presidente de Serviços e Produtos – Gleidson de Carvalho Silva
Vice-presidente Comercial e de Expansão – Soleval Martins
Vice-presidente de Comunicação e Eventos – Eliana Arantes da Silva
Vice-presidente Assuntos Públicos e Municipais – Fabiana Franco Bueno
Vice-presidente Meio Ambiente e Preservação – Juliana Castagnoli
Vice-presidente Assuntos Políticos e Parlamentares – Aderval Oliveira de Souza.

A solenidade aconteceu no tradicional Clube do 50 e o evento foi acompanhado de perto por centenas de pessoas que foram pessoalmente prestigiar a nova presidente.